Epimedium (Horny Goat Weed) Para Massa Muscular

Especialista:
atualizado em 20/03/2015

O Epimedium (Horny Goat Weed) é um suplemento que promete uma série de benefícios à saúde, sobretudo para os homens, e particularmente, para fisiculturistas. Tem sido cada vez mais usado para estimular o ganho de massa muscular, de modo que as pesquisas sobre sua real eficácia têm se tornado mais frequentes – ainda que suas conclusões sejam, por enquanto, insuficientes.

O que é Epimedium?

O Epimedium (Horny Goat Weed) é um suplemento extraído de uma erva natural da China, utilizada pela medicina tradicional local. Uma lenda em torno dessa erva relata que sua descoberta foi feita por um homem que notou um aumento no impulso sexual de bodes que comeram a erva. Os seus supostos efeitos são muitos, e em geral cada pessoa atribui à erva efeitos diferentes – entre os quais, porém, quase sempre se encontra o caráter afrodisíaco da erva.

Para que serve Epimedium (Horny Goat Weed)?

Os supostos efeitos do Epimedium (Horny Goat Weed) são muitos, como mencionado acima. Os mais relatados relacionam-se à potência sexual masculina, de modo que a substância tem sido tradicionalmente usada para aumentar a libido e para tratar a disfunção erétil e a infertilidade masculina.

Outros efeitos se acumulam, de modo que muitos falam em propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, bem como em benefícios à saúde óssea. No extremo, fala-se até mesmo em prevenção de doenças graves como o câncer.

Esses efeitos são, em geral, supostamente obtidos pela atuação do Epimedium (Horny Goat Weed) sobre o sistema endócrino, isto é, sobre os hormônios em geral. Acredita-se que o suplemento provoque uma diminuição nos níveis de cortisol (hormônio que, em execesso, provoca estresse e deterioração dos ossos) e um aumento nos níveis de serotonina e dopamina, provocando uma sensação de bem-estar e um alívio na fadiga.

Além disso, acredita-se que o Epimedium atue sobre os níveis de testosterona e dos hormônios da tireoide, de modo a justificar seus efeitos sobre o ganho de massa muscular.

Epimedium (Horny Goat Weed) para ganho de Massa Muscular

O Epimedium tem sido cada vez mais utilizado para o ganho de massa muscular. Os efeitos esperados nesse sentido são muitos, mas em primeiro lugar está o aumento nos níveis de testosterona. Manter os níveis de testosterona elevados confere várias vantagens aos fisiculturistas, uma vez que esse hormônio estimula o ganho de massa muscular e diminui a quantidade de gordura corporal.

Também acredita-se que o aumento nos níveis de serotonina e dopamina podem ser efetivos para evitar a fadiga durante e após os treinos, de modo que o atleta é capaz de ir mais longe nos treinos e atingir melhores resultados.

A diminuição nos níveis de cortisol não é menos importante, uma vez que esse hormônio é altamente catabólico e muitas vezes leva à perda de massa muscular. Níveis baixos de cortisol também são positivos para a saúde óssea, o que é extremamente importante para atletas em geral.

Epimedium funciona mesmo?

A eficácia do Epimedium (Horny Goat Weed) é questionável, ao menos no que se refere aos resultados obtidos até hoje em pesquisas científicas. Os mecanismos pelos quais a substância supostamente aumenta os níveis de testosterona não foram esclarecidos, e o mesmo vale para as alterações nos níveis de serotonina, dopamina e cortisol.

Nesse sentido, vale a pena observar os resultados dos estudos feitos até hoje com Epimedium. Dois estudos feitos em ratos chegaram a diferentes resultados, e apenas um deles verificou um aumento nos níveis de testosterona. Estudos feitos em humanos enfrentam o mesmo problema de conclusões contraditórias, e nenhum deles de fato comprova qual é o motivo do aumento de testosterona que eventualmente é encontrado.

De fato, há motivos para desconfiar das propriedades atribuídas ao Epimedium (Horny Goat Weed). Há quem desconfie que a sua atuação se limita ao aumento nos níveis de óxido nítrico (NO2), que tem como efeito uma significativa melhora na qualidade das ereções. O óxido nítrico é benéfico para o ganho de massa muscular, mas seus efeitos não se aproximam daqueles atribuídos ao Horny Goat Weed.

Como tomar Epimedium (Horny Goat Weed)

Mesmo que as pesquisas científicas ainda não tenham atingido uma conclusão sólida, ainda existem motivos para acreditar que o Epimedium pode ajudar atletas e fisiculturistas a atingir seus objetivos. Nesse sentido, é fundamental usar o suplemento do modo certo: isto é, não se apoiar somente nele, mas combiná-lo a nutrição e treinos adequados para maximizar os possíveis benefícios.

Uma vez que o efeito mais desejado é o aumento dos níveis de testosterona, esteja atento para que os níveis de zinco e de vitamina E estejam adequados em sua alimentação e/ou suplementação diária. Além disso, é importante que os treinos de força sejam intensos e abrangentes, uma vez que a produção de testosterona é estimulada mais intensamente quando um grande número de músculos é exercitado.

Efeitos Colaterais de Epimedium

Os efeitos colaterais de Epimedium (Horny Goat Weed) não são completamente conhecidos, de modo que se recomenda cautela no uso. Alguns usuários relatam dores de estômago e boca seca, enquanto outros falam em arritmia cardíaca, pressão baixa, sangramentos no nariz e mudanças de humor. Fique atento a esses e outros sintomas para suspender o uso se necessário.

Dosagem e Cuidados

A dosagem ideal de Horny Goat Weed também é algo que ainda não foi determinado cientificamente. Atletas e fabricantes recomendam níveis variados de dosagem, em variadas concentrações. É recomendável, portanto, procurar a ajuda de um profissional da saúde e, além disso, iniciar com uma dosagem baixa. O aumento da dose deve ser feito com cautela, gradativa e atentamente.

Dosagens altas demais podem provocar de modo intenso os efeitos colaterais acima descritos, além de espasmos e falhas respiratórias. Além disso, os riscos de um tratamento a longo prazo são desconhecidos, de modo que a atenção deve ser permanente mesmo se o suplemento foi inicialmente tolerado pelo corpo.

Pessoas com problemas de saúde crônicos, como por exemplo doenças cardiovasculares ou distúrbios hormonais e imunológicos, devem evitar essa substância até que as pesquisas atinjam um maior nível de segurança em suas conclusões. O mesmo vale para pessoas que tomam medicamentos regularmente, uma vez que as interações não foram satisfatoriamente observadas.

Fontes Adicionais:

  • Horny Goat Weed on WebMD
  • Pubmed: Effects of Testosterone on Muscle Mass
  • Ou & Li (2010), Effect on enhancing physical strength and anti-stress activity of flavonoids from the Chinese medicinal plant Epimedium koreanum Nakai, Scientific Research and Essays, 5: 883-886
  • Sui et al (2006), The Safety Evaluation of Herba Epimedii Water Extract. Carcinogenesis, Teratogenesis & Mutagenesis, DOI: CNKI:SUN:ABJB.0.2006-06-007
  • Zhang & Yang (2006), The testosterone mimetic properties of icariin. Asian J Androl, 8: 601–605
  • Zhong Xi Yi Jie He Za Zhi. 1989 Dec;9(12):737-8, 710. [Effects of yang-restoring herb medicines on the levels of plasma corticosterone, testosterone and triiodothyronine].

Você já conhecia o suplemento de nome Epimedium (Horny Goat Weed)? Qual efeito e benefício da substância era conhecido de sua parte? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (39 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Epimedium (Horny Goat Weed) Para Massa Muscular”

  1. Estou experimentando o Epimedium Icariin e notei um relaxamento no corpo. Parece que faz a gente ficar mais calmo, o que ajuda na libido. Mas achei o Tribulus Terrestris melhor.