Gel redutor de medidas e gordura funciona mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

Os géis redutores de medidas prometem um aumento na circulação sanguínea e um efeito termogênico que potencializa a queima de gordura subcutânea.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse tipo de gel ou creme tem o objetivo de queimar gordura localizada, firmar a pele e alguns afirmam que reduzem até a celulite. Mas não basta massagear o gel sobre a pele e sentar no sofá. É importante manter uma rotina de exercícios físicos e seguir uma dieta equilibrada.

Aliás, muitos fabricantes de produtos redutores de medida recomendam o uso dos géis antes das atividades físicas para obter melhores resultados.

Veja então quais são os ingredientes mais comuns em um gel redutor de medidas e entenda se ele funciona mesmo.

Composição de um gel redutor de medidas

creme na pele

Os produtos para reduzir medidas geralmente são encontrados na forma de gel, mas também é possível encontrar cremes com a mesma função.

A composição química de cada produto é diferente, mas os ingredientes mais encontrados e suas respectivas funções são as seguintes:

  • Mentol e a cânfora, que atuam resfriando a pele e estimulando o fluxo sanguíneo para a região;
  • Cafeína, que tem efeito termogênico e pode acelerar o metabolismo, potencializar a quebra de gordura localizada e prevenir o acúmulo de mais células adiposas;
  • Cavalinha, que pode estimular a formação de colágeno;
  • Centella asiática, ingrediente que melhora a elasticidade da pele e reduz o inchaço, por promover a drenagem dos líquidos;
  • Castanha da índia, um composto natural que tem ação anti-inflamatória e pode diminuir o inchaço corporal;
  • Vitamina E, que estimula a vasodilatação, aumenta a circulação sanguínea e reduz o inchaço.

Parte do mecanismo de ação de um gel redutor de medidas é desidratar as células de gordura localizada por meio do estímulo à termogênese, ao suor e ao aumento do metabolismo corporal. Isso acaba reduzindo a retenção de líquidos e causando a redução das medidas.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, a maioria dessas substâncias pode ajudar a acelerar o metabolismo e a aumentar a circulação sanguínea, mas a ciência ainda não comprovou nenhum desses efeitos.

Por outro lado, esses cremes podem hidratar o local e estimular a produção de colágeno, o que ajuda a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele.

Como usar

creme nas pernas

Usar gel ou creme redutor de medidas 1 ou 2 vezes ao dia é suficiente, de acordo com os fabricantes. É importante massagear bem o local em movimentos circulares. Além disso, os resultados normalmente não são imediatos, sendo necessário esperar pelo menos 8 semanas para começar a notar alguma mudança.

As pessoas costumam usar esse tipo de produto nas regiões em que há maior acúmulo de gordura, como barriga, coxas e glúteos.

Funciona mesmo?

reduzir medidas

A princípio ainda não existe nenhuma comprovação que o gel redutor funcione. No caso de optar por utilizá-lo, tem que ser aliado a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Associar o uso do gel redutor com tratamentos estéticos, como massagem profissional, pode melhorar a oxigenação dos tecidos e o tônus muscular, combatendo a flacidez e deixando a pele mais firme. 

  Continua Depois da Publicidade  

A drenagem linfática também pode potencializar a ação do produto, já que ela ajuda a eliminar toxinas e fluidos em excesso, reduzindo o inchaço e algumas medidas.

Além disso, usar um gel redutor de medidas cerca de 30 minutos antes de se exercitar estimula o fluxo sanguíneo e pode ajudar a queimar mais gordura. 

No entanto, não aposte todas as suas fichas em um gel ou creme para emagrecer. É importante associar o uso desses produtos com uma dieta hipocalórica e com a prática de exercícios aeróbicos que estimulam a queima de gordura.

Fontes e referências adicionais

Você já testou algum gel redutor de medidas? Como foi sua experiência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário