Grávida pode usar sabonete íntimo? Cuidados com a higiene íntima

atualizado em

Quando se está grávida, é mais importante do que nunca saber como fazer a higiene íntima corretamente. Nesse período, é comum que surjam dúvidas em relação a usar ou não certos sabonetes íntimos.

Como as gestantes têm um risco maior de desenvolver infecções urinárias e candidíase devido às mudanças hormonais que ocorrem no organismo, é preciso ter bastante cuidado com a higiene íntima.

Uma infecção na gravidez pode gerar complicações como o parto prematuro. Assim, é preciso saber prevenir infecções e buscar atendimento médico ao suspeitar de qualquer problema na gravidez.

Grávida pode usar sabonete íntimo?

Mulher com sabonete

As grávidas podem ficar tranquilas em relação ao uso de sabonetes íntimos. Porém, algumas observações são importantes.

Embora você possa usar sabonete íntimo na gravidez, o ideal é optar por aqueles livres de fragrância e de corantes. Ou seja, os produtos neutros, sem perfumes e sem cor são os mais seguros e indicados durante a gestação.

Além disso, você também pode usar um sabonete comum que seja neutro e hipoalergênico para fazer a higiene diária.

Para as mulheres que não usavam um sabonete íntimo antes da gestação, o recomendado é que ela não passe a usar agora. Isso porque o risco de irritações e alergias na pele é mais alto na gravidez ao usar um produto novo.

Sendo assim, o ideal é usar o sabonete que a gestante já estava acostumada, desde que ele seja o mais neutro e natural possível.

Apesar de ser fundamental para uma gravidez tranquila e saudável, não exagere na higiene íntima. Isso porque o nosso corpo precisa de uma quantidade mínima de bactérias e outros microrganismos que vivem naturalmente ali. A higiene em excesso também pode causar problemas e baixar a sua imunidade. 

Por isso, lavar a região íntima com água e um sabonete adequado uma vez por dia já é o suficiente para prevenir infecções e manter sua saúde em dia.

Cuidados com a higiene íntima durante a gestação

Sabonete íntimo

É fundamental fazer a limpeza da região íntima de frente para trás. Esse movimento serve para prevenir o deslocamento de bactérias do ânus para a vagina.

Além disso, outros cuidados que devem ser tomados durante a gravidez em relação à higiene são:

  • Prefira usar um sabonete líquido do que em barra para que não sobrem resíduos no local
  • Use produtos neutros e hipoalergênicos
  • Suspenda o uso de absorventes diários que podem aumentar a umidade local e o risco de infecção
  • Fique longe dos sabonetes antibacterianos, a menos que eles sejam recomendados pelo seu médico
  • Evite os produtos muito perfumados na região íntima
  • Se possível, não troque de sabonete íntimo durante a gravidez pois isso aumenta o risco de alergias
  • Lave as mãos com frequência, principalmente antes e depois de ir ao banheiro
  • Suspenda o uso de duchas vaginais
  • Evite depilar toda a virilha, pois os pelos ajudam a prevenir a entrada de bactérias nocivas na vagina
  • Use roupas íntimas confortáveis que não irritem a pele
  • Evite usar lenços umedecidos que contêm álcool ou outros componentes potencialmente irritantes
  • Use papel higiênico livre de perfumes
  • Não compartilhe seu sabonete íntimo com outras pessoas
  • Mantenha a região íntima limpa e seca.

Por fim, fique atenta a qualquer sinal de infecções, como coceira, dor, ardência ou corrimentos vaginais com odor, textura ou cor anormal. Nesses casos, não deixe de mencionar esses sintomas ao seu obstetra para que ele verifique se há uma infecção que precisa de tratamento.

Fontes e referências adicionais

Você usa produtos de higiene íntima? Já conhecia os cuidados específicos com o uso de sabonete íntimo durante a gravidez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário