Cereais integrais

Estudo Descobre Tipo de Alimento Perfeito para Prevenir Diabetes Tipo 2

Não é de surpreender que uma dieta bem equilibrada seja benéfica para sua saúde, ajudando a protegê-lo contra o câncer, derrame e doenças cardiovasculares. Agora, um novo estudo dos pesquisadores da Chalmers University e do Centro de Pesquisas da Sociedade do Câncer Dinamarquês revelou que os grãos integrais podem ser particularmente benéficos se você estiver tentando prevenir a diabetes tipo 2.

Na verdade, o estudo – publicado no The Journal of Nutrition – descobriu que o consumo de grãos integrais pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até 34% para homens e até 22% para mulheres. O estudo seguiu 55.000 participantes ao longo de 15 anos.

É claro que, para identificar esses benefícios, é preciso ingerir uma quantidade determinada de grãos integrais por dia – o que, de acordo com o estudo, é de pelo menos 50 gramas ou uma porção de mingau de aveia e uma fatia de pão de centeio, por exemplo. E embora nem todos os grãos integrais sejam iguais, em relação à prevenção da diabetes tipo 2, centeio, aveia e trigo, todos oferecem os mesmos benefícios de proteção.

Segundo um comunicado divulgado sobre o estudo, Rikard Landberg, professor da Divisão de Ciência Alimentar e Nutricional e pesquisador sênior do estudo, disse: “Nossos resultados estão de acordo com o aconselhamento dietético geral, que recomenda a troca de alimentos contendo farinha branca por cereais integrais. Você obtém benefícios adicionais à saúde – a farinha branca tem alguns efeitos negativos sobre a saúde, enquanto a integral tem vários efeitos positivos, além da proteção contra a diabetes tipo 2.”

Além do mais, Landberg observou que não devemos supor que os carboidratos sejam ruins, como é comumente apontado pelo mundo das dietas da moda. Em vez disso, devemos lembrar que os carboidratos são um grupo alimentar muito variado, incluindo açúcar, amido e fibras.

“Devemos discutir isso mais individualmente, e não jogá-los juntos em um grupo, porque eles têm efeitos totalmente diferentes em nossa fisiologia e saúde”, continuou ele no comunicado. “Quando se trata de cereais integrais, os resultados da pesquisa são claros: entre os muitos estudos que foram feitos, em grupos variados de pessoas em todo o mundo, não houve um único estudo que tenha mostrado efeitos negativos à saúde.”

Então, da próxima vez que você tiver a opção, opte por grãos integrais – seu corpo vai agradecer e você ainda terá a chance de evitar a diabetes tipo 2.

Você tem o costume de consumir grão integrais em sua dieta com frequência? Pretende aumentar a ingestão agora que sabe que pode prevenir a diabetes tipo 2? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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