Famoso por interpretar o super-herói Hulk nos cinemas na década de 80, Lou Ferrigno é também um dos nomes mais conhecidos do bodybuilding mundial. Foi campeão do Mr. Universo ainda aos 21 anos, título que lhe rendeu um lugar no Guiness Book como o mais jovem fisiculturista da história a alcançar tal feito.
A vida de Lou Ferrigno
Nascido em 1951 em Nova York, a história de sucesso de Lou Ferrigno começa ainda na sua infância, quando desenvolveu uma infecção no ouvido e teve uma severa perda de audição. Com somente 25% de capacidade de audição normal, Lou foi obrigado a utilizar um aparelho auditivo, que na época era grande e chamava muito a atenção. Quando começou a aparecer com o aparelho, Lou Ferrigno virou motivo de piada entre as crianças da escola, em uma época onde quase não se falava em bullying.
Como resultado das brincadeiras, Lou Ferrigno ficou introspectivo e se voltou para o mundo das histórias em quadrinhos, sobretudo para as de super-heróis, suas favoritas. Hulk era seu personagem predileto, e acabou se tornando uma de suas inspirações para a entrada no mundo do levantamento de peso, aos 13 anos. Outra inspiração foi o ator e bodybuilder Steve Reeves, que na época interpretava Hércules no cinema.
Lou passou a ver no fisiculturismo uma porta de saída para suas dificuldades de socialização com demais jovens e até mesmo com seu pai, que costumava dizer que seu filho nunca seria alguém na vida, já que era praticamente surdo.
Fisiculturista
Lou Ferrigno seguiu firme na academia, e logo após terminar o colegial, em 1969, venceu seu primeiro campeonato, O IFBB Mr. America. Quatro anos mais tarde venceria o Mr. Universo, se tornando o mais jovem campeão da competição até hoje.
Em 1974, Lou ficou em segundo lugar em sua primeira participação no Mr. Olympia. No ano seguinte, chegaria em terceiro lugar, sendo Arnold Schwarzenegger o campeão em ambas as ocasiões. A rotina de treinos de Lou Ferrigno e sua tentativa de derrotar Schwarzenegger no Mr. Olympia dariam origem ao documentário Pumping Iron.
Após as seguidas derrotas no Mr. Olympia, Lou Ferrigno se afastou do fisiculturismo profissional, chegando a fazer trabalhos manuais e até a jogar futebol americano em um time profissional do Canadá. Ele retornaria novamente às competições na década de 90, ficando em 12o lugar no Mr. Olympia de 1993 e em 10o no ano seguinte.
Essas seriam suas últimas participações em grandes eventos competitivos, pois partir de então ele resolveu aposentar-se definitivamente das competições.
Pumping Iron
O documentário Pumping Iron foi um grande sucesso, e graças a ele Lou Ferrigno se tornou um ator famoso. Isso porque, em uma das cenas do filme, Lou Ferrigno afirma que seu maior sonho é viver O Incrível Hulk nas telas, já que era seu grande fã. Um produtor de cinema tomou conhecimento do fato e convidou o fisiculturista para um teste. Aprovado, Lou veria seu sonho se tornar realidade, já que logo em seguida ele se tornaria o Incrível Hulk na televisão.
A partir de então, a carreira de Lou Ferrigno como ator não parou mais. Chegou a interpretar Hércules no cinema, além de participações em diversos outros filmes e séries.
Em 2009, virou manchete ao afirmar que estava trabalhando como personal trainer de Michael Jackson na época da morte do cantor. Ele havia sido contratado para ajudar o rei do pop a se preparar para sua última turnê, This is it.
Atualmente, Lou Ferrigno é empresário do ramo fitness e também presta serviços a diversos departamentos de polícia norte-americanos.
A Dieta de Lou Ferrigno
Para manter sua massa muscular, Lou come a cada duas ou três horas. Sua preferência é por refeições maiores na parte da manhã, optando por fazer refeições com menos carboidratos à noite. Segundo ele, o segredo para manter a cintura em forma é parar de comer antes de ficar muito cheio, e não esperar ficar faminto para se alimentar novamente.
O cardápio abaixo é exemplo de um dia típico na dieta de Lou Ferrigno:
1ª. Refeição do dia
- Torrada Integral
- Uma fruta
- Omelete de queijo com quatro ou cinco ovos
- Um ou dois copos de leite integral
2ª. Refeição
- 85g de nozes
- Dois sanduíches de carne ou queijo no pão integral
- Um ou dois copos de leite integral
3ª. Refeição
- Salada de Atum
- Fruta
- Iogurte
- Um ou dois copos de leite integral
4ª. Refeição- Pré-treino
- Shake de proteínas
- 470 ml de leite integral
- 80 ml de proteína de ovo e de leite
- Fruta
5ª. Refeição
- Bife
- Legumes
- Batata Assada
- Um ou dois copos de leite integral
6ª. Refeição
- 85g de queijo duro
- 85 g de sementes de girassol cruas
- Um ou dois copos de leite integral (ou outra bebida com poucos carboidratos)
Lou Ferrigno tenta fazer a sua última refeição bem próxima do horário de ir se deitar, para auxiliar na recuperação e construção das fibras musculares (a maior parte desse processo fisiológico ocorre durante o sono). É importante, no entanto, que esta última refeição da noite contenha alimentos com poucos carboidratos, para evitar o acúmulo indesejado de gordura.
O treino de Lou Ferrigno
Os fisiculturistas da década de 70 tinham uma filosofia de treino de “quanto mais, melhor”. Eles praticamente não acreditavam em descanso, reservando somente um dia da semana para recuperação (alguns nem isso). Lou Ferrigno treinava pesado de segunda a sábado, e normalmente iniciava sua rotina com exercícios para a panturrilha, abdômen e trapézio, quando necessário.
Em uma semana normal, o treino de Lou Ferrigno era dividido em:
Segunda-Feira: Peito e Costas
- Supino reto com barra 5 x 6-8 (5 séries de 6 a 8 repetições cada)
- Supino inclinado 5 x 6-8
- Pullover com halter 5 x 6-8
- Barra fixa (chin up) 5 x 6-8
- Remada na barra T 5 x 6-8
- Crucifixo 5 x 6-8
- Levantamento terra 5 x 6-8
- Remada curvada 5 x 6-8
- Paralelas 5 x 6-8
- Barra fixa (pull up) 5 x 6-8
Terça-Feira: Ombros e braços
- Rosca Alternada 4-5 x 8-10 (4 a 5 séries de 8 a 10 repetições cada)
- Desenvolvimento Arnold 4-5 x 8-10
- Elevação lateral 4-5 x 8-10
- Desenvolvimento militar 4-5 x 8-10
- Supino 4-5 x 8-10
- Desenvolvimento por trás da nuca 4-5 x 8-10
- Elevação frontal 4-5 x 8-10
- Rosca direta 4-5 x 8-10
- Desenvolvimento com halteres 4-5 x 8-10
- Rosca concentrada 4-5 x 8-10
- Rosca alternada inclinada 4-5 x 8-10
- Tríceps francês com barra 4-5 x 8-10
- Tríceps pulley 4-5 x 8-10
- Tríceps testa 4-5 x 8-10
- Tríceps corda 4-5 x 8-10
Quarta-Feira: Pernas
- Leg Press 5 x 10
- Flexão de pernas 5 x 10
- Agachamento livre 5 x 10
- Extensão de pernas 5 x 10
- Agachamento hack 5 x 10
Quinta-Feira: Costas e peito
- Remada na barra T 5 x 6-8
- Crucifixo 5 x 6-8
- Barra fixa (chin up) 5 x 6-8
- Levantamento terra 5 x 6-8
- Barra fixa (pull up) 5 x 6-8
- Paralelas 5 x 6-8
Sexta-Feira: Ombros e braços
- Rosca concentrada 4-5 x 8-10
- Tríceps corda 4-5 x 8-10
- Tríceps pulley 4-5 x 8-10
- Tríceps francês com barra 4-5 x 8-10
- Rosca direta 4-5 x 8-10
- Desenvolvimento Arnold 4-5 x 8-10
- Rosca alternada 4-5 x 8-10
- Rosca alternada inclinada 4-5 x 8-10
Sábado: Pernas
- Leg Press 5 x 10
- Flexão de pernas 5 x 10
- Agachamento livre 5 x 10
- Extensão de pernas 5 x 10
- Agachamento hack 5 x 10
Domingo: Descanso
Vale ressaltar que não necessariamente o Dia 1 era uma segunda-feira, e assim por diante.
Quais eram as medidas de Lou Ferrigno?
Lou Ferrigno se destacou pode ser um dos mais altos fisiculturistas da história. Com 1,95m, seu peso nas épocas fora das competições ficava em torno de 125 kg.
Veja todas as medidas de Lou Ferrigno durante as competições:
- Altura: 1,95 m
- Peso: 136 kg
- Braço: 58 cm
- Peito: 145 cm
- Coxas: 78 cm
- Cintura: 87 cm
- Panturrilha: 50 cm
No entanto, depois do sucesso com o Incrível Hulk, Lou decidiu diminuir sua massa muscular, para não ficar com sua imagem para sempre associada ao monstro verde.
Fotos
Vídeos
Treino de Lou Ferrigno
“Pumping Iron”- Documentário com Lou Ferrigno e Arnold Schwarzenegger- Parte 5
Pumping Iron- Documentary – Completo
Tributo a Lou Ferrigno
Lou Ferrigno como o Incrível Hulk
Lou Ferrigno- Motivacional (legendado)