Fisiculturista Fernando Sardinha – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Fernando Sardinha é um nome que se ouve frequentemente na comunidade fisiculturista brasileira. Além de atleta e fisiculturista de sucesso, Fernando Sardinha acrescenta aos seus títulos e medidas impressionantes o reconhecimento como treinador e nutricionista esportivo. Dessa forma, trata-se de um ídolo e, ao mesmo tempo, de uma autoridade no assunto.

Quem é Fernando Sardinha?

Fernando Sardinha é um fisiculturista brasileiro, reconhecido amplamente pelo seu sucesso e pelos seus conhecimentos. Além de atleta, Fernando Sardinha é treinador e trabalha na preparação de atletas de outras modalidades esportivas que se beneficiam da musculação. Como se isso tudo não bastasse, ainda é nutricionista esportivo especializado em suplementos.

Trajetória de Fernando Sardinha

Fernando Sardinha nasceu em 1969 em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. O atleta começou a treinar seus músculos aos 15 anos, porque queria se tornar mais forte para melhorar seu desempenho nas artes marciais que treinava.

Entretanto, o encontro com a musculação foi amor à primeira vista: Fernando Sardinha encontrou na musculação o seu esporte, e abandonou todas as outras modalidades. O atleta conta que o começo não foi fácil, uma vez que ele teve de enfrentar a incompreensão da família e dos amigos – coisa que fisiculturistas normalmente enfrentam pelo resto da vida.

Fernando Sardinha sempre quis treinar para competir, e foi campeão na primeira competição de que participou. Desde então, Sardinha acumula uma grande grande lista de títulos. O reconhecimento dos amigos e da família foi, portanto, inevitável.

Principais Títulos de Fernando Sardinha

Da grande lista de títulos de Fernando Sardinha selecionamos, aqui, os mais relevantes:

  • 3º Colocado no 61º Mr. Universe
  • Vice-campeão Mundial
  • Campeão brasileiro NABBA
  • Tri-Campeão paulista
  • Bi-campeão Paulista do Interior
  • 7 vezes o Melhor Posador do Brasil

Curiosidade: de onde vem o nome “Sardinha”?

Sardinha não é o sobrenome de Fernando, mas um apelido tão antigo que se uniu à figura do atleta. A história do apelido é interessante: numa academia em que o atleta treinava, todos tinham apelidos de peixes. Como Fernando ainda era “pequeno”, foi chamado de “Sardinha” – em comparação aos colegas “grandes” que, por exemplo, tinham apelidos como “Tubarão”.

Fernando diz que detestou o apelido num primeiro momento, mas que hoje se tornou algo como um sobrenome.

Medidas de Fernando Sardinha

As medidas de Fernando Sardinha são impressionantes, e certamente orgulham o atleta, que se considera um artista plástico que trabalha sobre o próprio corpo.

  • 1,64 m de altura
  • 50 cm nos dois braços
  • 48 cm de panturrilhas
  • 48 cm de pescoço
  • 40 cm de ante-braço
  • 86 cm de cintura
  • 106 cm de quadril
  • 74 cm de coxa
  • 132 cm de tórax
  • 112 kg (Em Off, isto é, fora do período de competições.)

Essas medidas foram fornecidas pelo próprio atleta em 2011.

A Dieta de Fernando Sardinha

A dieta de Fernando Sardinha não deve surpreender as pessoas acostumadas com a alimentação típica de fisiculturistas. A sua dieta é, como é frequente entre atletas, organizada pelos nutrientes que cada alimento fornece.

Dessa forma, Fernando Sardinha diz que, entre os carboidratos, costuma consumir macarrão integral, batata doce, pão integral, farinha de aveia e maltodextrina.

Entre as proteínas, Fernando Sardinha dá preferência ao peito de frango, bem como ao patinho, ao miolo de alcatra, às claras de ovos e ao whey protein.

Leitores atentos podem ter se assustado com os suplementos maltodextrina e whey protein na lista de alimentos, mas isso está de acordo com a filosofia do atleta: Fernando Sardinha, que consome suplementos de modo intenso, diz que whey protein e maltodextrina são, para ele, mantimentos.

Os Suplementos de Fernando Sardinha

Fernando Sardinha é um grande defensor da suplementação, tema no qual é especialista. O atleta começou a tomar suplementos aos 16 anos e foi pioneiro no consumo de muitos deles, como no do hoje extremamente popular whey protein.

Esse apelo intenso à suplementação faz com que a lista de suplementos consumidos por Fernando Sardinha seja impressionante, tanto em variedade quanto em quantidade. O atleta consome whey protein isolado às 7:30 e depois dos treinos aeróbio e anaeróbio, Glutamina (40g por dia), BCAA (até 70 cápsulas por dia!), Creatina (14g por dia), Beta-Analina, Maltodextrina e NO2. Além disso, Fernando Sardinha não dispensa a suplementação com vitaminas do complexo B e com vitamina C.

Trata-se de uma combinação calculada, de modo que o que o atleta nos ensina não é uma fórmula mágica, mas uma atitude: planejar cuidadosamente a suplementação de modo a extrair dela o maior benefício possível.

O Treino de Fernando Sardinha

O treino de Fernando Sardinha, assim como o treino da maior parte dos fisiculturistas, varia conforme a temporada de campeonatos. Dessa forma, os treinos são diferentes se as competições estão próximas ou distantes.

Quando as competições estão distantes (Off-Season), Fernando Sardinha treina seis vezes por semana e separa os grupos musculares para cada dia. Dessa forma, treina tudo a cada semana. Conforme as competições se aproximam (On-Season), os treinos ficam cada vez mais abrangentes e pesados, trabalhando grandes grupos musculares no mesmo dia.

Além disso, Fernando Sardinha trabalha com super séries, de modo a aumentar o esforço exigido diminuindo o tempo de descanso na troca de aparelhos. Cada uma de suas sessões de treinos dura 45 minutos.

Fotos:

sardinha2 sardinha-3

sardinha-1

sardinha

sardinha-2

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=k3P_v2aVrB8

Você conhece o trabalho de Fernando Sardinha? Tem o brasileiro como ídolo no fisiculturismo? Quem você acha o maior fisiculturista do país? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Fisiculturista Fernando Sardinha – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos”