Folha de Girassol Emagrece? Para Que Serve, Benefícios, Chá e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

O girassol é uma flor bem vistosa, de coloração amarela e que é originária da América do Norte, ainda que seja cultivada em todo o mundo.

No Brasil, o seu cultivo comercial acontece principalmente nos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Bahia, Paraná e Ceará, conforme informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entretanto, vamos analisar abaixo se a folha de girassol emagrece, entendendo para que serve essa parte da planta e quais são os benefícios que o seu chá pode oferecer à saúde e boa forma.

A folha de girassol emagrece? 

De acordo com informações do Natural Medicinal Herbs, um chá preparado a partir das folhas do girassol possui propriedades diuréticas. Isso significa que ele pode auxiliar a estimular a eliminação do líquido retido no organismo por meio da urina.

E isso quer dizer que o chá da folha de girassol emagrece? Na verdade, essa retenção de líquido deixa o corpo inchado, com a aparência de ser mais cheinho. Assim, quando essa água em excesso é eliminada, perde-se também o inchaço.

No entanto, é preciso ter em mente que isso não caracteriza uma perda de gordura, mas sim uma perda de líquido, que estava excessivo no corpo, deixando-o mais cheio. Portanto, mais exato do que dizer que a folha de girassol emagrece por meio do seu chá é afirmar que, de tal maneira, ela pode contribuir com o combate ao inchaço provocado pela retenção hídrica.

Portanto, para quem deseja emagrecer, ainda é importante seguir toda uma alimentação que seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente como forma de maximizar a queima de calorias – preferencialmente com a ajuda e acompanhamento de profissionais como nutricionista e personal trainer.

Benefícios da folha de girassol

Agora que já entendemos se a folha de girassol emagrece, que tal conhecermos alguns benefícios que já foram atribuídos a ela?

  • De acordo com informações do Natural Medicinal Herbs, as folhas de girassol esmagadas podem ser utilizadas para fazer cataplasmas para auxiliar o tratamento de feridas, inchaços, picadas de cobras e picadas de aranhas;
  • O chá preparado a partir das folhas de girassol também é dotado de ação expectorante. Quando uma erva tem propriedade expectorante, isso significa que ela contribui com a eliminação do catarro presente nas vias respiratórias;
  • O Natural Medicinal Herbs relatou ainda que o chá feito com as folhas de girassol pode ser usado para auxiliar o tratamento de febres altas;
  • A bebida é dotada também de propriedades adstringentes. A propriedade adstringente é descrita como o auxílio à contração dos tecidos e órgãos do corpo, sendo útil para ajudar a diminuir as secreções excessivas e a preservar a umidade natural desses tecidos.

Receita de chá de folha de girassol 

Ingredientes: 

  • 1 porção média de folhas de girassol (pode ser natural ou desidratada);
  • 1 litro de água;
  • Raspas de ½ limão;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Ferver as folhas de girassol no litro de água durante 30 minutos e peneirar; Adicionar o gengibre à mistura, mexer bem, porém, não peneiras; Adicionar as raspas de limão na hora de servir e tomar o chá imediatamente, quente ou com gelo.

A receita é própria para pessoas adultos e saudáveis e aconselhou que, em caso de dúvidas, um médico deve ser consultado. Isso é importante para se certificar de que o chá não fará mal e realmente terá utilidade para você.

Cuidados com a folha de girassol 

Antes de usar o ingrediente, converse com o seu médico para se certificar de que ele é indicado para o seu caso, como e em que quantidade você deve usá-lo e que não lhe fará mal, especialmente se você sofrer com algum tipo de doença ou condição de saúde, for criança, adolescente ou idoso, estiver grávida ou encontrar-se na fase de amamentação de seu bebê.

Outro ponto fundamental é certificar-se de que a folha de girassol adquirida por você tem boa procedência, é segura, de qualidade e natural.

Não use somente o chá de folha de girassol para tratar algum problema de saúde – no lugar disso, consulte o seu médico para saber se ele pode fazer parte do tratamento que foi passado por ele e não deixe de seguir as orientações trazidas pelo profissional.

Também é importante perguntar ao médico se a folha de girassol não pode interagir com algum medicamento que você esteja utilizando, de maneira a prejudicar o seu organismo e/ou o seu tratamento.

Além disso, se depois de usar o ingrediente você sofrer com algum tipo de reação adversa, procure imediatamente o médico para saber como deve proceder a partir de então.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que a folha de girassol emagrece? Tem curiosidade de experimentar o chá para testar os seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Folha de Girassol Emagrece? Para Que Serve, Benefícios, Chá e Dicas”

  1. Plantei várias sementes de girassol no meu jardim, como tem vários pés, retirei a folha de alguns e estou fazendo um chá. Com limão ficou bem gostoso e a princípio abriu minhas vias respiratórias.