Muitas grávidas escutam de outras pessoas que não é seguro pintar os cabelos durante a gestação e se perguntam se elas podem usar então um tonalizante.
Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre um tonalizante e uma tintura para o cabelo. Geralmente, as tintas para pintar o cabelo são mais agressivas e contém ingredientes que, se entrarem em contato com o couro cabeludo ou com a pele, podem prejudicar o feto em desenvolvimento.
Por outro lado, os tonalizantes normalmente são produtos com composições menos agressivas e que não fazem mal para a grávida nem para o bebê.
Com isso, é possível afirmar que a grávida pode sim usar um tonalizante, desde que alguns cuidados sejam tomados.
Veja também se grávida pode fazer luzes ou pintar o cabelo e saiba escolher dentre os tipos de tintas mais adequados nesta fase.
Cuidados ao usar tonalizante na gravidez
Mesmo usando substâncias aprovadas para uso durante a gestação, toda precaução na hora de gerar uma vida é válida. Por isso, siga as seguintes recomendações:
Só use produtos certificados e aprovados pela ANVISA
Nada de usar aquele tonalizante manipulado que uma amiga indicou. É fundamental usar tonalizantes que passaram por um bom controle de qualidade e que são permitidos para as gestantes.
Deixe para fazer tratamentos capilares a partir do segundo trimestre
O primeiro trimestre da gestação é o mais delicado, pois é neste período em que o feto está passando pelo período mais crítico de seu desenvolvimento neurológico e dos seus órgãos vitais.
Dessa forma, o ideal é adiar o uso de produtos químicos e a realização de qualquer tratamento estético ou capilar para depois dos três primeiros meses de gestação, já que após essa fase os riscos de má formação e problemas no desenvolvimento do bebê reduzem drasticamente.
Observe os ingredientes no rótulo
A maioria dos tonalizantes contêm componentes seguros para as grávidas e seus bebês. Ainda assim, não custa nada checar se no rótulo consta a presença de ingredientes nocivos como amônia, formol ou metais pesados como o chumbo.
Respeite o intervalo mínimo entre as aplicações
Uma das diferenças entre a tinta e o tonalizante é que o tonalizante tem efeito temporário. Isso significa que a coloração vai saindo dos fios ao longo das lavagens.
A tentação de passar o tonalizante com bastante frequência para esconder os cabelos brancos pode ser grande, mas mesmo sendo considerado seguro durante a gestação, não é indicado passar o tonalizante com muita frequência.
Dessa forma, use o produto de acordo com as instruções do fabricante e também com as orientações do seu médico obstetra.
Fontes e referências adicionais
- Hair treatment during pregnancy: can I dye my hair while pregnant?, American Pregnancy Association
- Is it safe to dye my hair during pregnancy?, The American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG)
- Is it OK to use hair dye during pregnancy?, Mayo Clinic
Fontes e referências adicionais
- Hair treatment during pregnancy: can I dye my hair while pregnant?, American Pregnancy Association
- Is it safe to dye my hair during pregnancy?, The American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG)
- Is it OK to use hair dye during pregnancy?, Mayo Clinic