Entenda a Relação Entre Calorias e Perda de Peso

Aqui está o que você precisa saber sobre calorias e perda de peso se quiser emagrecer e ficar assim de forma permanente.
Uma caloria é uma unidade de energia. Especificamente, a caloria é a quantidade de energia que é necessária para aumentar a temperatura de um quilograma de água a um grau centígrado.

A palavra caloria é usada indistintamente para descrever a quantidade de energia na comida e a quantidade de energia armazenada no corpo como tecido adiposo (gordura corporal).

Quando se trata de calorias e perda de peso, se você queimar mais calorias do que consome, seu corpo irá recorrer à gordura corporal armazenada para compensar o déficit de caloria e você perderá peso. Se você ingerir mais calorias do que queima, seu corpo irá armazenar as calorias em excesso como gordura corporal e você ganhará peso. Alguns alimentos podem ser armazenados como gordura corporal mais facilmente do que outros, devido ao modo com que afetam seus hormônios ou à variação de açúcar no sangue, mas o excesso de qualquer comida será guardado como gordura corporal.

Já que você deve criar um déficit de caloria se quiser perder gordura corporal, qual o melhor modo de fazer isso? Você deve diminuir as calorias, aumentar atividade física ou os dois? O melhor modo de criar um déficit de caloria é combinar um plano de nutrição com uma rotina de treino.

Um plano de perda de peso é baseado em cortar calorias sem as reduzir drasticamente. Também é baseado em comer certos alimentos saudáveis que são menos propensos a serem convertidos em gordura corporal. Um plano assim não é uma maneira temporária de comer, é um modo permanente que deve ser mantido pelo resto da vida.

Uma rotina de exercícios para perda de peso inclui exercício aeróbico e treino de peso que permite o corpo perder gordura sem perder massa magra ou desacelerar o metabolismo. Existem muitos benefícios associados a esses treinos em relação à saúde.

Mesmo que essa combinação seja a melhor maneira de criar um déficit de calorias e perder gordura corporal, muita gente comete o erro de fazer o oposto – uma dieta de baixa caloria e pouco ou nenhum exercício.

Uma dieta de baixa caloria produz rápida perda de peso, mas o que ocorre após a dieta acabar? A maioria das pessoas volta ao mesmo modo de comer de antes e acaba ganhando todo o peso de novo. A realidade é que pouquíssimas dietas de baixa caloria resultam em perda de peso permanente.

Outro grande problema é que dietas de baixa caloria causam perda de massa magra. Quando você reduz drasticamente calorias para deixar o corpo faminto e perder gordura corporal, você também perda massa muscular magra. A massa magra é um tecido metabolicamente ativo então quando você a perde seu metabolismo também desacelera. Quanto mais lento for o metabolismo, mais fácil é ganhar peso e mais difícil é perder peso.

O ponto de partida quando se trata de calorias e perda de peso é que não há melhor modo de criar déficit de caloria e perder gordura do que combinar um plano de nutrição com exercícios. Quando os dois são feitos em conjunto, o resultado é não só um corpo mais magro, mas também um corpo mais saudável, forte e em forma.

 

Você já se enganou ao fazer uma dieta de baixa caloria para tentar perder peso? Quais foram os resultados que você teve? Acabaram não sendo os esperados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...

5 comentários em “Entenda a Relação Entre Calorias e Perda de Peso”

  1. Eu tenho um sério problema: trabalho e estudo, então me falta tempo pra exercícios físicos. Antes de começar a faculdade eu fazia academia e tinha emagrecido, mas agora que estou sem tempo, engordei 8 kilos. Não estou gorda, estou com um peso ok pro meu corpo, porém sinto que uma barriguinha surgiu, o que eu não tinha antes. To tentando, desde o início do ano comer menos, pra poder emagrecer pelo menos 5 quilos, mas nada 🙁 e eu tenho a alimentação super saudavel. Qual seria a solução para emagrecer sem exercícios, no meu caso?

    • Olá Letícia,

      Nem sempre é possível emagrecer apenas por estar ingerindo alimentos saudáveis. Geralmente, é preciso estar seguindo uma dieta.

    • Olá Letícia este seu caso e meio difícil vc teria que analisar o quanto vc gasta de calorias no seu dia a dia sem os exercícios e daí vc saberá o quanto ingerir de alimentos ex: se seu corpo consome diariamente uma quantidade de 2500 calorias e vc ingere 3500 ele com certeza vai utilizar os 2500 e o restante ele vai armazenar, para vc saber o quanto vc gasta diário e muito complicado e dificílimo mas tenho certeza que se você tirar os pães tanto de farinha trigo ou integral trocar seu açucar de refinado para mascavo e evitar tudo que utilize trigo tenho certeza que vai dar um resultado desejado mas isto seria ótimo acompanhando de exercícios físicos ou uma boa caminhada de pelomenos 15 minutos com velocidade variada dentro deste tempo pois exercícios são ótimos para seu metabolismo sempre estar trabalhando e sair do modo “conforto” tudo e muito complexo na questão perder peso e e incrível como somos dependente do carbo e ele e viciante então cuidado o maior mal da humanidade e o carboidrato procure diminuir ele e terá sucesso abraço !!!!!

Deixe um comentário