4 dicas para desinchar e disfarçar a celulite!

Especialista:
atualizado em 18/08/2020

Dois problemas na aparência que incomodam muitas mulheres são o inchaço e a celulite, que pode atingir inclusive aquelas mais saradas.

Enquanto o inchaço traz aquela impressão de que o corpo encontra-se mais volumoso do que realmente é, as celulites trazem aquelas marquinhas com aspectos de furos (a famosa casca de laranja) nas coxas, nádegas e quadris, que ninguém gosta de encontrar.

celulite na coxa

Com isso em mente, resolvemos trazer algumas dicas que podem ajudar a desinchar e a disfarçar a celulite! Dê uma conferida na lista a seguir:

1. Aumentar a ingestão de magnésio

Consumir mais magnésio pode ajudar porque o mineral é um eletrólito que já foi associado à diminuição do inchaço no corpo, especialmente o relacionado ao líquido que fica abaixo da pele (subcutâneo).

O magnésio também é conhecido por ajudar mulheres durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM), por ser uma uma fase em que elas ficam mais inchadas e as celulites ficam mais aparentes.

A lista de alimentos que servem como fontes de magnésio inclui por exemplo:

  • abacate;
  • sementes de abóbora;
  • tofu;
  • nozes.

2. Consumir mais alimentos ricos em potássio

Quanto mais potássio circula no organismo, mais sódio é excretado. Isso é útil porque o excesso de sódio retém os líquidos no organismo, e isso cria aquele aspecto de inchaço.

Além da já reconhecida banana, o grupo dos alimentos ricos em potássio é composto por:

  • batata doce;
  • abacate;
  • água de coco;
  • feijões;
  • melancia.

Mas atenção: não vai adiantar muito coisa ingerir mais potássio e magnésio, porém continuar a consumir muitos alimentos ricos em sódio, como por exemplo é o caso das comidas industrializados.

O ideal é limitar a ingestão desses alimentos e o consumo de sal (que é rico em sódio) – até porque o excesso de sódio não está associado apenas ao inchaço, mas também está ligado a vários problemas de saúde.

3. Manter-se bem hidratado

Algumas pessoas acham que por estarem inchadas e com retenção de líquido não devem consumir tanta água para que o líquido retido seja eliminado. Mas este pensamento está errado.

O organismo só vai eliminar mais líquido se perceber que está recebendo água, até porque o sistema urinário será mais estimulado com a ingestão de água.

Em outras palavras, para eliminar o excesso de líquido retido no organismo que está causando o inchaço é necessário consumir água e manter-se bem hidratado.

Além disso, ter uma ingestão adequada de água é importante porque o líquido é essencial para diversos processos no organismo e necessário para evitar a desidratação.

4. Praticar atividades físicas

Os exercícios físicos que estimulam a circulação de retorno, como o treino intervalado de alta intensidade (HIIT, sigla em inglês), também podem ajudar.

Essas atividades físicas auxiliam na eliminação de líquidos retidos, e consequentemente ajudam a desinchar o corpo, na medida em que provocam o suor. Além disso, os exercícios são responsáveis por ativar o metabolismo para queimar gordura, o que contribui com a melhora do aspecto da celulite.

Atenção: o buraco da celulite é mais embaixo

Algumas das dicas descritas acima podem até dar uma força no que se refere a disfarçar a celulite, mas para obter resultados mais satisfatórios contra o problema é necessário fazer um tratamento mais completo de celulite.

Por isso, se você sofre com a celulite, marque uma avaliação com um dermatologista para conhecer qual o grau de seu problema e encontrar um tratamento adequado e eficiente para você.

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista falando mais a respeito dessas dicas para desinchar e disfarçar a celulite:

Fontes e Referências Adicionais:

Você pretende seguir essas dicas para desinchar e disfarçar a celulite? Tem sofrido com o inchaço e as incômodas marquinhas nas coxas e no bumbum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário