Frutos do mar

Estudo Sugere que os Frutos do Mar Podem Ser o Segredo para o Envelhecimento Saudável

Envelhecer bem não se trata apenas de viver mais – é poder desfrutar de seus últimos anos sem doenças e a incapacidade. Graças a novas pesquisas, estamos aprendendo que grande parte dos esforços para cuidar do corpo e alcançar uma boa saúde e longevidade deve se basear em comer mais frutos do mar.

Os resultados de um novo estudo publicado no The BMJ recentemente sugerem que um nível mais elevado de ácidos graxos ômega-3 no sangue encontrados em peixes estava associado a um menor risco de envelhecimento não saudável em pessoas idosas.

“Devemos pensar em como aumentar esse nível de ômega-3 em nosso corpo”, disse a autora principal, Heidi TM Lai. “Estamos vivendo mais sobrecarregados com doenças, então, como pesquisadores, devemos começar a nos concentrar na qualidade de vida e não apenas na longevidade”.

De acordo com o estudo, os adultos mais velhos recebem mais benefícios de obter mais ômega-3 – um tipo de gordura saudável disponível nos alimentos – em suas dietas. E as melhores fontes são frutos do mar, particularmente peixes gordurosos de água fria, como salmão, cavala, atum, arenque e sardinha.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os níveis de ômega-3 no sangue de 2.622 adultos usando dados do Estudo de Saúde Cardiovascular de idosos americanos. Exames de sangue foram repetidos nos participantes 6 e 13 anos depois.

Ao longo dos anos, 89% dos participantes experimentaram um envelhecimento não saudável, incluindo o desenvolvimento de doenças crônicas e vários declínios físicos ou mentais. Curiosamente, os outros 11% permaneceram saudáveis, não apresentando sinais de doença cardíaca, câncer, limitações físicas, problemas cognitivos ou problemas com a vida diária.

Após uma análise mais aprofundada dos números, os pesquisadores descobriram que níveis sanguíneos mais altos de ômega-3 encontrados em frutos do mar estavam associados a um risco 18% menor de “envelhecimento não saudável”. E o melhor é que apenas uma porção de frutos do mar por semana pode fazer toda a diferença! Para Lai e todos os pesquisadores, se você tem 65 anos ou mais, isso certamente seria uma boa ideia.

Você costuma consumir frutos do mar com certa frequência em sua dieta? Quais são os seus preferidos? Pretende aumentar o consumo agora que sabe desses resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Sueli Aparecida Favarão

    Parabéns por nos informar sobre coisas importantes para nosso bem estar. Com certeza, vou aumentar meu consumo de frutos do mar e principalmente buscar por essas espécies que nos foi lindamente informado.

    Gosto muito de frutos do mar, mas NÃO ERA uma constante em meu cardápio diário, talvez por não ter tido antes, a informação de qual frutos do mar eu poderia me beneficiar mais.

    Gratidão!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*