Esse Exercício de 10 Minutos se Iguala a 44 Minutos de Sono, Diz Estudo

Se tentar equilibrar o trabalho, os amigos, os relacionamentos, a família e os cuidados consigo mesmo às vezes faz a cabeça girar, você não está sozinho. Hoje em dia, às vezes pode parecer quase impossível fazer tudo em um dia e ainda acordar revigorado. Somos apenas humanos – e humanos que necessitam de boas noites de sono.

Um novo estudo, no entanto, encontrou uma maneira de ajudá-lo a se sentir um pouco mais restaurado sem precisar nem tirar aquela soneca. Fazendo apenas 10 minutos de prática de mindfulness todos os dias, você pode obter os mesmos efeitos cerebrais positivos de 44 minutos extras de sono por noite.

O que exatamente é a prática de mindfulness, ou atenção plena? Embora muitas vezes diferente para todos, o treinamento e aprendizado geralmente se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações. Pode variar de meditação tradicional a atos como fazer caminhadas ou técnicas de respiração profunda.

Os pesquisadores conduziram dois estudos separados sobre grupos de pessoas realmente ocupadas – empreendedores iniciantes – para medir seu sono, níveis de estresse e práticas de mindfulness, se as fizessem. Eles descobriram que os indivíduos que relataram a menor quantidade de exaustão foram aqueles que estavam com falta de sono mas ainda encontravam tempo para se envolver em uma rotina de mindfulness.

Uma ressalva: há um limite para o quão úteis os exercícios de mindfulness podem ser. Se você já está tendo a quantidade de sono de que precisa e ainda se sente exausto, os pesquisadores descobriram que esses exercícios não faziam muita diferença. Eles só mostraram benefícios reais de redução do estresse quando os participantes dormiam pouco.

De modo algum o resultado dessa pesquisa garante a você que ficar acordado e meditar a noite toda é o certo agora. Os pesquisadores ressaltam que o mindfulness, embora eficaz na redução do estresse e na promoção do relaxamento, não substitui o fato de estar dormindo realmente. Afinal, perder o sono de qualidade pode levar a desequilíbrio hormonal, ganho de peso e até mesmo problemas na saúde do cérebro.

Se você se sente estressado e quer começar uma rotina de mindfulness, pode ser tão simples quanto fazer pequenas mudanças em seus hábitos diários e pode ir muito além da meditação. Depois de obter esses hábitos, mindfulness – e todos os seus benefícios – serão algo natural para você.

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Você já tinha ouvido falar em mindfulness? O que acha de adotar essa prática para ajudar a lutar contra o sono após uma noite mal dormida? Comente abaixo!

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