Fisiculturista de 35 anos desmaia sempre que bebe água gelada, entenda

publicado em

Um fisiculturista americano virou notícia no mundo inteiro, não por sua invejável musculatura, mas por conta de uma condição rara: desmaiar sempre que bebe água gelada. Franklin Aribeana, de 35 anos, virou notícia ao precisar ser levado às pressas para o pronto-socorro após ingerir o líquido.

O caso curioso ocorreu no Texas, nos Estados Unidos e, em entrevista ao jornal ABC News, o fisiculturista contou já ter sido socorrido cerca de 25 vezes ao longo de 17 anos, mas nunca soube a causa do problema.

Franklin Aribeana
Imagem: Reprodução Instagram @ifbbpro_frank/@victorrayy

Segundo Aribeana, a primeira vez que desmaiou foi em 2007, aos 18 anos, depois de beber água fria, enquanto jogava golfe. Desde então, segundo ele, foram necessários longos 17 anos e 25 visitas ao hospital para que os médicos chegassem na origem do problema: beber água gelada.

De acordo com Khashayar Mematpour, especialista em doenças cardíacas do Texas Medical Center, a condição de Aribeana é rara.

Inicialmente, os médicos ficaram perplexos quanto ao que estaria desencadeando os problemas cardíacos. Como sua frequência cardíaca já estaria acelerada, devido aos exercícios, eles concluíram que quando a água gelada atingia o fundo da garganta do paciente, isso irritava o nervo vago (que conecta o cérebro a quase todos os órgãos essenciais).

  Continua Depois da Publicidade  
Franklin Aribeana
Imagem: Reprodução Instagram/@ifbbpro_frank

Os médicos explicaram que o contato com a água fria pode ativar uma resposta conhecida como “reflexo de mergulho”, que diminui a frequência cardíaca e contrai os vasos sanguíneos para ajudar o organismo a conservar oxigênio e redirecionar o sangue para os órgãos vitais.

Ainda, segundo os médicos, geralmente, essas alterações duram pouco e desaparecem assim que a pessoa não fica mais exposta à água fria. Porém, em casos mais raros, como o do fisiculturista, em que se apresentam problemas cardíacos, como uma das câmaras do coração aumentada, o reflexo de mergulho pode causar uma queda repentina na pressão arterial, ou causar arritmia cardíaca

Para tratar sua condição, portanto, os médicos cauterizaram a conexão entre o nervo vago e o coração, ou seja, cortaram a conexão. 

Vale saber que problemas com o nervo vago podem ser diagnosticados por meio de um teste respiratório, que mostra o quanto a frequência cardíaca muda em resposta a mudanças no ritmo respiratório. 

  Continua Depois da Publicidade  

Embora Aribeana ainda precise tomar medicamentos para o coração, devido à sua condição genética, felizmente, disse não ter tido mais complicações desde o procedimento, e agora já pode beber água fria sem problemas. 

O que achou do caso? Você já tinha ouvido falar dessa síndrome? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário