Espinheira Santa Emagrece Mesmo?

atualizado em

Em um mundo repleto de remédios para emagrecer com resultados duvidosos e uma série de efeitos colaterais, apelar para uma planta pode não ser uma ideia tão ruim assim. Dentre as dezenas de plantas utilizadas para acelerar o emagrecimento, a espinheira santa é uma das mais conhecidas, e também uma das mais utilizadas.

O fato de ser natural não nos faz garantir, no entanto, que o uso da espinheira santa emagrece, como você mesmo já deve saber.

Confira então se a espinheira santa emagrece mesmo e a melhor maneira de utilizar a planta em sua dieta.

Saiba um pouco mais sobre a Espinheira Santa

Maytenus_ilicifolia

Conhecida popularmente por uma série de diferentes nomes – entre eles salva-vidas, erva cancerosa e espinho-de-Deus -, a espinheira santa é uma erva medicinal utilizada há séculos para tratar males digestivos.

Aliás, o uso da espinheira santa é tão antigo que a denominação “cancerosa” se deve ao uso que os indígenas faziam da erva para combater tumores. Outros usos tradicionais da espinheira santa incluem o tratamento de úlceras, azias e até mesmo como contraceptivo. Esta última é por sinal a propriedade da espinheira santa que a torna uma erva absolutamente proibida para gestantes ou mulheres que estejam tentando engravidar.

Já o nome da planta vem da reputação milagrosa da planta “santa” e da presença de espinhos nas margens de suas folhas.

Para Que Serve?

No uso popular, a espinheira santa é empregada há muito tempo para tratar problemas digestivos e combater a úlcera. E graças às suas propriedades laxantes e diuréticas, a espinheira santa tem sido muito utilizada recentemente como auxiliar do emagrecimento.

Mas a Espinheira Santa Emagrece Mesmo?

São três as propriedades da espinheira santa que podem auxiliar na perda de peso:

– Efeito Laxante

Embora não seja acentuado, o efeito laxante da espinheira santa melhora o funcionamento do intestino e auxilia na eliminação de resíduos da digestão e toxinas acumuladas. Ao combater a prisão de ventre, a espinheira santa emagrece. A planta ajuda a melhorar o aspecto distendido do abdômen, que pode também estar relacionado ao excesso de gases (outra condição melhorada através do uso da planta).

Essa propriedade deve-se à presença de mucilagens, um tipo de fibra que absorve muita água e aumenta em volume em pouco tempo. Podemos dizer que as mucilagens são semelhantes a uma esponja, absorvem água no estômago e intestino e passam a atuar como uma vassoura, acelerando os movimentos intestinais (peristálticos) e removendo os detritos alimentares presos na parede do intestino.

– Ação diurética

A espinheira santa apresenta em sua composição uma boa concentração de triterpenos, terpenos, taninos e flavonoides, compostos que atuam diretamente nos rins, facilitando a eliminação do excesso de líquidos e contribuindo para diminuir o inchaço.

– Melhora na digestão

A espinheira santa melhora o funcionamento do sistema digestivo como um todo, inclusive evitando a formação de gases e fortalecendo a função hepática – lembrando que o fígado é um órgão que deve ser muito bem cuidado por quem está tentando perder peso, já que é ele o maior responsável pela eliminação das toxinas do organismo.

Portanto, pelos efeitos acima, é possível afirmar que a espinheira santa emagrece mesmo, mas esse efeito não está relacionado a um aumento do metabolismo ou da queima de gordura. O efeito da espinheira santa é, na verdade, um auxiliar do processo de emagrecimento, facilitando a eliminação de toxinas e evitando a retenção líquidos.

Só tomar o chá de espinheira santa emagrece? A resposta é negativa, caso o chá não venha acompanhado de uma reeducação alimentar e de uma dieta hipocalórica. Ou seja, ainda que possamos dizer que a espinheira santa funciona mesmo, essa afirmação só é verdadeira se você consumir menos calorias do que seu metabolismo gasta ao longo do dia. Se você ingerir mais do que consegue queimar, o excesso ainda vai ser estocado como gordura, mesmo que você esteja tomando o chá ou cápsulas de espinheira santa para emagrecer.

Outros benefícios da Espinheira Santa

espinheira-santa

A espinheira santa faz jus ao nome, já que são de fato inúmeras as condições que podem ser tratadas com a planta medicinal. Algumas delas:

  • Gastrites, úlceras, azia e dores estomacais;
  • Asma;
  • Ferimentos (a espinheira santa é um ótimo cicatrizante natural);
  • Enfermidades do fígado;
  • Tumores;
  • Melhora a digestão;
  • Possui ação antisséptica.

Contraindicações

Como já vimos, a espinheira santa foi utilizada durante muito tempo pelos índios sul-americanos para evitar a gravidez e induzir o aborto, o que se deve ao fato da planta aumentar as contrações uterinas.

Além de ser proibida para gestantes, a erva também deve ser evitada por mulheres que desejam engravidar, uma vez que a espinheira santa dificulta a implantação do embrião na parede do útero. A espinheira santa também é contraindicada para lactantes, pois seu uso reduz a produção de leite.

Em excesso, o chá de espinheira santa pode causar enjoos e boca seca.

Como Tomar

Você pode encontrar a espinheira santa na forma de cápsulas, tintura ou então como folhas desidratadas. Como nem sempre é possível saber ao certo o que vai dentro de cada cápsula, a dica para quem quer emagrecer é utilizar a planta na forma de chá. Além de mais segura, essa forma de uso também tem a vantagem de aumentar a sua ingestão diária de líquidos.

Para auxiliar no emagrecimento, tome 1 xícara de chá de espinheira santa 1 hora antes de cada refeição. Caso opte pelas cápsulas, a dica é tomar 1 comprimido antes do almoço e outro antes do jantar.

Como Fazer o Chá de Espinheira Santa

chá-espinheira-santa-emagrecer

Coloque uma colher de sobremesa de folhas de espinheira santa em uma xícara de chá. Acrescente água fervente e tampe. Deixe abafar por 5-10 minutos e então coe. Tome sem açúcar e sem adoçante.

Dicas

Para melhores resultados, associe o consumo do chá de espinheira santa com pequenas modificações na sua alimentação diária. Inclua mais alimentos naturais em seu cardápio e reduza gradualmente o consumo de bolos, tortas, bolachas, fast food, frituras e produtos congelados.

Combinar o chá com bons hábitos alimentares poderá não somente auxiliar no seu emagrecimento como também irá garantir que você não corra o risco de recuperar o peso perdido.

Vídeo: Benefícios do chá de espinheira santa

Descubra mais sobre os efeitos da espinheira santa no vídeo a seguir!

Você conhece alguém que tome e afirme que a espinheira santa emagrece mesmo? Já experimentou este chá, e o utilizaria como auxiliar na perda de peso? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

45 comentários em “Espinheira Santa Emagrece Mesmo?”

  1. Muito bom esse vídeo,minha mãe já faz uso da espinheira santa a algum tempo, antes tomava aqueles remédios pantoprazol, omeprazol só fez mal.
    Esse chá realmente é maravilhoso!

    Responder
  2. Eu ,não sabia que auxiliava no emagrecimento,estou perdendo peso,sem saber o motivo,tomando para gastrite,Azia e tou magro aff tenho facilidade em emagrecer.loucura

    Responder
  3. Fiz a pergunta ao Google para saber se a Espinheira Santa emagrecia. Então, segundo a opinião da nutricionista, percebi que tem essa possibilidade.
    Fiz uso da espinheira Santa em cápsula durante uns 15 dias, mas por já ser magra, tive que interromper ao perceber que estava perdendo peso. No entanto, vi resultados significativos em relação à gastrite e ao refluxo.

    Responder
  4. Eu tomo o cha de espinheira santa curou á grastrite e emagreci mais melhourei meus ábitos alimentares Estou muoto sastisfeta com o resultado principalmente curou minha doença

    Responder
  5. Estou tomando a cápsula para gastrite e desinchei. Diminui alimentos calóricos, por causa da gastrite, mas sem dieta radical. É bom mesmo!!!

    Responder
  6. Tratando de uma pangastrite, comecei a tomar,em 2 meses perdi 6 kilos!
    Fiquei feliz pois não imaginava!

    Responder
  7. Nunca ouvi falar de alguém emagrecer, não estando doente, sem fazer um plano de reeducação alimentar acompanhado de exercícios… Não existem chás milagrosos.

    Responder
  8. Tomei o chá,mas pra mim não fez muito efeito,pesquisei e vi q tinha em cápsulas, comprei ,comecei tomar hoje,afim de antisséptico ( sou fumante)e emagrecer,tomara q funcione

    Responder
  9. Tinha crise de infecção urinária, parando sempre no pronto socorro, fazendo tratamento com medicações para trato urinário, quando me indicarão espinheira santa,não usei mais medicações, sempre quando a dor começa trato com esse chá e hj dificilmente tenho crise.

    Responder
  10. Bom dia.Eu mesma. Devido uma dor insuportável no estômago. Tomei o chá de espinheira santa para esse fim e emagreci bastante. Obrigada espinheira santa.

    Responder
  11. Boa noite posso dizer q sofro de gastrite q me causa azia muitos gases inxaço da barriga e desconforto abdominal confesso q tenho tomado o cha da espinheira santa e me cinto muito bem tambem posso dizer q essa planta e realmente laxante e bem diuretica faze urina bem minha espisa tambem toma o cha e esta resolvendo os inxaço no corpo por esta urinando mais e observo q esta emagrecendo p nos esta sendo muito bom esse cha

    Responder
    • Boa noite marinalva vc encontra em casas de ervas ou no interior da sua cidade c pessoas mais antigas o cha tem q ser feito c as folhas secas e n verdes e tomar uns 15 dias mas lembre se e bom tambem vc fazer uma indiscopia pq pode tambem ser agapilory ema bacteria q causa esses sintomas

      Responder
  12. Escarlete
    20/03/2020 às 15:38
    Boa tarde! Comecei tomar as cápsulas de espinheira santa a três dias, estou me sentindo melhor, porém, não tenho intenção de emagrecer pois já sou magra. Que recomendação me daria para continuar tomando a erva e manter ou aumentar meu peso?, pois já estou a baixo do peso.
    Aguardando resposta.
    Obrigada!

    Responder