Nada como um refrigerante super geladinho para se refrescar em um dia bem quente, não é mesmo? No entanto, não é novidade que os refrigerantes podem trazer uma série de malefícios para a saúde e boa forma.
Um estudo sugeriu que pode haver um efeito colateral um tanto quanto diferentes dos refrigerantes para o sexo masculino. A pesquisa conduzida em camundongos machos apontou que a bebida gaseificada pode elevar os níveis de testosterona, resultando em um aumento no tamanho dos testículos.
Como os pesquisadores chegaram a essa conclusão? Bem, eles testaram os efeitos das bebidas gaseificadas em mais de 100 camundongos por um período de 15 dias. Alguns dos animais ficaram em gaiolas com Coca-Cola, enquanto outros foram mantidos em gaiolas com Pepsi, em diferentes níveis de concentração.
O experimento, que foi publicado na revista Acta Endocrinologica, também manteve um grupo de camundongos separados, que recebeu água pura.
Então, os cientistas notaram que a massa dos testículos dos camundongos era significativamente maior nos grupos que tomaram Coca-Cola e altas concentrações de Pepsi do que no grupo de animais que recebeu água.
Além disso, os camundongos que receberam Coca-Cola pura e Pepsi também registraram níveis mais elevados do hormônio masculino do que o grupo de camundongos que tomou água.
Entretanto, os efeitos a longo prazo das bebidas gaseificadas na massa testicular e na produção de testosterona não estão claros. Além disso, é preciso ir com calma antes de tirar conclusões, já que o estudo foi feito em animais e não em seres humanos do sexo masculino.
É importante aguardar experimentos científicos realizados em seres humanos para saber se e como esse efeito dos refrigerantes pode realmente afetar os homens. As informações são da Catraca Livre.
Aproveite que está por aqui e conheça algumas dicas para aumentar a testosterona naturalmente, que não envolvem o consumo do refrigerante.