Originária do Brasil, mais precisamente da região Amazônica, a fruta pupunha é oriunda de uma palmeira que apresenta 20 m de altura. Esse fruto era bastante apreciado pelos incas.
Atualmente, a pupunha é comercializada em sua forma cozida por vendedores ambulantes nas ruas e feiras das cidades da região Amazônica. Ela é utilizada como ingrediente de diversas preparações culinárias como azeite, doces, bolos, pães, vinhos sorvetes. Sua polpa é utilizada como ração animal em substituição ao milho.
A fruta pupunha engorda?
Quem se preocupa em manter a boa forma ou não deseja engordar, certamente leva em consideração o potencial que cada alimento tem para estimular o aumento de peso na hora de escolher o cardápio de suas refeições.
Mas e em relação à fruta pupunha? Será que podemos dizer que a fruta pupunha engorda? Pois bem, vamos começar a nossa análise a partir da quantidade de calorias encontradas no alimento.
– Calorias
Uma unidade de fruta pupunha apresenta 58 calorias, enquanto uma porção de 100 g do alimento contém 192 calorias.
Pela diferença calórica entre as porções, é possível concluir que a fruta pupunha engorda em algumas ocasiões e em outras não. Como isso acontece? Entenda.
– Porção
O efeito no que se refere ao acúmulo de calorias no corpo a partir do consumo do alimento dependerá da porção que a pessoa ingere ao dia. Uma unidade com 58 calorias provavelmente não trará tantos efeitos negativos, já a porção de 100 g, especialmente se for consumida mais de uma vez, pode estimular o aumento de peso.
Portanto, a fruta pupunha engorda se for consumida de maneira bastante exagerada, em uma quantidade muito elevada. Até porque ela também é fonte de fibras, que ajudam promover a sensação de saciedade no organismo.
Assim, elas auxiliam no controle do apetite e, por consequência, favorecem um consumo mais baixo de calorias, o que é bastante benéfico para a perda de peso ou manutenção da boa forma. Enquanto uma unidade do alimento contém 1,5 g de fibras, uma porção de 100 g carrega 5,1g do nutriente.
Por outro lado, em casos em que a ingestão for controlada, não se espera que ela cause o indesejado efeito.
Considerando a refeição como um todo
Além disso, é importante saber que quando falamos da alimentação, não é uma comida ou outra que deve ser responsabilizada sozinha pelo aumento do peso. Por exemplo, se a pessoa segue uma dieta descontrolada, cheia de calorias e açúcar e vive comendo guloseimas, provavelmente engordará, ainda que escolha comer somente uma unidade da fruta pupunha.
Entretanto, se o indivíduo tem uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e ainda pratica atividade física para maximizar a queima calórica, o fato dele comer 100 g do alimento uma vez ou outra certamente não trará tantos efeitos negativos.
Assim, se você deseja manter a boa forma ou emagrecer, levando em conta se a fruta pupunha engorda ou não, a fórmula ainda é alimentar-se com controle e praticar exercícios para gastar mais calorias.
Os benefícios da pupunha
Confira a seguir uma lista com os benefícios que já foram associados à fruta pupunha:
- Alta ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres que causam doenças e estão relacionados ao envelhecimento precoce;
- É composta por uma taxa elevada de carotenoides, pigmentos que trazem justamente a ação antioxidante de atuam no estímulo ao sistema imunológico, na prevenção e diminuição do risco de desenvolvimento de câncer e de doenças degenerativas e na saúde dos olhos;
- Os carotenoides da pupunha também são fundamentais para a síntese de vitamina A, sendo chamados de pró-vitamina A. Em conversa com o site Vix, a nutricionista Paola Moreira afirmou que pesquisas já indicaram que a fruta pupunha é um dos principais alimentos pró-vitamina A encontrados na biodiversidade brasileira;
- A vitamina A é importante para a saúde dos dentes, dos tecidos moles do corpo, da membrana mucosa e da pele. Ela inda produz os pigmentos da retina dos olhos, promovendo a boa visão, principalmente em luz baixa. Além disso, o nutriente é necessário para a reprodução e importante para a amamentação.
- A fruta pupunha também contribui com o desenvolvimento dos ossos.
Receitas com a pupunha
1. Bolo de pupunha
Ingredientes:
- 2 copos de pupunha cozida e amassada;
- 2 copos de leite de coco ou leite comum;
- 5 ovos;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 2 copos de açúcar ou 3 colheres de sopa em adoçante em pó
- 2 colheres de farinha de trigo;
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo:
- Bater o leite e a pupunha amassada durante cinco minutos no liquidificador;
- Bater as claras dos ovos em neve e reservar;
- Bater bem a manteiga e o açúcar com o auxílio da batedeira, adicionando as gemas dos aos poucos;
- Adicionar a pupunha batida com leite e a farinha de trigo. Continuar batendo e juntar as claras em leve, mexendo cuidadosamente;
- Transferir a massa para uma forma untada e assar durante aproximadamente 30 a 40 minutos no forno.
2. Ovo com purê de pupunha e molho de cogumelos
Ingredientes:
- 4 ovos;
- Farinha de trigo, farinha de rosca e 1 ovo para empanar;
- 100 g de cogumelos;
- 50 g de manteiga;
- 2 dentes de alho picados;
- 50 ml de vinho branco;
- 200 ml de creme de leite fresco;
- Sal;
- Pimenta-do-reino;
- 200 g de pupunha cozida e amassada;
- Óleo para fritar.
Modo de preparo:
- Cozinhar os ovos em água fervente durante 4,5 minutos. Então, resfrie prontamente na água gelada e descasque com cuidado;
- Empanar os ovos passando um por vez na farinha de trigo, na farinha de rosco e no outro ovo. Reservar;
- Refogar os cogumelos na manteiga. Adicionar o alho e o vinho branco e deixar reduzir. Acrescentar o creme de leite e temperar com o sal e a pimenta-do-reino;
- Fritar os ovos no óleo por imersão em 180 º C até que eles estejam dourados. Aquecer a pupunha e dar mais uma amassada para ficar bem com a consistência de um purê. Montar o prato com o molho de cogumelo no fundo, com o purê de pupunha em cima e o ovo no topo do purê.
Aproveite essas receitas e experimente a fruta pupunha!
Sou de Belém do Pará e somos habituados a comer essa fruta com café. É um substituto do pão. Porém, também é consumida de outras formas, inclusive na comida. Deliciosa!