Grávida Pode Tomar Café?

atualizado em

Uma mulher que é fã de café ao longo de toda a sua vida e não fica um dia sequer sem tomar a bebida, pode continuar a consumi-la depois que descobre que está esperando um neném? Veja se grávida pode tomar café ou não a seguir.

Aproveite também para conhecer todos benefícios do café para a saúde e boa forma e conferir uma lista de alimentos perigosos que grávidas devem evitar.

Grávida pode tomar café?

De acordo com informações, o café cafeinado é provavelmente seguro para as gestantes, desde que consumido em quantidades iguais ou menores a duas xícaras diariamente – porção que corresponde a aproximadamente 200 mg de cafeína.

A grávida pode tomar café, porém, apenas com moderação. O metabolismo da cafeína é diminuído na gestante, o que faz com que a substância circule durante mais tempo na corrente sanguínea da futura mamãe e do feto.

Como os estudos científicos realizados em gestantes são limitados, é prudente que a gestante limite o consumo de cafeína ao longo da gestação para reduzir os potenciais riscos de efeitos adversos. Em caso de dúvida, consulte seu ginecologista ou médico de família.

  Continua Depois da Publicidade  

Os problemas que o café e a cafeína podem provocar na gestação

Por sua vez, a Associação Americana da Gravidez recomenda evitar a cafeína o máximo que puder durante a gravidez e a amamentação.

A ingestão de quantias maiores do que as duas xícaras de café/200 mg de cafeína foi associada ao aumento do risco de aborto, parto prematuro e baixo peso ao nascer. Esse risco cresce conforme a quantidade de café que a futura mamãe consome durante a gravidez.

Segundo a Associação Americana da Gravidez, a cafeína é um estimulante, que aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que não é recomendado durante a gravidez.

A organização assinalou ainda que a cafeína também aumenta a frequência da urina, podendo provocar uma diminuição nos níveis dos fluidos corporais e levar a uma desidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme a associação, a cafeína dá conta de cruzar a placenta e chegar até o bebê. A instituição alertou que, embora a mãe consiga lidar com o teor consumido da substância, o metabolismo do bebê que ainda está amadurecendo não consegue metabolizar a cafeína por completo.

Outro ponto que merece destaque é que, de acordo com a Associação Americana da Gravidez, qualquer quantidade de cafeína pode provocar mudanças no padrão de sono ou de movimentação normal do bebê durante os estágios finais da gravidez.

Outros problemas com a cafeína

Além disso, o consumo de doses elevadas de café pode provocar dores de cabeça, ansiedade, agitação, batimentos cardíacos irregulares e zumbido nos ouvidos.

Efeitos colaterais como insônia, nervosismo, inquietude, perturbação estomacal, náusea, vômito e aumento da frequência cardíaca e da taxa de respiração também já foram atribuídos à ingestão do café com cafeína.

A grávida pode tomar café descafeinado?

Até pode, entretanto, a gestante não se entupir desse tipo de café. Ou seja, a moderação continua a ser a palavra-chave.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque o café descafeinado ainda carrega vestígios de cafeína e mesmo as pequenas quantidades da substância presentes nessa versão da bebida podem acumular caso a futura mamãe consuma diversas porções.

Estudo indicou que mesmo o café com baixo teor de cafeína pode fazer mal ao bebê

Segundo uma pesquisa norueguesa, feita com mais de 50 mil mulheres, a ingestão de qualquer quantidade de cafeína ao longo da gestação está associada a um maior risco de obesidade infantil.

Esse foi o primeiro estudo a analisar o impacto da ingestão de baixos teores de cafeína na gestação para as crianças, informou a pesquisa, que também relatou que os pesquisadores acreditam que a cafeína pode mudar a “programação fetal” e modificar a trajetória geral de crescimento de peso da criança.

A nutricionista Alexandra Chaston, que afirmou concordar com a declaração de que não existe um nível saudável de ingestão de cafeína para a gestação, disse ainda que seu conselho é jogar seguro e evitar até mesmo a bebida descafeinada durante a gravidez.

Para as gestantes que consumem  muito café, a nutricionista não indica parar de tomar a bebida de uma vez só porque isso pode fazer com que elas sofram com sintomas de abstinência.

  Continua Depois da Publicidade  

Em vez disso, ela diz que o mais apropriado é tirar o café aos pouquinhos, diminuindo uma xícara por dia e substituir o café tradicional pelo descafeinado até se livrar de uma vez por todas da cafeína dentro de algumas semanas.

Se você tinha o costume de beber café demais antes de ficar grávida, converse com o seu médico para saber como cortar a ingestão da bebida de maneira segura para você e para o seu neném.

Além de saber se a grávida pode tomar café

É fundamental que a futura mamãe tenha o acompanhamento do médico e do nutricionista desde o momento em que descobre que está esperando um neném para saber todos os cuidados que precisa tomar, o que inclui como a alimentação precisa ser a partir de então e qual o máximo de café que pode ingerir por dia.

Isso é essencial para assegurar que a mulher esteja ciente do que necessita comer e beber, assim como do que deve evitar para que ela e o seu neném recebam os nutrientes que necessitam em quantidades apropriadas. Tudo para que o bebê se desenvolva dentro dos conformes e a saúde da futura mamãe seja preservada.

Durante essa conversa com o médico e o nutricionista, ela precisa descobrir qual a quantidade de cada nutriente que deve ingerir por dia – as necessidades nutricionais mudam durante a gestação – e aprender com quais alimentos consegue atingir esses valores.

Já o uso de suplementos deve ocorrer somente com a autorização e o acompanhamento dos profissionais para garantir que a quantidade de nutrientes a ser ingerida realmente esteja no conforme. Assim como as faltas, os excessos de nutrientes podem fazer mal.

Esse acompanhamento individualizado do médico e do nutricionista torna-se ainda mais importante quando lembramos que cada gestação apresenta as suas particularidades, podendo haver diferentes riscos e necessidades para cada mulher e neném.

Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a opinião e as recomendações do médico e do nutricionista.

Vídeo: Alimentos perigosos para grávidas

Nos vídeos a seguir, você encontra mais informações a respeito dos alimentos perigosos para grávidas e sobre o café.

Vídeo: Benefícios do café

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que grávida pode tomar café ou não? Está esperando um neném e pretende diminuir o consumo de café? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário