A irlandesa Beatrice Gaucahas, de 22 anos, compartilhou nas suas redes sociais os efeitos do eczema, uma inflamação que afeta a pele, levando a sintomas como vermelhidão, coceira e até descamação. O seu TikTok possui mais de 2 milhões de curtidas;
A jovem enfrentou um quadro severo da condição e chegou a ficar dois dias sem poder enxergar, uma vez que o inchaço em seu rosto a impedia de abrir os olhos.
A doença atingiu o ápice, chegando ao seu pior surto, quando Beatrice tinha 20 anos, o que a obrigou a permanecer internada por duas semanas para tratar do caso, algo que a irlandesa definiu como uma das experiências mais dolorosas e traumáticas de sua vida e que trouxe sintomas como queimação intensa.
Segundo Beatrice, no período mais severo do seu eczema, a descamação intensa deixou o seu rosto sem pele. Ela confessou que tinha medo de que a sua pele nunca mais retornasse ao normal depois do surto.
A busca pela causa da inflamação em sua pele a levou a realizar cinco biópsias, mas os especialistas permaneceram sem saber o que causou a crise.
Ao portal britânico Daily Mail, Beatrice destacou que os efeitos do eczema vão além da pele. Ela disse que antes de aprender a aceitar a condição, a doença teve um profundo impacto em sua saúde mental e vida social, ao ponto dela parar de sair para ver os amigos e de deixar de ir a lugares públicos quanto tinha o menor surto.
A irlandesa revelou que sentia-se muito envergonhada e não queria que ninguém testemunhasse o que ela estava passando.
Para aqueles que lidam com o eczema, a alimentação desempenha um papel importante no controle das inflamações. Por exemplo, derivados de leite, glúten e trigo podem servir de gatilho para o surgimento de um surto da doença.
Atualmente, Beatrice mantém uma dieta baseada em frutas, legumes, verduras, óleo de peixe e suplemento de colágeno. As informações são de O Globo.