Fisiculturista Rich Gaspari – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Nascido em maio de 1963, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, Richard Steven Gaspari, ou Rich Gaspari, como ficou mais conhecido, começou a chamar atenção no mundo do fisiculturismo quando tinha 20 anos de idade, no ano de 1983.

Nesse período, depois de ganhar títulos nas categorias júnior geral e peso pesado de um grande campeonato de fisiculturismo amador americano (National Physique Commitee – NPC), o fisiculturista ganhou destaque na mídia especializada no esporte.

Um ano mais tarde, para se tornar um profissional da modalidade, além de ganhar a competição nacional da NPC, Gaspari também precisava ganhar o título de Mr. Universo. Treinando ao lado do oito vezes campeão do Mr. Olympia Lee Haney, ele saiu dos dois campeonatos com o primeiro lugar e ganhou o passe que necessitava para disputar os eventos da Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB, sigla em inglês).

Nos anos que estariam por vir em sua carreira como fisiculturista profissional, The Dragon Slayer (algo como O Matador de Dragões, tradução livre), apelido que Rich Gaspari possuía, conquistou títulos como o Los Angeles Pro Championship e o World Pro Championship, ambos realizados no ano de 1986, o Grand Prix da França e o Grand Prix da Alemanha em 1987, o Grand Prix da Espanha e o Grand Prix da Inglaterra em 1988.

Rich também foi o campeão da edição inaugural do Arnold Classic, que aconteceu 1989. Segue abaixo um vídeo com a participação do atleta no evento:

Ele ainda conseguiu outros resultados marcantes como o segundo lugar nas edições de 1986, 1987 e 1988 no Mr. Olympia. Já em 1985, ele ficou com a terceira colocação nesse mesmo campeonato.

Medidas de Rich Gaspari

Com 1,73 de altura, Rich Gaspari apresentava aproximadamente 103 kg nos períodos em que estava competindo e em torno de 111 kg quando não estava se preparando para algum campeonato. Já o seu Índice de Massa Corporal (IMC) era de 34,1.

Dieta de Rich Gaspari

Quando está em casa, Gaspari segue uma dieta com 3.283 calorias, que incluem 57 g de gorduras, 421 g de proteínas e 224 g de carboidratos.

– Refeição 1

Em sua primeira refeição do dia, ele consome duas medidas do suplemento Myofusion, ½ xícara de claras de ovos, ½ copo de suco de maça, uma colher de sopa de manteiga de amendoim natural e água batida com gelo.

Essa primeira parte de sua alimentação contém 507 calorias, com 27 g de carboidratos, 80 g de proteínas e 14 g de gorduras.

– Refeição 2

Já na segunda vez em que come durante o dia, Rich utiliza uma xícara de aveia instantânea, uma xícara de claras de ovos, uma medida do suplemento Myofusion, uma banana e dois pacotinhos de adoçante em uma receita de panqueca proteica, que possui 438 calorias, 53 g de proteínas, 46 g de carboidratos e 3 g de gorduras.

– Refeição 3

A terceira refeição é composta de 423 calorias, 46 g de proteínas, 50 g de carboidratos e 2 g de gorduras, distribuídos em 225 g de peito de frango, uma xícara de arroz integral e uma xícara de brócolis.

– Refeição 4

Nessa etapa de sua alimentação diária, Rich Gaspari come 225 g de peito de frango, uma batata doce e uma xícara de aspargos, o que rende 334 calorias, 43 g de proteínas, 34 g de carboidratos e nada de gordura.

– Refeição 5 

Na quinta vez em que come durante o dia, o americano consome duas medidas do suplemento Myofusion, uma porção de iogurte natural sem gordura e sem açúcar e água batida com gelo, o que resulta em 431 calorias, 10 g de carboidratos e 6 g de gorduras.

– Refeição 6

Depois, Gaspari come 225 g de bife magro, uma xícara de arroz integral e uma xícara de brócolis. Esse cardápio tem 643 calorias, 68 g de proteínas, 50 g de carboidratos e 18 g de gorduras.

– Refeição 7

Finalmente, em sua última refeição do dia, Rich ingere duas medidas do suplemento Myofusion, ½ xícara de claras de ovos, ½ copo de suco de maça, uma colher de sopa de manteiga de amendoim e água batida com gelo. Tudo isso possui 507 calorias, 67 g de proteínas, 27 g de carboidratos e 14 g de gorduras.

Alimentação nas viagens

Precavido, Rich Gaspari também planeja como será a sua alimentação durante as suas viagens, fazendo algumas substituições em sua dieta, por alimentos que sejam mais fáceis de serem encontrados em qualquer lugar que ele esteja.

Com isso, o seu consumo calórico diário quando está longe de sua cidade cai para 2.212 calorias, com 59 g de gorduras, 257 g de proteínas e 174 g de carboidratos.

– Refeição 1

A primeira refeição contempla uma xícara de claras de ovos, uma xícara com pimentas, tomates e cebolas fatiados e uma fatia de melancia, o que rende 199 calorias, 29 g de proteínas, 20 g de carboidratos e nada de gorduras.

– Refeição 2

Em sua segunda refeição enquanto viaja, Rich Gaspari consome somente dez amêndoas cruas, com 178 calorias, 6 g de proteínas, 6 g de proteínas e 16 g de gorduras.

– Refeição 3

Na terceira vez em que come durante suas viagens, ele ingere apenas duas medidas do suplemento Myofusion, com 294 calorias, 50 g de proteínas, 10 g de carboidratos e 6 g de gorduras.

– Refeição 4

Já em sua quarta alimentação do dia, ele come quatro bolinhos de arroz integral e 170 g de peito de frango grelhado, o que resulta em 199 calorias, 30 g de proteínas, 14 g de carboidratos e nada de gorduras.

– Refeição 5

Na quinta vez em que come enquanto está viajando, Rich Gaspari se alimenta com 170 g do peixe-dourado, uma batata pequena, 85 g de vagens cozidas a vapor e uma porção de salada verde com vinagre. Tudo isso resulta em 406 calorias, 48 g de proteínas, 36 g de carboidratos e 7 g de gorduras.

– Refeição 6

Na próxima refeição, Rich come mais 10 amêndoas cruas e uma banana, em um total de 283 calorias, 7 g de proteínas, 33 g de carboidratos e 16 g de gorduras.

– Refeição 7 

Na sétima vez em que come no meio de suas viagens, ele segue um cardápio com três bolinhos de arroz integral, 170 g de peito de frango grelhado e uma porção de salada verde com vinagre. Tudo isso resulta em 209 calorias, 33 g de proteínas, 14 g de carboidratos e nada de gorduras.

– Refeição 8

A última refeição contempla 444 calorias, 54 g de proteínas, 41 g de carboidratos e 14 g de gorduras, distribuídos em duas medidas do suplemento Myofusion, ½ copo de maçã e uma colher de sopa de manteiga de amendoim natural.

Suplementos

Além do suplemento proteico Gaspari Myofusion, o americano utiliza o Gaspari SuperPump Max em sua alimentação pré-treinamento e o Gaspari Anavite, como multivitamínico.

Treino de Rich Gaspari

Nas oito semanas antecedentes a uma competição que fosse participar quando atuava como fisiculturista, Gaspari dividia a sua semana de treinamentos da seguinte maneira:

  • Dia 1: Treino de panturrilha, peito, abdominal, aeróbico e ensaio de pose de manhã e braços na parte da noite;
  • Dia 2: Treino de costas, abdominal e aeróbico no período matutino e de ombros no período noturno;
  • Dia 3: Manhã reservada para o treinamento de pernas e a noite dedicada para trabalhar a musculatura da panturrilha e o abdômen.

Nessa época, ele treinava seis dias consecutivos e então tinha um dia de descanso. Apenas quando não estava na época de preparação para algum campeonato, Rich pausava o seu treino a cada três dias para ter um descanso.

Os pesos que ele utilizava em suas séries eram bastante pesados e ele fazia poucas repetições.

A seguir, você pode conferir um vídeo de um treinamento de Rich Gaspari realizado no ano de 1986:

O treino de hoje em dia

Atualmente, Rich Gaspari está com 52 anos de idade, mas isso não quer dizer que ele tenha parado de se dedicar aos treinamentos físicos. No entanto, a sua série de exercícios é mais moderada, feita em somente um período do dia e dura no máximo de 1h a 1h15min. Ele treina durante cinco dias da semana e reserva os outros dois para o descanso do corpo.

Para evitar lesões, hoje em dia o americano usa pesos mais leves e faz mais repetições em suas séries.

Confira abaixo como é a rotina atual de treino de Rich Gaspari:

  • Dia 1: Treino abdominal e de peito
  • Dia 2: Treino de costas e de panturrilha
  • Dia 3: Treino de pernas
  • Dia 4: Treino de ombros e abdominal
  • Dia 5: Treino de bíceps e tríceps

Vida depois da aposentadoria dos palcos

1eboaforma

Rich Gaspari competiu pela última vez em um campeonato profissional de fisiculturismo no ano de 1996, no San Jose Pro Invitational, evento em que ficou com a 16ª colocação. Entretanto, o fato dele ter deixado os palcos das competições não quer dizer que ele tenha deixado de lado a modalidade.

Ao lado de especialistas em ciências do esporte, Rich desenvolveu uma linha de suplementos esportivos que carregam o seu nome: a Gaspari Nutrition. Os produtos da marca prometem auxiliar o praticante durante o treinamento, a melhorar resistência, no processo de recuperação e no crescimento muscular.

Mais fotos e vídeos

Abaixo você pode visualizar mais algumas fotos e vídeos do fisiculturista Rich Gaspari:

1hboaforma

1gboaforma

1bboaforma

1aboaforma

1cboaforma

1dboaforma

Rich Gaspari, naquela que foi considerada a sua melhor forma como fisiculturista:

https://youtu.be/RYFGipjCWkQ

Rich Gaspari recebendo o prêmio Lifetime Achievement das mãos de Arnold Schwaezenegger no ano de 2013:

Você conhecia o trabalho do fisiculturista Rich Gaspari? O que acha da diferença de seu treino e dieta atual para o da época de profissional? Você seguiria algum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário