O girassol é uma flor bem vistosa, de coloração amarela e que é originária da América do Norte, ainda que seja cultivada em todo o mundo.
No Brasil, o seu cultivo comercial acontece principalmente nos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Bahia, Paraná e Ceará, conforme informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Entretanto, vamos analisar abaixo se a folha de girassol emagrece, entendendo para que serve essa parte da planta e quais são os benefícios que o seu chá pode oferecer à saúde e boa forma.
A folha de girassol emagrece?
De acordo com informações do Natural Medicinal Herbs, um chá preparado a partir das folhas do girassol possui propriedades diuréticas. Isso significa que ele pode auxiliar a estimular a eliminação do líquido retido no organismo por meio da urina.
E isso quer dizer que o chá da folha de girassol emagrece? Na verdade, essa retenção de líquido deixa o corpo inchado, com a aparência de ser mais cheinho. Assim, quando essa água em excesso é eliminada, perde-se também o inchaço.
No entanto, é preciso ter em mente que isso não caracteriza uma perda de gordura, mas sim uma perda de líquido, que estava excessivo no corpo, deixando-o mais cheio. Portanto, mais exato do que dizer que a folha de girassol emagrece por meio do seu chá é afirmar que, de tal maneira, ela pode contribuir com o combate ao inchaço provocado pela retenção hídrica.
Portanto, para quem deseja emagrecer, ainda é importante seguir toda uma alimentação que seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente como forma de maximizar a queima de calorias – preferencialmente com a ajuda e acompanhamento de profissionais como nutricionista e personal trainer.
Benefícios da folha de girassol
Agora que já entendemos se a folha de girassol emagrece, que tal conhecermos alguns benefícios que já foram atribuídos a ela?
- De acordo com informações do Natural Medicinal Herbs, as folhas de girassol esmagadas podem ser utilizadas para fazer cataplasmas para auxiliar o tratamento de feridas, inchaços, picadas de cobras e picadas de aranhas;
- O chá preparado a partir das folhas de girassol também é dotado de ação expectorante. Quando uma erva tem propriedade expectorante, isso significa que ela contribui com a eliminação do catarro presente nas vias respiratórias;
- O Natural Medicinal Herbs relatou ainda que o chá feito com as folhas de girassol pode ser usado para auxiliar o tratamento de febres altas;
- A bebida é dotada também de propriedades adstringentes. A propriedade adstringente é descrita como o auxílio à contração dos tecidos e órgãos do corpo, sendo útil para ajudar a diminuir as secreções excessivas e a preservar a umidade natural desses tecidos.
Receita de chá de folha de girassol
Ingredientes:
- 1 porção média de folhas de girassol (pode ser natural ou desidratada);
- 1 litro de água;
- Raspas de ½ limão;
- Adoçante a gosto.
Modo de preparo:
Ferver as folhas de girassol no litro de água durante 30 minutos e peneirar; Adicionar o gengibre à mistura, mexer bem, porém, não peneiras; Adicionar as raspas de limão na hora de servir e tomar o chá imediatamente, quente ou com gelo.
A receita é própria para pessoas adultos e saudáveis e aconselhou que, em caso de dúvidas, um médico deve ser consultado. Isso é importante para se certificar de que o chá não fará mal e realmente terá utilidade para você.
Cuidados com a folha de girassol
Antes de usar o ingrediente, converse com o seu médico para se certificar de que ele é indicado para o seu caso, como e em que quantidade você deve usá-lo e que não lhe fará mal, especialmente se você sofrer com algum tipo de doença ou condição de saúde, for criança, adolescente ou idoso, estiver grávida ou encontrar-se na fase de amamentação de seu bebê.
Outro ponto fundamental é certificar-se de que a folha de girassol adquirida por você tem boa procedência, é segura, de qualidade e natural.
Não use somente o chá de folha de girassol para tratar algum problema de saúde – no lugar disso, consulte o seu médico para saber se ele pode fazer parte do tratamento que foi passado por ele e não deixe de seguir as orientações trazidas pelo profissional.
Também é importante perguntar ao médico se a folha de girassol não pode interagir com algum medicamento que você esteja utilizando, de maneira a prejudicar o seu organismo e/ou o seu tratamento.
Além disso, se depois de usar o ingrediente você sofrer com algum tipo de reação adversa, procure imediatamente o médico para saber como deve proceder a partir de então.
Plantei várias sementes de girassol no meu jardim, como tem vários pés, retirei a folha de alguns e estou fazendo um chá. Com limão ficou bem gostoso e a princípio abriu minhas vias respiratórias.