Epocler faz mal? Para que serve, como tomar e indicação

atualizado em

Você provavelmente já ouviu falar do remédio chamado Epocler. Aquele que algumas pessoas utilizam para ajudar a lidar com a ressaca do dia seguinte a uma bebedeira. Mas é para isso mesmo que serve Epocler? 

Além disso, será que o medicamento não pode fazer mal? Vamos conhecê-lo melhor para responder a essas perguntas!

Veja também: 15 remédios para ressaca mais usados – Efeitos e cuidados

Epocler: para que serve e indicação

Epocler
O Epocler age no combate ao acúmulo de gordura no fígado

Epocler é um produto composto por três aminoácidos: metionina, colina e betaína e indicado para o tratamento dos distúrbios metabólicos hepáticos

O medicamento age principalmente sobre o fígado, evitando o acúmulo de gordura nesse órgão e auxiliando na remoção de restos metabólicos e outras toxinas. Ele previne a infiltração (entrada) de gordura no fígado. O seu início de ação ocorre aproximadamente uma hora após a ingestão.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem costuma recorrer ao Epocler quando tem ressaca, é importante alertar que a bula adverte que durante o tratamento com o remédio, é recomendado não ingerir bebidas alcoólicas.

O remédio é de uso adulto e pediátrico acima dos 12 anos de idade e pode ser encontrado em embalagens contendo seis, 12 ou 60 flaconetes (tubinhos) com 10 ml. As informações são da bula de Epocler.

Epocler faz mal?

Agora que já vimos para que serve Epocler, podemos começar a falar se o remédio faz mal ou não.

Para conhecer alguns casos específicos em que o medicamento faz mal para a saúde, recorremos às informações contidas na sua bula. Inclusive, se falamos que Epocler faz mal em alguns casos é porque ele é contraindicado para alguns grupos de pessoas. São eles: 

  Continua Depois da Publicidade  
  • Aqueles que têm hipersensibilidade (alergia) a algum dos componentes da fórmula do produto
  • Pessoas que têm menos de 12 anos de idade 
  • Indivíduos que sofrem com doenças graves no fígado, como a cirrose hepática em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas

A bula ainda alerta que em pacientes com doenças graves no fígado, a metionina presente na composição do remédio deve ser usada com cautela, pois pode desencadear a encefalopatia hepática, uma doença no cérebro que surge como consequência de doenças graves no fígado.

Além disso, Epocler também pode fazer mal ao ser ingerido em jejum, situação na qual pode provocar problemas gástricos ocasionalmente.

Ainda que a frequência seja rara, observada entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o medicamento, o remédio pode provocar alguns efeitos colaterais como: 

  • Coceira
  • Dor de cabeça
  • Distúrbios gástricos como náuseas e pirose (azia)

Caso você experimente alguma dessas ou qualquer outro tipo de reação adversa ao fazer uso do medicamento, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que o efeito colateral em questão não aparente ser grave. 

Isso é necessário para se certificar de que não se trata de uma reação séria e para saber corretamente como deve proceder a partir de então.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados importantes com Epocler

Para as gestantes ou mulheres que estejam no período da amamentação de seus bebês, o uso de Epocler deve ocorrer somente com a autorização do médico, sendo que a paciente deve informar ao profissional de saúde caso engravide durante ou após o tratamento.

Como o uso de mais de um remédio ao mesmo tempo pode provocar interações que prejudicam o organismo, é necessário consultar o médico caso esteja fazendo uso de qualquer outro medicamento, suplemento ou planta medicinal, para saber se a substância em questão não pode interagir nocivamente com Epocler. 

Não é preciso apresentar a receita médica para comprar o medicamento. Então, se você optar por adquirir o Epocler sem conversar com o médico, leia atentamente a bula para certificar-se de que você não tem alguma restrição em relação ao remédio.

Como tomar Epocler

O ideal é que você consulte o médico para saber qual a dosagem, os horários de uso e a duração do tratamento com Epocler que é adequada para você. Se não fizer isso, leia e obedeça as instruções de como usar o medicamento que aparecem na bula.

A bula determina que os adultos tomem um flaconete (tubinho) até três vezes por dia, antes das principais refeições ou conforme as indicações do médico.

  Continua Depois da Publicidade  

A dose máxima diária recomendada de Epocler, descrita pela bula, é justamente de três flaconetes. O documento alerta que as dosagens recomendados não devem ser ultrapassadas, exceto se houver orientação médica.

Fontes e referências adicionais
  • Bula Epocler, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Você já tinha ouvido falar que Epocler faz mal em determinadas situações? Já precisou tomar esse medicamento alguma vez? Deu resultado? Comente abaixo!

    Foi útil?
    1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
    Loading...
    Sobre Marcela Gottschald

    Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

    Deixe um comentário

    1 comentário em “Epocler faz mal? Para que serve, como tomar e indicação”

    1. Bom dia está dizendo na bula que uso do epocler pode causar dor de cabeça, náusea, azia. Eu tenho muita azia e em mim o efeito é ao contrário..ele corta minha azia… Alguém poderia me dizer se é comum isso acontecer?

      Responder