Home » Saúde » Outras Condições » Testosterona Alta no Homem – Sintomas e Tratamento

Testosterona Alta no Homem – Sintomas e Tratamento

Homem com suplementos

A testosterona é um hormônio masculino muito importante para regular as funções reprodutivas e diversas características físicas masculinas. Apesar de as mulheres também apresentarem níveis baixos de testosterona, é nos homens que esse hormônio exerce maior influência.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que o excesso de testosterona nos homens é sinal de algum problema? Nesse artigo, vamos falar sobre os sintomas de testosterona alta no homem, sobre a existência ou não de um tratamento, além de discutir algumas das possíveis causas da alteração.

Testosterona

A testosterona é produzida nos homens pelos testículos. Trata-se de um hormônio produzido em grande quantidade nos homens e que é responsável por característica sexuais secundárias como a voz mais grossa, a presença de pelos no peitoral e no rosto, além de contribuir para a libido, a construção de massa muscular e a energia.

Testosterona alta no homem

Testosterona alta no homem é algo comum e raramente é sinal de um problema. No entanto, homens que fazem algum tipo de tratamento com esteroides anabolizantes podem ter um excesso do hormônio.

Em geral, os níveis normais de testosterona nos homens variam de 270 a 1070 nanogramas por decilitro de sangue, o que representa uma média de 679 nanogramas por decilitro.

  Continua Depois da Publicidade  

Por volta dos 20 anos de idade, há um pico de testosterona nos homens e, com o passar dos anos, esse nível tende a cair. De acordo com pesquisadores, homens adultos saudáveis que já passaram pela puberdade apresentam níveis de testosterona entre 400 e 600 nanogramas por decilitro.

Na maioria dos homens, ter testosterona em excesso não faz mal e até pode trazer benefícios para a saúde como o controle da pressão arterial sanguínea e a redução do risco de obesidade e de ataques cardíacos.

No entanto, o excesso de testosterona também pode resultar em efeitos colaterais similares aos de alguns esteroides anabolizantes que aumentam a concentração de testosterona no organismo.

Sintomas de testosterona alta

Os principais sintomas de testosterona alta no homem, quando ocorrem, podem incluir:

1. Infecções na pele como a acne

Altos níveis de testosterona no sangue podem promover inflamações na pele como a acne.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Comportamento agressivo ou impulsividade

Alterações no humor podem acontecer quando há um excesso de testosterona no organismo do homem, fazendo com que ocorram surtos de raiva ou tendência de agir por impulso.

3. Aumento do tamanho da mama

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas como esse acontecem porque o excesso de testosterona no corpo pode ser convertido no hormônio feminino estrogênio, que faz com que característica femininas como o aumento das mamas possam surgir.

4. Redução na produção de espermatozoides

Testosterona alta no homem pode levar a uma contagem mais baixa de espermatozoides. Isso porque a presença de muito hormônio pode sobrecarregar o sistema reprodutor masculino, causando problemas relacionados à fertilidade.

5. Problemas cardíacos

Alguns estudos indicam que homens com níveis de testosterona até 500 nanogramas por decilitro acima do normal são 2 vezes mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que outros homens.

Além disso, dados de 2010 da American Association for the Advancement of Science mostram que altos níveis de testosterona em homens podem aumentar o risco de desenvolvimento de aterosclerose. Também pode existir uma conexão entre uma proteína que se liga à testosterona – conhecida como globulina de ligação a hormônios sexuais – e o surgimento de doenças cardíacas.

6. Apneia do sono

Na apneia do sono, o indivíduo tem dificuldade de respirar durante o sono e níveis altos de testosterona nos homens podem aumentar esse risco.

7. Retenção de fluidos

A testosterona em excesso pode resultar na retenção de líquidos e causar outras complicações de saúde.

8. Alterações nos órgãos sexuais como encolhimento dos testículos

O excesso de testosterona pode interromper a atividade nos testículos, causando o seu encolhimento.

Outros sintomas possíveis incluem:

  • Queda de cabelo;
  • Próstata aumentada;
  • Doença hepática;
  • Impulsividade;
  • Hipertensão arterial;
  • Contagem alta de glóbulos vermelhos;
  • Infertilidade.

Possíveis causas da testosterona alta no homem

1. Puberdade precoce

É muito improvável que algum distúrbio de saúde faça com que os homens produzam muita testosterona. O mais comum é que crianças e adolescentes com testosterona em excesso apresentem surtos de crescimento e sinais de puberdade precoce, além de poder causar problemas de infertilidade.

Nesses casos, os níveis de testosterona devem ficar estáveis na idade adulta sem a necessidade de tratamento.

2. Uso de esteroides

O uso de esteroides anabolizantes é a causa mais provável de níveis altos de testosterona em homens adultos. Tais substâncias são hormônios androgênicos sintéticos que elevam os níveis de testosterona no corpo. No entanto, o uso prolongado desse tipo de composto pode causar efeitos colaterais graves.

3. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide produz hormônio tireoidiano em excesso. Embora as mulheres sejam as mais afetadas, homens com hipertireoidismo podem ter testosterona em excesso. O hipertireoidismo pode ser causado por problemas como inflamação na glândula tireoide, nódulos na tireoide, consumo excessivo de iodo ou doença de Graves.

4. Tumores na glândula suprarrenal

Alguns tipos de tumores na glândula suprarrenal podem resultar na produção e secreção de mais testosterona do que o normal além de níveis mais altos de hormônios como a adrenalina. Outros sintomas de um tumor na glândula suprarrenal podem incluir nódulos no abdômen e dores no abdômen ou nas costas.

Tratamento

As condições de saúde que causam testosterona alta são raras e, segundo especialistas, o que geralmente acontece é uma confusão entre sintomas de abuso de substâncias esteroides anabolizantes e o excesso de testosterona.

Assim, o tratamento consiste em tratar a condição subjacente quando a causa for um hipertireoidismo ou um tumor na glândula suprarrenal, por exemplo, por meio de medicamentos específicos.

Outra abordagem seria interromper ou diminuir a terapia de reposição hormonal que envolve o uso de esteroides anabolizantes.

Testosterona alta é um problema?

Geralmente não. Mas é preciso diagnosticar a condição para descartar problemas de saúdes que podem alterar a produção hormonal no organismo masculino.

Além disso, é preciso estar atento e não abusar do uso de esteroides anabolizantes sem prescrição médica, pois apesar de eles poderem facilitar o ganho de massa muscular e aumentar o desempenho físicos, tais substâncias podem causar efeitos colaterais desagradáveis incluindo alterações comportamentais.

Referências Adicionais:

Você já teve ou conhece alguém que tenha sido diagnosticado com testosterona alta no homem? Qual causa teve a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*