Testosterona alta no homem – Sintomas e tratamento

atualizado em

A testosterona é um hormônio muito importante para regular as funções reprodutivas e diversas características físicas no homem, mas, quando ela está muito alta, pode levar a uma série de problemas. 

Mas este hormônio não está presente apenas em homens, uma vez que mulheres também a produzem, embora em níveis bem mais baixos.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre os sintomas de testosterona alta no homem, sobre a existência ou não de um tratamento, além de discutir algumas das possíveis causas da alteração.

Veja também: Testosterona feminina alta ou baixa demais – Sintomas e tratamento

O que é testosterona?

Musculoso
A testosterona é um dos principais responsáveis pelo crescimento muscular

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, produzido no organismo de homens e mulheres, embora em quantidades drasticamente diferentes. 

  Continua Depois da Publicidade  

No homem ela é produzida nos testículos, em grandes quantidades, e é responsável pelas característica sexuais secundárias como:

  • Voz mais grossa
  • Aparecimento e crescimento da barba e pelos no peitoral
  • Crescimento muscular.

Além disso, a testosterona contribui para a libido e para o metabolismo de gorduras.

Valores de referência

Os níveis de testosterona variam de acordo com a idade, uma vez que a produção de testosterona aumenta dramaticamente na puberdade.

Assim, os níveis de testosterona total ideais são:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Crianças pré-púberes maiores de 1 ano: até 40 ng/dL
  • Sexo masculino: 240 a 816 ng/dL
  • Sexo feminino: até 63 ng/dL.

Já a testosterona livre, que é aquela que circula no sangue sem estar ligada a proteínas plasmáticas, possui um valor de referência diferente:

  • Sexo masculino: 131 a 640 pmol/L
  • Sexo feminino: 2,4 a 37,0 pmol/L.

Testosterona alta no homem

A testosterona é mais alta no homem adulto, e raramente é sinal de um problema. No entanto, homens que possuam algumas doenças hormonais ou que fazem algum tipo de tratamento com esteroides anabolizantes podem ter um excesso do hormônio.

Na maioria das vezes, ter testosterona um pouco mais alta não faz mal e até pode trazer benefícios para a saúde como o controle da pressão arterial sanguínea e a redução do risco de obesidade e de ataques cardíacos.

Mas, o excesso de testosterona também pode resultar em efeitos, como veremos a seguir:

Sinais e sintomas de testosterona alta no homem

Acne no homem
A acne é um dos sintomas clássicos da testosterona alta no homem

Embora quando apenas levemente alterada a testosterona alta não cause sintomas, quando os níveis estão muito acima do normal é possível observar alguns sinais bem típicos, como:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Problemas na pele, como a acne

A oleosidade da pele é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona, e quando esses hormônios estão em níveis mais altos em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba ficando com uma oleosidade mais acentuada. 

Por isso, o controle dos níveis de testosterona é muito importante para a saúde da pele.

2. Comportamento agressivo ou impulsividade

Outro efeito negativo da alta concentração de testosterona é a alteração do humor, fazendo com que ocorram surtos de raiva ou tendência de agir por impulso. 

3. Aumento do tamanho da mama

Sintomas como esse acontecem porque o excesso de testosterona no corpo pode ser convertido no hormônio feminino, o estrogênio, que faz com que característica femininas como o aumento das mamas possam surgir.

4. Redução na produção de espermatozoides

Outro problema que pode ser causado pelos níveis altos de testosterona no homem é levar a contagem mais baixa de espermatozoides. Isso acontece porque a presença de muito hormônio pode sobrecarregar o sistema reprodutor masculino, causando problemas relacionados à fertilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Problemas cardíacos

Alguns estudos indicam que homens com níveis de testosterona até 500 nanogramas por decilitro acima do normal são 2 vezes mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que outros homens.

Além disso, dados de 2010 da American Association for the Advancement of Science mostram que altos níveis de testosterona em homens podem aumentar o risco de desenvolvimento de aterosclerose, responsável pelo surgimento de algumas doenças cardiovasculares.

6. Retenção de fluidos

A testosterona em excesso pode resultar na retenção de líquidos e inchaço, que podem levar a outras complicações de saúde.

7. Alterações nos órgãos sexuais como encolhimento dos testículos

Por fim, o excesso de testosterona pode também interromper a atividade nos testículos, causando o seu encolhimento.

Outros sintomas possíveis incluem:

  • Queda de cabelo
  • Próstata aumentada
  • Doença hepática
  • Hipertensão arterial
  • Contagem alta de glóbulos vermelhos

Possíveis causas da testosterona alta no homem

Esteroide
O uso de esteroides é uma das possíveis causas de testosterona alta no homem

Embora os sintomas de testosterona alta sejam bem uniformes entre os homens, as causas costumam variar bastante.

A seguir listamos as mais comuns:

1. Puberdade precoce

O distúrbio que leva à produção exagerada de testosterona mais comum é a puberdade precoce, que acomete crianças e adolescentes. Nesses casos, eles apresentam surtos de crescimento e sinais de puberdade antes do esperado, além de poder causar problemas de infertilidade.

Além disso, os níveis de testosterona costumam se estabilizar na idade adulta, sem a necessidade de tratamento.

2. Uso de esteroides

O uso de esteroides anabolizantes é a causa mais comum de níveis altos de testosterona em homens adultos. 

Tais substâncias são hormônios androgênicos sintéticos que elevam os níveis de testosterona no corpo. No entanto, o uso prolongado desse tipo de composto pode causar efeitos colaterais graves.

3. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide produz hormônio tireoidiano em excesso. Embora as mulheres sejam as mais afetadas, homens com hipertireoidismo podem, em alguns casos, apresentar níveis de testosterona total em excesso, sem mudanças na testosterona livre. 

O hipertireoidismo pode ser causado por problemas como inflamação na tireoide, nódulos na glândula, consumo excessivo de iodo ou doença de Graves.

4. Tumores na glândula suprarrenal

Alguns tipos de tumores na glândula suprarrenal podem resultar na produção e secreção de mais testosterona do que o normal, além de níveis mais altos de hormônios como a adrenalina. 

Outros sintomas de um tumor na glândula suprarrenal podem incluir nódulos no abdômen e dores abdominais ou nas costas.

Tratamento

As condições de saúde que causam testosterona alta são raras e, segundo especialistas, o que geralmente acontece é uma confusão entre sintomas de abuso de substâncias esteroides anabolizantes e o excesso de testosterona.

Assim, o tratamento consiste em tratar a condição subjacente quando a causa for um hipertireoidismo ou um tumor na glândula suprarrenal, por exemplo, por meio de medicamentos específicos.

Outra abordagem seria interromper ou diminuir as doses da terapia de reposição hormonal, que envolve o uso de esteroides anabolizantes e a suplementação de testosterona.

Testosterona alta é um problema?

Geralmente não. Mas é preciso diagnosticar a condição para descartar problemas de saúdes que podem alterar a produção hormonal no organismo masculino.

Além disso, é preciso estar atento e não abusar do uso de esteroides anabolizantes sem prescrição médica, pois apesar de eles poderem facilitar o ganho de massa muscular e aumentar o desempenho físico, tais substâncias podem causar efeitos colaterais desagradáveis incluindo alterações comportamentais.

Vídeo: 10 alimentos para aumentar testosterona

Veja a seguir o vídeo com 10 alimentos para aumentar a testosterona naturalmente:

Fontes e referências adicionais

Você é homem e já foi diagnosticado com testosterona alta? Quais sintomas costuma sentir? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Testosterona alta no homem – Sintomas e tratamento”

  1. Minha testosterona é acima de 500. Tenho 60 anos e espinhas no rosto, costas, peito e couro cabeludo.

    Responder
  2. Irritabilidade é algo que acontece algumas vezes, porém nunca fui diagnosticado com testosterona alta, é por experiência própria

    Responder
  3. Bom dia. Tenho 62 anos e minha testosterona está em 1014,46 ng/dl. Observando o meu histórico vejo que no ano de 2013 a mesma taxa chegou a 1.119,60 ng/dl. Devo fazer outros exames?

    Responder