Gosto amargo na boca – Causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 19/05/2021

Ninguém gosta de sentir um gosto amargo na boca e nem sempre a culpa é dos alimentos. Por isso, veja quais são as causas e o que fazer com esse desconforto no paladar.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim que colocamos algo azedo ou picante na boca, sentimos aquele amargor na boca. Apesar do desconforto, a sensação é apenas temporária e logo passa.

Por outro lado, a boca amarga por muito tempo pode querer te dizer alguma coisa.

O paladar é bastante complexo e pode ser afetado por muitos fatores, como por exemplo:

  • Mudanças hormonais da gravidez;
  • Afta na boca;
  • Infecções ou alergias respiratórias;
  • Má higiene bucal.

Por isso, entenda aqui quais são as possíveis causas de gosto amargo na boca e saiba o que fazer para ter o seu paladar normal de volta.

Causas de boca amarga

paladar

Um gosto alterado persistente (ou disgeusia) é um sabor desagradável na boca que pode durar bastante tempo. Um deles é o gosto amargo.

Em geral, não é nada grave. Mas, de qualquer forma, o gosto amargo prejudica a qualidade de vida e precisa de tratamento a partir do momento que causa desconforto e prejuízos no dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, saiba o que pode ser o amargor na sua boca e comece logo o tratamento.

Desidratação

Vários fatores podem contribuir para deixar a sua boca seca. Alguns remédios podem fazer isso reduzindo a sua produção de saliva. Mas a principal causa é a desidratação.

Não beber água suficiente pode deixar a sua boca seca – sem contar os outros prejuízos à saúde por causa da desidratação.

Má higiene dos dentes

A má higienização dos dentes pode causar uma série de problemas de saúde bucal. Como resultado, aumenta a proliferação de bactérias na boca que deixam um gosto amargo.

Para evitar esse tipo de problema, veja quais as doenças bucais mais comuns e aprenda a se prevenir.

Gravidez

É comum que a mulher experimente algumas mudanças no paladar durante a gravidez.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, isso acontece por causa de várias alterações hormonais que acontecem principalmente no primeiro trimestre da gestação. Além disso, essa é a época da gravidez em que a mulher está sujeita a náuseas e vômitos – que também alteram o paladar.

Mas, com o tempo, o paladar tende a se adaptar às mudanças e o gosto amargo na boca melhora.

Infecções respiratórias

Quando temos uma infecção respiratória, nossas papilas gustativas podem ser afetadas. Com isso, nosso paladar muda por um período até que ocorra a recuperação.

Alguns exemplos de doenças que podem prejudicar o paladar são:

  • Rinite;
  • Gripe;
  • Resfriado;
  • Sinusite;
  • Amigdalite;
  • Alergia.

Além disso, a Covid-19 também pode causar alterações no paladar. Assim, fique atento aos outros sinais da doença como a febre e a perda de olfato, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Refluxo ácido

Doenças como a doença do refluxo gastroesofágico podem deixar um sabor desagradável na boca.

Isso acontece porque alguns alimentos e parte do ácido estomacal passam do estômago para o esôfago, causando uma queimação e às vezes um gosto ruim na boca.

Uso de certos remédios ou suplementos

Muitos remédios podem causar um efeito colateral em comum que é a boca seca. Isso ocorre porque alguns medicamentos ou suplementos podem reduzir a produção de saliva, causando a sensação de boca seca.

Por conta da desidratação causada pelo remédio, você pode ficar com a boca amarga.

Deficiência de zinco

O gosto amargo na boca pode indicar que o seu organismo está precisando de zinco.

Nesse caso, é importante fazer um exame de sangue para confirmar a falta de zinco e começar a repor esse nutriente por meio de suplementos ou alimentos ricos em zinco – como por exemplo o feijão, a maioria dos legumes, os ovos, os laticínios e as carnes.

Outras causas menos comuns

Embora seja menos provável, o amargor na boca também pode ser causado por problemas no fígado ou pela cetoacidose diabética.

O que fazer

gosto ruim na boca

Se a causa do gosto amargo for um problema de saúde, é preciso seguir o tratamento sugerido pelo médico.

Por exemplo, no caso de refluxo ácido, consulte um gastroenterologista para indicar o melhor tratamento para refluxo. Por outro lado, se você também está com mau hálito e suspeita de problemas nos dentes, vá até o dentista.

Na maioria das vezes, a boca amarga é resultado da desidratação. Assim, se o sintoma não melhorar depois de beber bastante água ou se persistir mesmo depois de escovar os dentes, procure atendimento médico.

Fontes e referências adicionais

Você já sentiu um gosto amargo na boca que durou muito tempo? Qual era a causa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário