Imagem: Reprodução Instagram @morgano.69
Não tem como olhar as fotos e os vídeos do fisiculturista francês Morgan Aste e não ficar impressionado com todo o seu volume muscular. Afinal, o homem é grande, como podemos observar muito bem na imagem acima.
Mas você já parou para imaginar tudo o que ele precisa fazer em termos de dieta e treino para chegas às medidas impressionantes que possui? No artigo de hoje, a gente não somente vai imaginar, como também vamos investigar qual o tipo de alimentação e treinamento seguidos pelo atleta.
Será que a rotina de Aste envolve uma típica dieta de fisiculturista, como a que você pode conhecer ao clicar no termo sublinhado, ou o atleta segue o seu próprio padrão? Vem descobrir isso com a gente!
As medidas de Morgan Aste
Imagem: Reprodução Instagram @morgano.69
Aste, que também é chamado de The Big Rock, algo como A Grande Rocha, em português, é conhecido por possuir aproximadamente 133,8 kg a cerca de 165 kg, distribuídos em pouco mais de aproximadamente 1,90 m. Acredita-se ainda que ele tenha em torno de 62 cm de braço.
A dieta de Morgan Aste
Imagem: Reprodução Instagram @morgano.69
Para sustentar músculos massivos é necessário seguir uma dieta igualmente massiva e isso não é diferente para o fisiculturista francês. Tanto que, de acordo com informações, a dieta off season de Aste é composto por sete refeições.
Essas refeições contam com um equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, ao lado de um pedaço de fruta. Segue um possível exemplo de cardápio da dieta do atleta, confere só como ela pode funcionar:
- Refeição 1: 5 ovos inteiros, 5 claras de ovos, 2 fatias de pão integral ou aveia e 1 xícara de frutas frescas;
- Refeição 2: 200 gramas de carne (frango, bife ou peixe), 200 gramas de carboidratos (arroz ou batata) e pedaço de fruta;
- Refeição 3: 450 gramas de carne ou peixe, 300 gramas a 500 gramas de carboidratos, salada verde ou mix de vegetais com azeite de oliva e pedaço de fruta;
- Refeição 4: Shake de whey protein (75 gramas);
- Refeição 5: Applesauce (purê de maçã), gingerbread (biscoito de gengibre) ou batatas amassadas e suplementação BCAA, ZMA e shake de proteínas;
- Refeição 6: 450 gramas de carne ou peixe, 500 gramas a 700 gramas de carboidratos, vegetais e frutas;
- Refeição 7: Shake de whey protein e 300 gramas de queijo cottage sem gordura.
O treino de Morgan Aste
Imagem: Reprodução Instagram @morgano.69
O fisiculturista francês segue um protocolo de treinamento denominado “MACS7”, que foi desenvolvido por seu treinador René Même e permite que o atleta mantenha a sua carga de trabalho em um nível modesto.
O pessoal da publicação divulgou um exemplo de como pode funcionar o treinamento de bíceps e o treinamento de tríceps de Aste. Dá só uma conferida:
Treinamento de bíceps:
- Pushdown no cabo com barra EZ – 4 séries com 12 repetições;
- Pushdown de um braço com pegada reversa: 4 séries com 8 repetições;
- Supino de pegada fechada na máquina Smith: 5 séries com 12, 10, 8, 6 e 6 repetições – a carga empregada aumenta conforme a quantidade de repetições diminui.
Treinamento de tríceps:
- Rosca com barra na posição em pé e ereta (standing straight-bar curl) – 4 séries com 10, 10, 8 e 8 repetições – a carga empregada é elevada conforme a quantidade de repetições é reduzida;
- Rosca inclinada com halteres – 2 séries com 12 repetições;
- Rosca martelo inclinada com halteres – 2 séries com 12 repetições;
- Rosca alternada com halteres – 2 séries com 12 repetições;
- Rosca preacher na máquina – 2 séries com 8 repetições;
- Rosca de dois braços com halteres na posição em pé – 3 séries com 12 repetições.
Além de competir no bodybuilding, o fisiculturista francês também disputa as competições de strongman, o que requer um treinamento diferente em relação ao fisiculturismo.
O treinamento de Aste para os campeonatos de strongman pode envolver exercícios como:
- Atlas Stone Carry – que envolve segurar uma pedra de aproximadamente 150 kg ao longo de 600 metros e a realização de exercícios como agachamento thrust e flexões de braço com liberação das mãos toda vez que colocar a pedra para descansar. Com informações do site Hybrid Athletics;
- Farmer’s Carry – que envolve carregar pesos de aproximadamente 360 kg ao longo de vários metros;
- Tyre Flip – que envolve virar aproximadamente 399,6 kg de pneu 10 vezes.
Os títulos de Morgan Aste
Imagem: Reprodução Instagram @morgano.69
Competindo no bodybuilding, o fisiculturista francês já saiu como o primeiro colocado em competições como a Arnold Classic Amateur 2019 (foto acima) e a French Championships da International Federation of Bodybuilding and Fitness (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness, tradução livre, IFBB, sigla em inglês) de 2014.
Aste também compete pelo strongman e já foi coroado com o primeiro lugar na Strongman Competition de 2013, sendo coroado o strongest man (homem mais forte) da França, np Grand Prix du Forez, Grand Prix de Provence e Grand Prix des Pyrenees de 2013 e no Strongman da França em 2010.
Na listinha a seguir, você confere outros resultados do fisiculturista francês em outras competições de ambas as modalidades:
- Arnold Amateur Europe de 2014 – 9ª colocação;
- Strongest Man in France de 2012 – 2ª colocação;
- Grand Prix des Pyrenees de 2012 – 2ª colocação;
- Like us on Facebook: @greatestphysiques
- World Championship da IFBB de 2011 – 14ª colocação;
- Slovak Grand Prix de 2010 – 2ª colocação;
- European Championship da IFBB de 2008 – 9ª colocação;
- Championship of the World da IFBB de 2006 – 2ª colocação;
- Grand Prix Weider de 2006 – 5ª colocação;
- Grand Prix of Slovakia de 2005 – 4ª colocação;
- Junior French Championship da IFBB de 2004 – 2ª colocação.
Atenção: tanto as medidas quanto a dieta e o treino de um fisiculturista podem sofrer alterações ao longo do tempo, portanto, as informações apresentadas neste artigo não podem ser tomadas como definitivas.
Fontes e Referências Adicionais:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4033492/
- http://www.academia.edu/Documents/in/Bodybuilding
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5870326/
- https://www.health.harvard.edu/mens-health/is-testosterone-therapy-safe-take-a-breath-before-you-take-the-plunge
- https://www.greatestphysiques.com/male-physiques/morgan-aste/