Fruta Pupunha Engorda? Benefícios, Receitas, Calorias e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Originária do Brasil, mais precisamente da região Amazônica, a fruta pupunha é oriunda de uma palmeira que apresenta 20 m de altura. Esse fruto era bastante apreciado pelos incas.

Atualmente, a pupunha é comercializada em sua forma cozida por vendedores ambulantes nas ruas e feiras das cidades da região Amazônica. Ela é utilizada como ingrediente de diversas preparações culinárias como azeite, doces, bolos, pães, vinhos sorvetes. Sua polpa é utilizada como ração animal em substituição ao milho.

A fruta pupunha engorda?

Quem se preocupa em manter a boa forma ou não deseja engordar, certamente leva em consideração o potencial que cada alimento tem para estimular o aumento de peso na hora de escolher o cardápio de suas refeições.

Mas e em relação à fruta pupunha? Será que podemos dizer que a fruta pupunha engorda? Pois bem, vamos começar a nossa análise a partir da quantidade de calorias encontradas no alimento.

– Calorias

Uma unidade de fruta pupunha apresenta 58 calorias, enquanto uma porção de 100 g do alimento contém 192 calorias.

Pela diferença calórica entre as porções, é possível concluir que a fruta pupunha engorda em algumas ocasiões e em outras não. Como isso acontece? Entenda.

– Porção

O efeito no que se refere ao acúmulo de calorias no corpo a partir do consumo do alimento dependerá da porção que a pessoa ingere ao dia. Uma unidade com 58 calorias provavelmente não trará tantos efeitos negativos, já a porção de 100 g, especialmente se for consumida mais de uma vez, pode estimular o aumento de peso.

Portanto, a fruta pupunha engorda se for consumida de maneira bastante exagerada, em uma quantidade muito elevada. Até porque ela também é fonte de fibras, que ajudam promover a sensação de saciedade no organismo.

Assim, elas auxiliam no controle do apetite e, por consequência, favorecem um consumo mais baixo de calorias, o que é bastante benéfico para a perda de peso ou manutenção da boa forma. Enquanto uma unidade do alimento contém 1,5 g de fibras, uma porção de 100 g carrega 5,1g do nutriente.

Por outro lado, em casos em que a ingestão for controlada, não se espera que ela cause o indesejado efeito.

Considerando a refeição como um todo

Além disso, é importante saber que quando falamos da alimentação, não é uma comida ou outra que deve ser responsabilizada sozinha pelo aumento do peso. Por exemplo, se a pessoa segue uma dieta descontrolada, cheia de calorias e açúcar e vive comendo guloseimas, provavelmente engordará, ainda que escolha comer somente uma unidade da fruta pupunha.

Entretanto, se o indivíduo tem uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e ainda pratica atividade física para maximizar a queima calórica, o fato dele comer 100 g do alimento uma vez ou outra certamente não trará tantos efeitos negativos.

Assim, se você deseja manter a boa forma ou emagrecer, levando em conta se a fruta pupunha engorda ou não, a fórmula ainda é alimentar-se com controle e praticar exercícios para gastar mais calorias.

Os benefícios da pupunha

 Confira a seguir uma lista com os benefícios que já foram associados à fruta pupunha:

  • Alta ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres que causam doenças e estão relacionados ao envelhecimento precoce;
  • É composta por uma taxa elevada de carotenoides, pigmentos que trazem justamente a ação antioxidante de atuam no estímulo ao sistema imunológico, na prevenção e diminuição do risco de desenvolvimento de câncer e de doenças degenerativas e na saúde dos olhos;
  • Os carotenoides da pupunha também são fundamentais para a síntese de vitamina A, sendo chamados de pró-vitamina A. Em conversa com o site Vix, a nutricionista Paola Moreira afirmou que pesquisas já indicaram que a fruta pupunha é um dos principais alimentos pró-vitamina A encontrados na biodiversidade brasileira;
  • A vitamina A é importante para a saúde dos dentes, dos tecidos moles do corpo, da membrana mucosa e da pele. Ela inda produz os pigmentos da retina dos olhos, promovendo a boa visão, principalmente em luz baixa. Além disso, o nutriente é necessário para a reprodução e importante para a amamentação.
  • A fruta pupunha também contribui com o desenvolvimento dos ossos.

Receitas com a pupunha 

1. Bolo de pupunha

Ingredientes:

  • 2 copos de pupunha cozida e amassada;
  • 2 copos de leite de coco ou leite comum;
  • 5 ovos;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 copos de açúcar ou 3 colheres de sopa em adoçante em pó
  • 2 colheres de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

  1. Bater o leite e a pupunha amassada durante cinco minutos no liquidificador;
  2. Bater as claras dos ovos em neve e reservar;
  3. Bater bem a manteiga e o açúcar com o auxílio da batedeira, adicionando as gemas dos aos poucos;
  4. Adicionar a pupunha batida com leite e a farinha de trigo. Continuar batendo e juntar as claras em leve, mexendo cuidadosamente;
  5. Transferir a massa para uma forma untada e assar durante aproximadamente 30 a 40 minutos no forno.

2. Ovo com purê de pupunha e molho de cogumelos 

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • Farinha de trigo, farinha de rosca e 1 ovo para empanar;
  • 100 g de cogumelos;
  • 50 g de manteiga;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 50 ml de vinho branco;
  • 200 ml de creme de leite fresco;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • 200 g de pupunha cozida e amassada;
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar os ovos em água fervente durante 4,5 minutos. Então, resfrie prontamente na água gelada e descasque com cuidado;
  2. Empanar os ovos passando um por vez na farinha de trigo, na farinha de rosco e no outro ovo. Reservar;
  3. Refogar os cogumelos na manteiga. Adicionar o alho e o vinho branco e deixar reduzir. Acrescentar o creme de leite e temperar com o sal e a pimenta-do-reino;
  4. Fritar os ovos no óleo por imersão em 180 º C até que eles estejam dourados. Aquecer a pupunha e dar mais uma amassada para ficar bem com a consistência de um purê. Montar o prato com o molho de cogumelo no fundo, com o purê de pupunha em cima e o ovo no topo do purê.

Aproveite essas receitas e experimente a fruta pupunha!

Você já conhecia essa fruta e seus benefícios? Já tinha ouvido falar se a fruta pupunha engorda ou não? Conhece outras receitas que a utilizem? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Fruta Pupunha Engorda? Benefícios, Receitas, Calorias e Dicas”

  1. Sou de Belém do Pará e somos habituados a comer essa fruta com café. É um substituto do pão. Porém, também é consumida de outras formas, inclusive na comida. Deliciosa!