Remédio para desentupir o nariz

Grávida Pode Usar Remédio para Desentupir o Nariz? Rinosoro, Sorine, Neosoro, Etc.

Muitas mulheres sofrem com congestão nasal durante a gravidez. Esse congestionamento ocorre quando os vasos sanguíneos da membrana mucosa do nariz se expandem, e essa expansão permite a exsudação ou gotejamento de líquido dos vasos sanguíneos e, eventualmente, causa congestionamento no nariz. Esse congestionamento também pode ocorrer nos seios da face ou no peito.

Os descongestionantes são medicamentos que ajudam a evitar o acúmulo desse líquido ao contrair os vasos sanguíneos na mucosa nasal. Alguns dos descongestionantes mais conhecidos no Brasil são:

  • Neosoro H ou Neosoro: descongestionante nasal que também atua contra fungos e bactérias devido a sua atividade antisséptica;
  • Sorine: descongestionante e fluidificante nasal;
  • Rinosoro: auxilia no tratamento de resfriados e gripes, rinossinusite, rinite alérgica, gotejamento pós-nasal, sinusite e em nós-operatório de cirurgia rinossinusal;
  • Sinustrat: drenador das secreções paranasais e nasais, antisséptico da mucosa nasal, redutor da obstrução nasal, fluidificante, redutor da obstrução nasal, resfriados, sinusites crônicas, agudas e rinites.

Todos os medicamentos devem ser usados com cuidado, por isso é de extrema importância aprender as precauções que você deve tomar ao usar este tipo de medicamento durante a gravidez, bem como outros remédios.

Grávida pode usar remédio para desentupir o nariz? São seguros?

De fato, um em cada cinco adultos sofre com alergias, e os sintomas mais comuns são espirros, congestão nasal, corrimento nasal e coceira na boca, garganta, olhos ou ouvidos.

As alergias geralmente não param quando as mulheres engravidam, e por isso é comum que surja a dúvida se grávida pode usar remédio para desentupir o nariz, e muitas vezes as respostas são incertas para muitas mulheres que sofrem de alergias.

A maioria dos descongestionantes presentes nas farmácias, como o Rinosoro, Sorine e Neosoro, são seguros durante a gravidez e os próprios médicos aconselham as futuras mamães a usá-los, já que a maioria não contém quantidade suficiente para causar problemas ao bebê, especialmente se usado por períodos curtos, e são ainda mais seguros uma vez que a medicação é quase totalmente absorvida pelo nariz e não passa pelo corpo.

No entanto, há também outras considerações de saúde ao começar a usar. Como acontece com qualquer novo medicamento, você deve conversar com o seu médico antes de tomá-lo.

Alguns descongestionantes, especialmente os que contêm pseudoefedrina, podem causar elevação da pressão arterial, portanto as pacientes com pressão alta crônica ou induzida pela gravidez devem ficar longe desses medicamentos. Outros tratamentos que podem ajudar com a congestão nasal incluem Vicks Vapor Rub, umidificadores (especialmente durante os invernos secos) e sprays nasais de solução salina.

Os médicos advertem contra o uso de higienizador nasais durante a gravidez pois podem sobrecarregar o sistema imunológico que já está enfraquecido.

Precauções

Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, portanto, antes de usar qualquer um deles, você deve discutir sobre as reações adversas com o seu médico. Muitos descongestionantes podem causar aumento na pressão arterial ao estreitar os vasos sanguíneos do corpo. Pacientes com hipertensão crônica ou hipertensão induzida pela gravidez devem evitar esses descongestionantes nasais.

Se a congestão nasal estiver se tornando algo realmente problemático para você, converse com o seu médico sobre um descongestionante nasal adequado. A maioria dos profissionais de saúde lhe dirá para evitar tomar qualquer medicação durante o primeiro trimestre, que é quando ocorre a organogênese ou formação dos órgãos no feto. A menos que seja totalmente inevitável, fique longe dos medicamentos durante esse período.

Usar um spray de descongestionante nasal por mais de três dias pode piorar o congestionamento devido à inflamação causada pelo efeito rebote – agravamento dos sintomas clínicos causado devido à suspensão abrupta desses medicamentos.

Evitar é melhor que remediar, por isso evite se expor e ficar entre muitas pessoas para que não contraia nenhuma infecção viral ou gripe. Quando for inevitável tomar qualquer medicação, converse com o seu médico sobre quais medicamentos são seguros e quais não.

Veja agora algumas outras medidas que você pode tomar para reduzir a congestão nasal durante a gravidez:

  • Vapor: O vapor pode ajudar o nariz funcionar melhor e limpá-lo. Também pode ser muito reconfortante. Você pode molhar um pano limpo em água quente e respirar o vapor, tomar um banho quente, colocar água quente em uma bacia, tigela, etc., e respirar em cima.
  • Fique longe de alérgenos: É melhor evitar alérgenos e tudo que possa causar alergias durante a gravidez, como tinta, álcool, vapores químicos, pó, fumaça de cigarro ou qualquer outra coisa a que você seja alérgico.
  • Spray nasal salino: Os sprays nasais salinos podem aliviar temporariamente os seus sintomas.
  • Umedecer o ar ao redor: Usar um umidificador para hidratar o ar ao seu redor também pode funcionar. No entanto, você deve manter o aparelho limpo e trocar sua água diariamente para evitar o acúmulo de bactérias.
  • Exercício: Às vezes, o exercício também pode aliviar o descongestionamento nasal, mas opte por se exercitar dentro de casa ou longe de outros alérgenos que estão presentes ao ar livre. Confira aqui alguns exercícios próprios para gestantes.

Concluindo, uma mulher grávida pode usar remédio para desentupir o nariz, mas deve tentar seguir essas dicas para evitar ao máximo tomar quaisquer medicamentos, e quando for necessário, não deixar de consultar o médico responsável.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que grávida pode usar remédio para desentupir o nariz? Durante a sua gravidez, sofreu com alergias e precisou deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*