Filmes de Terror Ajudam a Queimar Calorias, Mas os de Ação Engordam

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Existem várias coisas que influenciam a forma física de uma pessoa: alimentação, sono, prática de atividades físicas… Mas você sabia que até mesmo os gêneros dos filmes que alguém assiste podem atrapalhar ou ajudar a manter o peso adequado? Pois é, de acordo com um estudo britânico e uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, os filmes de terror ajudam os espectadores a queimar calorias, enquanto os de ação engordam.

1aboaforma

Comecemos pelos filmes de ação. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, enquanto a pessoa vê um filme de ação e é distraída pelas cenas de explosões, tiros, correrias e trocas de socos entre os mocinhos e vilões, ela não dá muita atenção ao que come e acaba consumindo mais calorias do que deveria.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de realizarem um experimento com 94 estudantes, em que todos os participantes se sentaram em frente a uma televisão e tinham à sua disposição porções de chocolate, biscoitos, cenoura e uva.

Enquanto um terço deles assistiu a um programa de entrevistas americano “Charlie Rose”, outro terço acompanhou o filme “A Ilha”, de 2005, estrelado por Scarlett Johansson e Ewan McGregor. O último terço de estudantes viu o mesmo filme que o segundo grupo, só que sem áudio.

O resultado foi que os espectadores do filme com som foram os que mais consumiram as guloseimas oferecidas: o total chegou a 354 calorias, valor bem maior que as 215 calorias ingeridas por quem acompanhou o programa de entrevistas.

Quem viu o filme sem áudio também não ficou muito atrás. Eles tiverem um consumo médio de 316 calorias, 36% a mais do que os que assistiram ao programa de entrevistas. 

Por outro lado…

Já os fãs de filmes de terror têm uma boa notícia: de acordo com um estudo britânico, feito pela Universidade de Westminster, levar uns sustos na sala de cinema, em frente à televisão ou ao computador enquanto acompanha um filme do tipo, durante 90 minutos, pode queimar em torno de 113 calorias.

Os pesquisadores descobriram isso depois de fazerem testes com 10 alunos que assistiram a 10 filmes diferentes. Durante o experimento, os cientistas avaliaram o batimento cardíaco, o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico dos participantes.

Com esses testes, eles perceberam no momento em que os filmes eram exibidos que o organismo aumentava em aproximadamente um terço o gasto de calorias.

Os cientistas explicaram que as cenas de sustos são as responsáveis por essa queima de calorias. Esses tipos de imagem deixam o corpo em alerta, aceleram o coração e o hormônio adrenalina sobre. Segundo explicou o pesquisador líder do estudo e especialista em metabolismo celular e fisiologia, Richard Mackenzie, isso acontece porque o hormônio é produzido em períodos curtos de estresse intenso ou medo.

“(Isso) diminui o apetite, aumenta a taxa metabólica, e queima uma quantidade maior de calorias”, completou o pesquisador.

E aí, ficou afim de queimar algumas calorias enquanto assiste a um filme de terror? Então confira na sequência os 10 filmes que queimam as maiores quantidades de calorias nos espectadores:

  1. O Iluminado – 184 calorias
  2. Tubarão – 161 calorias
  3. O exorcista – 158c calorias
  4. Alien – 152 calorias
  5. Jogos mortais – 133 calorias
  6. Pesadelo em Elm Street – 118 calorias
  7. Atividade paranormal – 111 calorias
  8. Bruxa de Blair – 107 calorias
  9. O massacre da serra elétrica – 105 calorias
  10. [REC] – 101 calorias

Quais são os seus tipos de filme preferidos para assistir? Você tem costume de comer guloseima enquanto os assiste? Quais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

 

Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário