Sentada no trabalho

Ficar Sentado o Dia Todo Pode Envelhecer o Seu Corpo em 8 Anos

Quantas horas por dia você passa sentado? Se for mais de 10, você pode estar acelerando o processo de envelhecimento do seu corpo por 8 anos. Essa é a mensagem de pesquisadores que estudaram o estilo de vida de 1.481 mulheres com mais de 64 anos.

“Nosso estudo descobriu que as células envelhecem mais rapidamente com um estilo de vida sedentário”, disse o Dr. Aladdin Shadyab, da Universidade da Califórnia, em San Diego, que liderou o estudo.

“A idade cronológica nem sempre corresponde à idade biológica”, disse ele.

O estudo descobriu que a inatividade levou a telômeros mais curtos – que são tampas protetoras minúsculas encontradas nas extremidades das cadeias de DNA. Sem eles, as células envelhecem mais rapidamente e, portanto, são mais suscetíveis a doenças cardíacas e diabetes.

Felizmente, nem tudo está perdido se você se mantém regularmente sentado por longos períodos do dia. Os pesquisadores disseram que apenas meia hora de exercício moderado (até mesmo sair para uma caminhada conta) pode anular estes danos.

“Descobrimos que as mulheres que se mantinham sentadas por mais tempo não tinham um menor comprimento do telômero se elas se exercitassem durante pelo menos 30 minutos por dia”, disse Shadyab.

“As discussões sobre os benefícios do exercício devem começar quando somos jovens e a atividade física deve continuar a ser parte de nossa vida diária à medida que envelhecemos, até mesmo aos 80 anos”.

Você permanece muito tempo sentado no trabalho, durante o seu dia todo? E quantas vezes por semana você pratica exercícios moderados? Comente abaixo?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Descobri no seu site o que venho procurando para me ajudar na minha saúde física: a curcumina e seus benefícios para a saúde; e o mal que sedentarismo faz para a saúde; porque fico mais de 12hs sentado em frente de um computador, já faz alguns anos.

    Por tudo isso que aprendi no seu site, vocês merecem todo o elogio e agradecimentos, pela disponibilidade de tal informação gratuita na internet

    Att: Ademir

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*