Que pancada no saco dói, isso não é novidade, mas, a dúvida é se essa pancada pode causar danos mais sérios, inclusive, à morte.
Tal qual a letra do Djavan, a pancada no saco “se não mata, fere.” Na verdade, uma pancada nos testículos pode causar diversas patologias, desde torção testicular até epididimite, mas será que pode matar?
Essa dúvida ganhou força após um episódio como esse ser apontado como a causa morte de um auxiliar de enfermagem, que teria levado um chute nos testículos.
A história ocorreu dia 15 de fevereiro, mas veio à tona agora. O auxiliar de enfermagem de 57 anos trabalhava no Hospital Fundación Instituto San José, em Madri, como TCAE e teria sido agredido por um dos pacientes. O caso tornou-se público porque o sindicato da categoria, da Espanha, entrou com uma ação judicial contra a instituição que administra o centro.
De acordo com relatos, após o ocorrido, o homem teria sido atendido por uma enfermeira do mesmo centro, que o mandou apenas descansar até às sete da tarde. Então, sem sequer ser atendido por um médico, ele faleceu poucas horas depois.
Afinal, um chute nos testículos pode causar a morte?
De acordo com o Dr. Juan Francisco Hermida, presidente da Sociedade Urológica de Madrid (SUM), isso é impossível. “Um chute não pode causar a morte”, afirmou o Dr. Hermida.
O urologista, no entanto, reconhece a importância de se avaliar a intensidade da pancada e a ocorrência de uma possível lesão, porém, a causa direta não será o impacto nos órgãos genitais.
Porém, como consequência da pancada, pode ocorrer a síndrome vasovagal (síncope por reação desproporcional do organismo) que, em casos muito extremos, pode causar parada cardiorrespiratória.
Entretanto, esse não foi o caso da vítima, uma vez que se fosse por esse motivo, teria sido uma morte instantânea, e não horas depois.
Um conjunto de fatores
Comungando da mesma opinião, o Dr.Juan Carlos Montalvá especificou que é mais provável que o auxiliar de enfermagem tenha morrido devido a um conjunto de fatores.
Eles podem incluir desde um golpe tão extremamente forte que teria provocado uma fratura isquiopúbica, que poderia provocar a morte, ou ainda, algum tipo de traumatismo craniano ao cair no chão após o golpe, que o levou, inclusive, a perder a consciência.
Complicações de um golpe desse tipo
Vale saber que, geralmente, uma pancada nos testículos não costuma ir além de uma forte dor e, em casos mais graves, uma inflamação.
Porém, dependendo do impacto, podem surgir diversas complicações, desde ruptura testicular ou edema (inchaço por acúmulo de líquido) no escroto. Nesse caso, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, mas em nenhum caso há risco de morte.
Além disso, podem ocorrer, torção testicular, deslocamento ou epididimite. No entanto, essas complicações não são comuns.
Geralmente, um pouco de descanso e anti-inflamatórios (se a dor for muito intensa) já costumam ser suficiente. Porém, se a dor e o aumento do volume escrotal persistirem ao longo do tempo, o paciente deve procurar um médico para realizar o exame e os exames pertinentes, ressaltou o especialista.
Porém, ambos os médicos apontam ser muito grave o fato do auxiliar de enfermagem não ter sido examinado por um médico ou encaminhado para o hospital, que é protocolo habitual neste tipo de caso.