Você já ouviu falar do exercício burpee? Sabe o que é? Pois bem, este é um exercício que não exige o uso de equipamentos e pode ser executado praticamente em qualquer lugar.
O exercício burpee é utilizado principalmente pelos militares, por praticantes das artes marciais mistas (o famoso MMA) e outros grupos que executam exercícios físicos pesados.
Ele tem o nome do seu inventor, Royal H. Burpee, um fisiologista que queria desenvolver um teste de agilidade, coordenação e aptidão física. O burpee foi adotado mais tarde pelo Exército e pela Marinha como método para avaliar a aptidão física dos recrutas para a Segunda Guerra Mundial. Agora, os militares o veem como um exercício de condicionamento simples, porém, efetivo.
O exercício burpee é uma combinação do agachamento, da flexão de braço e do pulo vertical dentro de uma sequência de movimentos que são executados rapidamente. O burpee trabalha praticamente todos os músculos do corpo, além de funcionar como um treino cardio.
O burpee emagrece? Queima quantas calorias?
O exercício burpee é eficiente na queima de calorias. Entretanto, vale alertar que isso depende de fatores como o peso corporal atual do praticante e o número de repetições realizadas pela pessoa, além do seu metabolismo, a duração e a intensidade do exercício. Portanto, não temos como fornecer um valor exato.
Para dar uma estimativa, podemos afirmar que o exercício queima entre 240 a 355 calorias em 30 minutos.
Ou seja, podemos dizer que burpee emagrece, já que é um exercício que queima calorias. No entanto, não dá para afirmar que é apenas o fato de praticar o movimento que provoca a perda de peso.
O emagrecimento é um processo que pode ser sim beneficiado pela prática de exercícios físicos como o burpee, tendo em vista que eles promovem a queima de calorias. Porém, para perder peso, não basta somente malhar – é fundamental cuidar da dieta, de modo que ela seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada.
Até porque, se não for esse o caso, as calorias gastas em um treinamento com burpee poderão ser recuperadas por meio de uma dieta desregrada, composto por guloseimas, calorias e açúcar em excesso, por exemplo.
Por isso, para garantir que no seu processo de emagrecimento tanto a dieta quanto o treino sejam eficientes e seguras, recomendamos que você conte com o auxílio do nutricionista e do educador físico.
Como fazer o exercício burpee?
O exercício não é leve ou fácil. Eles são desenvolvidos para construir resistência, então espere ficar ofegante enquanto executa este exercício. Você também pode ficar sem força.
Portanto, é necessário contar com o apoio de um educador físico na hora de fazer o exercício, para garantir que você esteja executando da maneira correta, de modo que não venha a se machucar ou passar mal por treinar além do que aguenta e nem deixar de obter ganhos com o burpee por fazer o exercício de modo errado.
Video:
Confira a seguir um passo a passo de como fazer o exercício burpee:
- Primeiro passo: em pé na posição ereta, separar os pés em uma distância correspondente à largura dos ombros e manter as mãos e os braços esticados, aos lados do corpo.
- Segundo passo: Rapidamente, abaixar os quadris, colocar as mãos na frente dos pés e levar os pés para trás, deixando o corpo na posição da flexão de braço. Completar uma flexão de braço.
- Terceiro passo: devolver os pés para a posição abaixo dos quadris e dar um pulo enquanto estende o corpo em direção ao teto e tocar as mãos por trás da cabeça. Continuar o exercício em um ritmo estável pelo número de repetições prescritas pelo educador físico.
Alertamos que executar o burpee de modo rápido e descontrolado vai fazer com que o corpo fique com uma forma errada e aumentar os riscos de sofrer com uma lesão.
O burpee para iniciantes
O burpee tem variações para os praticantes de nível iniciante. Quem está começando a praticar o exercício pode excluir a flexão de braço e/ou o pulo para torná-lo mais fácil de ser executado e, em seguida, ir dificultando aos poucos, de acordo com o progresso.
Cuidados com o exercício burpee
Antes de começar a praticar qualquer tipo de treinamento, o que inclui os treinos com o exercício burpee, é fundamental fazer uma consulta médica para confirmar se está apto a iniciar a atividade física em questão e em que nível pode executá-la.
E, durante os treinamentos, principalmente para os iniciantes, é essencial ter o acompanhamento de um educador físico.
Além de ensinar corretamente como o exercício deve ser feito, o que ajuda a evitar lesões, o profissional saberá definir como o burpee melhor se encaixa no seu treino e quantas séries e repetições do movimento você deve fazer, tendo em vista seus objetivos e segurança.
Caso você se machuque durante o treino, o educador físico ainda pode dar uma primeira ajuda e encaminhar ao médico, caso seja necessário.
Se ainda assim você optar por fazer o exercício burpee apenas olhando tutoriais na internet, tome o cuidado de prestar bastante atenção nos ensinamentos e rever quantas vezes precisar até entender corretamente o que deve fazer.
E caso se lesione durante o seu treino sem acompanhamento profissional, procure rapidamente a ajuda médica para se certificar da gravidade do problema e receber o tratamento adequado.
Gostei da explicação