Fumar Faz Você Perder Peso?

Especialista da área:
atualizado em 08/07/2019

Você deve ter ouvido rumores de que muitas atrizes e modelos fumam para perder peso. A mídia normalmente fotografa as celebridades mais populares fumando nos lugares mais chiques de Hollywood, o que apenas parece reforçar esse argumento. Então a pergunta é, fumar faz você emagrecer?  Se sim, como funciona?

  Continua Depois da Publicidade  

A resposta curta para essa pergunta é sim, mas com efeitos colaterais que podem afetar negativamente sua saúde e fazer que você ganhe peso quando envelhecer. Além disso, a razão pela qual fumar faz você perder peso é péssima, e não faz sentido considerar isso como um motivo para continuar fumando.

Ficar o dia inteiro sem comer ou consumir medicamentos pesados também podem fazer você emagrecer, mas a que custo? Vamos examinar algumas maneiras que o cigarro faz você a perder peso e ver quais são os efeitos no seu corpo.

Cigarros Danificam Suas Papilas Gustativas

Quando você fuma, o alcatrão e a nicotina cobrem suas papilas gustativas e diminuem sua habilidade de funcionar do modo correto.  Isso faz com que sinta que a comida está sem gosto. A comida sem sabor é menos apetitosa, tornando mais difícil que você coma por prazer. Como resultado, você passa a comer apenas para afastar a fome ao invés de aproveitar a comida.

Em vez de matar suas papilas gustativas para fazer você comer menos, você pode começar a tentar controlar suas porções.  Comida faz bem com moderação, então vá em frente e aproveite todos os sabores que a vida tem a oferecer. Usar pratos menores, utensílios menores e fazer porções de comida antes de servir são ótimas estratégias para comer menos (o que é necessário se quer perder peso rápido) sem ficar viciado em nicotina.

Nicotina é um Supressor de Apetite

Foi demonstrado que a nicotina é um supressor de apetite. Portanto, quanto mais fumar, menos fome você vai sentir.  Quando fica com fome e come, suas papilas vão ser menos eficazes, então vai comer apenas até a fome sumir. Tome cuidado para nunca entrar em modo de desnutrição.

Felizmente, existem muitos outros supressores de apetite naturais hoje em dia, e inclusive estratégias para naturalmente diminuir o apetite. Você não tem que pegar um cigarro para parar com os desejos por comida. Ao invés disso, você pode mudar determinados hábitos ou até ir a qualquer loja de alimentos saudáveis e escolher suplementos e alimentos que vão ter o mesmo efeito para a sua perda de peso.

Fumar Acelera seu Metabolismo

O que realmente acontece é que o cigarro faz com seus batimentos cardíacos acelerem.  Quando seus batimentos cardíacos aceleram, seu corpo queima mais calorias para gerar a energia necessária para manter o sangue fluindo na taxa exigida.  Essa queima de calorias adicionais não é tão grande quanto você pensa – pessoas que fumam muito apenas queimam cerca de 200 calorias a mais por dia.

Sem pegar o hábito de fumar, você pode queimar 200 calorias extras em uma caminhada rápida ou simplesmente escolhendo opções mais saudáveis no café da manhã ou almoço. Tomando menos refrigerante e bebendo mais água, ou mudando para o molho de salada light são maneiras que você pode excluir calorias adicionais, sem começar um hábito caro e perigoso como fumar.

Embora fumar possa à primeira vista te ajudar a perder peso, você pode conseguir o mesmo resultado com métodos menos perigosos. Fumar pode causar muitos problemas à saúde, então é melhor usar outros métodos para alcançar seus objetivos de perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você quer aumentar seu metabolismo de uma maneira saudável, deve seguir uma dieta de 6 refeições por dia, praticar atividade física e escolher melhor seus alimentos. Fique longe do cigarro e estará fazendo um enorme bem a si mesmo.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você é fumante? Acabou perdendo peso, ou conhece alguém que fuma e surpreendentemente emagreceu? Comente abaixo essa história!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

46 comentários em “Fumar Faz Você Perder Peso?”

  1. Minha mãe fuma dês dos treze anos. Dos 19 aos 30 ela era um exemplo de magreza. Hoje em dia ela está com 40 anos, com 1, 70 e pesando quase 100 quilos. Eu tenho 17 anos, peguei esse hábito a recém, porem sou magro, bem magro, tenho 1, 87, eu só vim pesquisar achando que eu ia emagrecer mais do que já estou; será isso possível?

  2. Para quem diz que não consegue emagrecer mesmo fumando a anos, que a matéria é tudo balela deixem de fumar e verá que ficarão mais gordo do que já acha que é, vai descontar a ansiedade tudo na comida e vão engordar que nem um leitão.

  3. Comecei a fumar a 2 anos e de lá pra cá emagreci 30 Kg
    Com 21 anos eu pesava 95 kg hj peso 60kg.
    Não aconselho ninguém a começar a fumar pois é um vício caro e que prejudica muito a saúde,mas eu tentei todas as dietas possíveis e só o cigarro me ajudou a perder os kgs a mas.

  4. Mentira tem uns 7 anos que fumo e estou correndo pra emagrecer nao sou gordo mais tenho pneus e barriga e isso e chato, mais e a pura mentira que cigarro ajuda a emagrecer , não caiam nessa nao!!!
    eu fds em roler fumo uns 20 cigarros …….se fosse verdade eu nao estaria correndo todo dia pra perder peso, cigarro tira fome ?? so se for o fiofo de quem falou isso se fosse por min comia muito mais do que estou comendo agora, cigarro nao ajuda porra nem uma so atrapalha , infelizmente nao consigo parar de fumar mais se eu conseguisse eu parava, sai fora dessa bosta de cigarro….entrou e pegou vicio nao e facil depois parar : ( , espero te ajudado algumas pessoas.

    • É a mais pura verdade. Se você é fumante e não tem uma alimentação exagerada, você irá emagrecer, eventualmente. No meu caso, fumo a oito anos e desde o último ano comecei a fumar mais e a tomar muito café, o que resultou em perda de peso. Antes eu estava com 71kg, medindo 1,80m. Hoje estou pesando 63kg. Enfim, vivo esse dilema infernal com o cigarro, e por isso, não aconselho ninguém a fumar seja qual for a razão. Você até pode emagrecer, mas irá envelhecer mais rápido, e comprometerá toda a sua saúde, incluindo a mental (a abstinência afeta seu humor, ansiedade, estresse etc).

  5. Eu acho melhor fazer jejum intermitente pra emagrecer mas não muito longo só um dia sem comer umas 3x ou 2x por semana seca bastante gordura 🙂 mas ter que comer moderado nos outros dias se não estraga toda a dieta

  6. Não entrem nessa onde que fumar ajuda a emagrecer. Sim, cigarro emagrece, mas a que custo você pretende emagrecer tendo o dobro de prejuízos na saúde e além de ficar sendo rejeitado pelas as pessoas por causa do fedor e não fumar em ambientes públicos? E tem mais, depois que vocês param de fumar dá uma fome lascada, vocês comem igual porcos e engordam o dobro do que emagreceu. Sou fumante não é por emagrecer e sim porque é vício fdp. Tirem isso da cabeça de vocês se estiverem querendo fumar para emagrecer, porque para largar vocês vão sofrer.

    • Eu sempre fumei e parei faz uns meses mas em vez de engordar emagreci porque perdi o apetite com a abstinência foi foda… Agora engordei de novo por comilança mas depois de ler isso vou perder os kg extras provavelmente pois voltei a fumar

  7. Verdade mais que verdadeira

    Quando comecei a fumar eu era bem gordo, mas bem gordo mesmo.
    com o tempo fui fumando cada vez mais e com isso fui perdendo o apetite teve um tempo que quando eu sentia o cheiro da comida me dava ânsia de vomito, de 87kg fui para 65kg, sim 65kg.
    não gostei muito de emagrecer tanto pois acabei sofrendo um pouquinho, tive que parar de fumar pois eu entrei no exercito e não aguentaria ”Tranco” se tivesse com aquela falta de folego atoa que todo fumante conhece bem, engordei e com isso vieram estrias mas não dei muita bola. Apos alguns problemas voltei a fumar e agora emagreci 12kg, agora vou fazer alguma atividade física e ver se eu recupero meu peso e a aparecia mais saudável

  8. eu fumo a 5 anos e hoje me falaram isso… eu ri muito pois sempre estive acima do peso… isso tudo não passa de mito….

    • Existe vários biotipos, se vocês temctendencia a engordar, vai engordar mais ainda, agora se tem tendência a emagrecer, sim você vai emagrecer, eu sempre emagreço quando eu volto a fumar.

  9. Eu gosto de fumar, e não fumo para emagrecer ou algo assim, mas o fato é, que estou emagrecendo muito, mesmo comendo normalmente, bem, só que estou emagrecendo demais 🙁 acho que está aumentando meu metabolismo, até porque eu já tenho o biotipo magra, mas agora estou ficando seca! 🙁 eu gosto de fumar, mas me amo também, eu naão quero ficar seca! por isso parei de fumar. Já!

    • Tenho 16 fumo faz um ano, constantemente. Antes eu pesava 57 kilos e hoje peso 47, fazendo academia. Um ano atrás eu não caminhava de casa até a padaria e meu corpo ERA com certeza meu sonho de consumo hoje, mas o vício não me larga. É foda viu.

  10. EU LI TODOS OS COMENTÁRIOS E NÃO VI O MAIS IMPORTANTE A CHAVE PARA RESOLVER ESSES PROBLEMAS APENAS 3 PALAVRAS #ENDOCRINOLOGISTA #CARDIOLOGISTA #NUTRICIONISTA PRA QUEM JÁ FUMA A UM TEMPO #DENTISTA e #TERAPEUTA.

  11. Eu fumo desde os 9 anos. Sempre fui gorda,mas o cigarro não esta ajudando a me imagrecer.
    Devo fumar pelo menos quantos maços de cigarro por dia?

    • Você deve parar de fumar. É um veneno para o corpo. Tenha uma vida saudável e você irá emagrecer de vez.

  12. Eu gostaria de saber, se eu fumasse apenas um cigarro por semana (no sábado), junto com uma dieta simples comendo de três em três horas, eu teria mais facilidade para emagrecer ou apenas um cigarro por semana não faz diferença?

    • O ideal é parar de fumar totalmente. Isso trará mais saúde e perda de peso no longo prazo. Um cigarro não ajudará o processo.

    • Nao, pq 1 so é muito pouco, ainda mais por semana. Acho q esse estudo sao com 3 no minimo por dia, mas geralmente as pessoas fumam em media de 6 a 12 cigarros por dias. Isso fumante mediano, os viciados sao mais q isso.

    • Fumar não emagrece! O que acontece é que pessoas que fumam tendem a ter menos aquela maldita vontade de comer sem necessidade, só por gula mesmo. Quanto à sua dieta, comer de tres em tres horas já se comprovou ser uma pessima dieta. Tenta low carv que você vai ver muito mais diferença em pouco tempo.

  13. Eu acho lindo mulheres mais magras. Tenho 23 e peso 60 kg mais n estou satisfeita com meu corpo gostaria de perder uns 5 kg acho que o cigarro poderia ajudar mais eu detesto o cheiro e depois de ler este texto definitivamente chego a conclusão de que n vale a pena… Ficar fedendo a nicotina só para perder uns kilinhos!

    • Mas tipo nem toda pessoa fica fedendo à cigarro, eu fumo e meus amigos que não fumam percebem que eu nunca fico fedida.. aí eles perguntam como isso.. é pq cigarros paraguaios que fedem assim que fica cheiro empregnado em tudo.. tenta cigarros de marcas mais caras não fedem tanto,tipo carton ou algum com filtro vermelho. ou tenta cigarros mentolados com l.a, lucky strike, gudang garam, black .. os mentolados não deixam cheiro algum,fumo esses no quarto fechado..meus irmão q não fumam nem percebem!

    • Eu tambem detesto o cheiro de cigarro,mais como eu queria emagrecer me indicaram o cigarro Lucks strike ele é de menta e vc não fica fedendo,em 7dias emagreci 4 quilos.

  14. Pois valeria eu adoraria ser magrela,acho lindo mulher magrela braços finos pernas finas cintura fina,elegante uma mulher fica magra

  15. Engordei 10 kg em sete meses depois que parei de fumar. Então acredito que seja verdade o fato de que cigarro emagreça. Mas fumar somente para perder peso é algo que não compensa, os efeitos colaterais são muitos para fazer isso por algo supérfluo…

    • Mas sua alimentação mudou depois que você parou de fumar? Eu estava com 78 kg, comecei a fazer low carb, e fui diminuindo o peso devagar, mas sempre acabava comendo bobagem por causa de alguma frustração, ou ansiedade. Daí comecei a fumar mais por brincadeira, uma pessoa próxima a mim fumava, me ofereceu, senti um pouco de tontura, depois passou e eu não via mais sentido em fumar. Mas quando eu tinha uma frustração ou ansiedade, ao invés de comer algo, acabava fumando. A vontade de comer sumia na hora. Emagreci 11 kg de uma hora pra outra. Fumo há poucos meses, mas vivo procurando algo que substitua o cigarro nessa coisa de descontar

  16. Tenho 19 anos, iniciei a pratica de fumar desde os 15 anos, tudo começou pelo meio social que eu andava não que eu tenha sido obrigado, cada um é dono de suas decisões, mas quando já se tem incentivo desde de casa, fumar se torna algo totalmente normal quando entramos na adolescência. Hoje com 19 anos e 2 meses resolvi largar essa pratica que tanto me fez mal, antes meu peso normal era de 58 á 60 kg, desde que tomei a pratica de fumar constantemente perdi muitos kg, hoje meu peso atual é de 53,200 kg. tenho aparência de um garoto de 15 anos, muito magro, porem tenho hábitos alimentares normais, café, almoço, janta etc, só que desde que comecei a fumar eu como porções pequenas a cada refeição, e isso tem contribuído ainda mais para o meu emagrecimento.

    • Estou com o mesmo problema!
      comecei a fumar com 17 anos, eu pesava uns 56 kg.
      Agora estou com 22 anos e muito magro devo estar com uns 50 kg e tenho 1,67 de altura.
      eu estava com medo de fazer exames, mas agora fico tranquilo que é só parar de fumar!
      Fumo 1 carteira por dia.

  17. Sei como é isso…fumo des dos 19 tenho 27 antes eu era gordinha com o tempo perdi certa de 15 kilos hoje em dia luto pra parar de fumar mas sou muito estressada desconto minhas raivas e minhas tristezas no cigarro ja acordo fumando com isso vou comer algo lá pras 14:00 qdo meu estomago começa a doer muito perdi mais 6 kilos no ano passado por que simplesmente n consigo comer como antes isso é horrivel muita gente me ve acha que estou doente agora estou diminuindo pq eu tomo anticoncepcional estou com a corda no pescoço apesar da minha vida não ser muito boa não vou sacrifica-la por nada nem por esse vicio!

    • Na verdade tudo gira em torno do que voce acabou de dizer: descontar pressões emocionais em algo. A maioria das pessoas descontam na comida, quanto mais gordurosa e cheia de carboidrato, melhor, por isso engordam tanto. Quando se fuma, vai se descontando no cigarro. De qualquer forma são exageros, desequilibrios que precisam ser tratados para que a gente aprenda a lidar com as frustrações ou tristezas ou até a ansiedade sem descontar em nada, pq assim qualquer coisa se torna um veneno. O cigarro só tem mais consequências negativas.

  18. É burrice pensarem nisso! Pra que fumar pra emagrecer se você vai acabar contraindo a possibilidade de um monte de outras doenças?? Me poupe