Benefícios do chá de cavalinha, dicas e receitas

atualizado em

Você se perguntou para que serve a cavalinha depois que alguém te ofereceu um chá com essa planta e prometeu que ele traz mil maravilhas?

Bem, a cavalinha (Equisetum arvense L) é uma planta medicinal originária da Europa (região Ártica até ao sul), do Norte de África, do Sul da Ásia e da América.

Bastante utilizada na medicina caseira em toda a América do Sul, ela também é conhecida pelos nomes de cavalinha-gigante, erva-canudo, erva-carnuda e rabo-de-cavalo.

É possível consumir a planta por meio de um chá e é justamente a respeito da bebida que nós falaremos abaixo.

Para que serve a cavalinha e o seu chá? Quais são os seus benefícios? Veja também se o chá de cavalinha emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Cavalinha: Para que serve? Propriedades e benefícios do chá

1. Combate a retenção de líquido

A retenção de líquido é uma condição caracterizada pelo acúmulo de água no organismo, que causa inchaço no corpo. O chá de cavalinha ajuda a combater o problema porque promove a eliminação desse líquido em excesso através da urina, graças ao seu efeito diurético suave

2. Saúde dos ossos

A cavalinha já foi sugerida como uma opção de tratamento para a osteoporose, devido ao fato de conter silício, um mineral necessário para a saúde óssea.

Em um estudo, 122 mulheres italianas tomaram extrato seco de cavalinha ou Osteosil calcium 270 mg duas vezes ao dia (uma combinação de cálcio e cavalinha usada na Itália para tratar osteoporose e fraturas).

Ambos os grupos que receberam a cavalinha tiveram a sua densidade óssea melhorada, no entanto, o estudo foi classificado como mal desenvolvido. Portanto, são necessárias mais pesquisas para determinar se a cavalinha realmente afeta a densidade óssea.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Saúde da pele

A cavalinha possui propriedade adstringente, ou seja, reduz a oleosidade da pele além de combater e prevenir o aparecimento de espinhas. A erva esmagada pode ser aplicada na pele para ajudar no tratamento de feridas, doenças na pele, queimaduras e frieiras.

Um estudo de 10 dias conduzido em 108 mulheres no período pós-parto, que passaram por uma episiotomia (corte cirúrgico para facilitar o parto), apontou que a aplicação de uma pomada com 3% de extrato de cavalinha promoveu a cicatrização da ferida e ajudou a aliviar a dor.

A pesquisa também apontou que o inchaço, a secreção e a vermelhidão da ferida diminuíram significativamente, em comparação com o grupo de controle. Os cientistas atribuíram esses efeitos ao teor de sílica da planta.

Além disso, em estudos com ratos, os animais que foram tratados com pomadas contendo 5% e 10% de extrato de cavalinha tiveram um índice de de 95% a 99% de fechamento de ferida, assim como uma maior regeneração da pele, em comparação com os os grupos de controle da pesquisa.

Entretanto, são necessários mais estudos sobre o efeito direto da cavalinha na cicatrização de feridas para confirmar esses benefícios.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Ação antioxidante

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food no ano de 2010 classificou a cavalinha como uma fonte natural de antioxidantes.

A ação antioxidante é importante para o organismo humano porque combate a ação dos radicais livres, substâncias malignas associadas a diversas doenças.

Por exemplo, os radicais livres podem exercer o papel no aparecimento de problemas de saúde, como câncer, doença no coração e artrite. 

Adicionalmente, o acúmulo de radicais livres ao longo do tempo está comprovadamente associado ao processo de envelhecimento.

5. Propriedade anti-inflamatória

cavalinha

Outra pesquisa, desta vez publicada em 2004, na Pharmacal Research, apresentou as propriedades anti-inflamatórias da cavalinha associadas à diminuição ou prevenção do sangramento causado por hemorróidas.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Memória e cognição

Pesquisadores brasileiros que fizeram um experimento com ratos apontaram que o chá de cavalinha pode ajudar a melhorar a memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Dessa maneira, acredita-se que o efeito seja possível por conta da ação antioxidante da planta medicinal.

Entretanto, é necessário aguardar o resultado de estudos conduzidos em seres humanos para confirmar se o mesmo efeito pode ser observado nas pessoas com o consumo do chá de cavalinha em quantidades convencionais.

7. Bronquite, tosse, resfriado e gripe

Tomar o chá de cavalinha pode auxiliar a tratar problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, associadas a gripes e resfriados.

Isso porque acredita-se que inalar o vapor da bebida pode reduzir a obstrução nasal e que a ingestão do chá de cavalinha contribui para o tratamento da tosse e outros problemas respiratórios.

Como fazer: Receita de chá de cavalinha

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cavalinha
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

  1. Coloque a cavalinha dentro de um recipiente.
  2. Em seguida ferva a água.
  3. Então transfira a água fervente para o recipiente da cavalinha.
  4. Feito isso, deixe abafado por cinco minutos. Coe e sirva.

Veja em mais detalhes como fazer chá de cavalinha.

Cuidados com o chá de cavalinha

A bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças e pessoas que sofrem de disfunção cardíaca e/ou renal, gota, pressão baixa, deficiência de vitamina B1 ou potássio.

É recomendado que as pessoas com diabetes tenham cuidado ao tomar o chá de cavalinha, que consultem o médico e monitorem seus níveis de açúcar no sangue, pois o consumo da bebida pode favorecer o desenvolvimento de hipoglicemia (taxas baixas de glicose no sangue).

As preparações de cavalinha feitas a partir do tipo Equisetum arvense geralmente são consideradas seguras quando usadas adequadamente. Mas, outras espécies da planta chamadas Equisetum palustre são venenosas para os cavalos e recomenda-se evitá-las como forma de precaução.

Entretanto, mesmo o uso prolongado da forma segura da cavalinha é desaconselhado. O uso da erva deve ser a curto prazo e durar até dois meses. Ao utilizar um suplemento à base da planta, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após um mês de uso, antes de retomar seu consumo.

Embora sejam naturais, as ervas contém componentes que podem provocar efeitos colaterais e interagir com outras ervas, suplementos ou medicamentos. 

Por isso, é importante usar essas plantas, como a cavalinha, com cuidado e, de preferência, sob orientação médica ou de um profissional de saúde qualificado no campo da medicina botânica.

Por exemplo, a administração oral da cavalinha pode diminuir os níveis de tiamina (vitamina B1) no organismo. Quem toma álcool regularmente não deve usar a planta, pois as pessoas que consomem álcool cronicamente já podem ter níveis baixos de tiamina.

Além disso, a cavalinha pode fazer mal quando utilizada ao mesmo tempo em que diuréticos, lítio, digoxina e pastilhas ou adesivos de nicotina. Portanto, quem faz uso desses ou de qualquer outro tipo de remédio, suplemento ou planta deve consultar o médico para checar se não faz mal usar a cavalinha ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Entretanto, o consumo moderado do chá de cavalinha é seguro, e tais efeitos são comumente observados em preparações mais concentradas, como extratos e encapsulados.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios do chá de cavalinha listados acima? Tem o costume de tomar este chá? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

76 comentários em “Benefícios do chá de cavalinha, dicas e receitas”

  1. Tomei chá de cavalinha duas vezes e é pior que café:tirou meu sono e não consegui dormir direito.

    Responder
  2. Olá,
    Gostaria de saber se as cápsulas de cavalinha podem ajudar que tem Hiperplasia Prostática Benigna?

    Responder
  3. Me ajude em que ponte fui imoderado e desrespeitoso! Caso eu me tenha equivocado em alguma colocação me ajude a corrigir. Desde já agradeço.

    Responder
  4. Parabéns Mundo Boa Forma pelas informações e que as pessoas façam bom uso das plantas medicinais e muito importante saber onde comprar para não comprar gato por lebre! Comprar só em lojas reconhecidas (mundo verde, herborista e outras). Se a pessoa conhece em cabeceiras de feiras quem a venda, só se for com pessoa séria.
    Obrigado.

    Responder
  5. Boa noite , gostaria de saber se posso mistura Porangaba,cavalinha, centelha asiática e fazer um chá potente. e se quem tem pressão alta pode tomar.gostaria de resposta.

    Responder
    • Mercês, cavalinha auxiliar como diurético pra quem tem hipertensão e ainda repõe potássio. Pode por as outras plantas.

      Responder
  6. Pra infecção de urina chá da folha de abacate faz maravilhas. Deixe secar na porta da geladeira dentro e faça o chá

    Responder