Grávida pode usar tonalizante?

Especialista da área:
atualizado em 02/02/2022

Muitas grávidas escutam de outras pessoas que não é seguro pintar os cabelos durante a gestação e se perguntam se elas podem usar então um tonalizante.

Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre um tonalizante e uma tintura para o cabelo. Geralmente, as tintas para pintar o cabelo são mais agressivas e contém ingredientes que, se entrarem em contato com o couro cabeludo ou com a pele, podem prejudicar o feto em desenvolvimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, os tonalizantes normalmente são produtos com composições menos agressivas e que não fazem mal para a grávida nem para o bebê.

Com isso, é possível afirmar que a grávida pode sim usar um tonalizante, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Lavando o cabelo
É preciso tomar alguns cuidados durante a gestação em relação aos tratamentos de cabelo

Veja também se grávida pode fazer luzes ou pintar o cabelo e saiba escolher dentre os tipos de tintas mais adequados nesta fase.

Cuidados ao usar tonalizante na gravidez

Mesmo usando substâncias aprovadas para uso durante a gestação, toda precaução na hora de gerar uma vida é válida. Por isso, siga as seguintes recomendações:

Só use produtos certificados e aprovados pela ANVISA

Nada de usar aquele tonalizante manipulado que uma amiga indicou. É fundamental usar tonalizantes que passaram por um bom controle de qualidade e que são permitidos para as gestantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe para fazer tratamentos capilares a partir do segundo trimestre

Grávida fazendo o cabelo
É preciso esperar ao menos o segundo trimestre da gravidez para usar os produtos nos cabelos

O primeiro trimestre da gestação é o mais delicado, pois é neste período em que o feto está passando pelo período mais crítico de seu desenvolvimento neurológico e dos seus órgãos vitais.

Dessa forma, o ideal é adiar o uso de produtos químicos e a realização de qualquer tratamento estético ou capilar para depois dos três primeiros meses de gestação, já que após essa fase os riscos de má formação e problemas no desenvolvimento do bebê reduzem drasticamente.

Observe os ingredientes no rótulo

A maioria dos tonalizantes contêm componentes seguros para as grávidas e seus bebês. Ainda assim, não custa nada checar se no rótulo consta a presença de ingredientes nocivos como amônia, formol ou metais pesados como o chumbo.

Respeite o intervalo mínimo entre as aplicações

Uma das diferenças entre a tinta e o tonalizante é que o tonalizante tem efeito temporário. Isso significa que a coloração vai saindo dos fios ao longo das lavagens.

A tentação de passar o tonalizante com bastante frequência para esconder os cabelos brancos pode ser grande, mas mesmo sendo considerado seguro durante a gestação, não é indicado passar o tonalizante com muita frequência.

Dessa forma, use o produto de acordo com as instruções do fabricante e também com as orientações do seu médico obstetra.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a diferença entre a tinta e o tonalizante? Qual você usaria durante a gravidez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário