Exaustão térmica: saiba mais sobre essa condição que pode levar à morte

publicado em

A exaustão térmica é uma condição que muita gente sequer tinha ouvido falar antes da passagem da cantora Taylor Swift pelo Brasil.

Show
Shows internacionais realizados no Brasil colocaram a exaustão térmica em foco

Isso porque durante um dos shows da turnê da cantora, uma jovem de apenas 23 anos passou mal, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu. A exaustão térmica foi apontada como a causa de sua morte. Desde então, muito se tem procurado saber sobre o assunto.

Afinal, o que é exaustão térmica?

Trabalhador com calor
Condição está relacionada a uma produção excessiva de calor

Primeiramente, é necessário considerar que o nosso organismo precisa manter a temperatura corporal considerada adequada (entre 36ºC e 37ºC) e que a termorregulação é a responsável por garantir essa temperatura, mesmo se estivermos expostos ao frio ou calor extremos. 

O problema é que, às vezes, o organismo pode ter dificuldade em realizar essa regulação térmica, podendo levar a quadros graves e, inclusive, fatais. É aí que entra a exaustão térmica, que ocorre quando há uma produção excessiva de calor. 

Por exemplo, ao praticarmos atividades físicas, há um aumento natural da produção de calor, e em ambientes quentes e úmidos, se não houver uma dissipação desse calor, o corpo irá tentar regular a temperatura, aumentando excessivamente a sudorese.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode levar a uma grande perda de líquido e sódio que, sem a devida reposição, pode resultar em desidratação e exaustão térmica.

Sintomas

Dentre os principais sintomas da exaustão térmica podemos destacar os seguintes:

  • Excesso de suor (sudorese)
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Sensação de desmaio
  • Dor de cabeça
  • Náusea 
  • Vômito 
  • Fadiga
  • Cãibras
  • Baixa da pressão arterial 

Vale lembrar que, apesar de possuírem algumas similaridades, exaustão térmica e insolação não são a mesma coisa.

A insolação, apesar de ser menos comum do que a exaustão pelo calor, é muito mais grave, podendo ser potencialmente fatal, já que significa que o organismo perdeu a capacidade natural de se resfriar e a temperatura corporal atingiu valores muito elevados (acima de 40ºC). Esses valores elevados podem levar à disfunção de órgãos como o coração, pulmões, rins e sistema nervoso.

  Continua Depois da Publicidade  

Sensação de calor, aumento da pressão arterial, confusão mental, perda da consciência, inexistência de sudorese, pele seca e avermelhada, convulsão, respiração e batimentos cardíacos acelerados são alguns dos principais sintomas da insolação.

Assim, na presença dos sintomas da exaustão térmica ou da insolação, é preciso procurar atendimento médico imediatamente para receber o tratamento adequado o mais rápido possível.

Você já tinha ouvido falar da exaustão térmica? Quais sintomas mais chamaram a sua atenção? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário