Groselha Negra Emagrece?

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Você provavelmente já ouviu falar ou degustou um licor de cassis ou o creme de papaya com cassis. Pois bem, este é um saboroso e exótico fruto que pode ser chamado de groselha negra. Ele também é comum em geleias, sucos, iogurtes, tortas, vinhos e sorvetes.

Embora muito popular em toda a Europa e Ásia, ele não é muito difundido em outros países. Mas nas ilhas britânicas seu cultivo tem crescido há mais de 500 anos, sendo usado desde a Idade Média, visto suas propriedades medicinais.

Atualmente, seus benefícios têm sido amplamente comentados no Brasil e já é hora de conhecermos alguns deles. Em especial o que groselha negra emagrece, divulgado por muitos laboratórios para a venda de cápsulas que contêm o óleo do fruto.

Benefícios para a sua saúde

O pesquisador britânico Dr. Derek Stewart realizou um estudo em 20 superfrutos mais populares, ou seja aqueles que possuem mais benefícios para a saúde. Os resultados apontaram que o cassis, diante de seus mais altos níveis de antioxidantes, é o mais nutritivo dentre eles, seguido por mirtilos, framboesas, morangos e romãs, conforme aponta a figura abaixo.

cassis

As propriedades deste fruto estão relacionadas à sua característica de alimento antioxidante, que lhe conferem uma maior capacidade de tratar ou prevenir doenças, refletida em sua cor roxa escura. Assim, quanto mais escura a groselha, melhor será para você. Desta forma, foi detectado seu poder na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial o de cólon, diabetes, Alzheimer, problemas cardiovasculares, artrite reumatoide e Parkinson.

O fato deste fruto conter três vezes mais vitamina C do que uma laranja o torna também um importante aliado na prevenção de inflamação das articulações, fadiga ocular e infecções urinárias. Por este motivo, ele foi muito usado na Segunda Guerra Mundial para a cura de crianças e distribuído gratuitamente.

Já os dermatologistas descobriram sua vitalidade na prevenção de doenças de pele, inclusive ao minimizar os efeitos do envelhecimento e fortalecimento da unha. Seu uso em tratamentos capilares auxilia na produção de ceramidas, substância responsável por hidratar o cabelo e proporcionar mais brilho. Até mesmo no combate à celulite e no fortalecimento da pele a groselha negra tem sido recomendada, visto seu potencial de fomentar a produção de elastina e colágeno.

Por fim, destaca-se o auxílio do cassis no estímulo à capacidade metabólica do corpo.

Mas a groselha negra emagrece realmente?

Vários institutos ao redor do mundo realizaram pesquisas com a groselha negra, mas a maioria deles destaca suas propriedades medicinais, bem como tem realizado tais testes somente em animais.

Mas destacamos os dados divulgados de uma pesquisa da Nova Zelândia, em 2009, ao apontar os benefícios do fruto associados à pratica de exercícios, conforme já citado acima, imprescindíveis para emagrecer.

As análises clínicas também comprovaram sua capacidade de minimizar o índice de absorção de substâncias como sacarose e insulina, que são nocivas para aumentar o nível glicêmico do organismo e, consequentemente, para o ganho de peso.

Além disso, associado ao fato das groselhas negras terem baixos índices de calorias e gordura e seu alto teor de água, ela é um diurético natural, muito bem visto por nutricionistas e farmacêuticos. Por isso é preciso beber muita água se a estiver consumindo com este propósito.

Por fim, a fibra contida no fruto acelera o movimento do alimento através do intestino grosso, podendo diminuir seu apetite. Conclui-se que a groselha negra emagrece realmente e pode ser uma excelente fruta para comer durante a sua dieta para perda de peso, associada a outras práticas e alimentos para a vida saudável.

Onde encontrar e como consumir

Dificilmente você irá encontrar a groselha negra crua no Brasil, além dela ter um gosto amargo e forte. Assim, a forma que mais tem sido adotada é o consumo de cápsulas que contêm o óleo do fruto, sendo necessários 100 gramas do alimento fresco para a retirada de 460 mg do líquido extraído de sua semente, onde se concentram os nutrientes citados acima.

Já suas folhas podem ser encontradas em farmácias ou lojas especializadas, bem como frasco com seu óleo que pode ser adicionado nas refeições, seja em sucos funcionais, saladas ou sopas. Mas atenção, pois seu uso é indicado sob orientação médica, e para pessoas a partir dos 18 anos.

Recomenda-se checar se você não é alérgico às substâncias ali contidas. Para uso cosmético há opções manipuladas ou industrializadas como cremes de tratamento e xampus.

Dicas culinárias

Se você tiver o privilégio de encontrá-la crua, experimente-a com abacate ou atum, e terá um sabor sensacional. Outra opção é misturá-la no iogurte natural e acrescentar algumas fatias de gengibre para uma sobremesa colorida e saborosa. Jogar sua calda em sorvetes e pudins, ao adicionar suas bagas numa panela e colocar um pouco de açúcar, também é divino.

Para ceder aos apelos de doces na sua dieta, ou servir para a criançada, faça um picolé com suco de maçã e pera. Basta pegar formas para quatro picolés, 300g de groselha fresca congelada ou descongelada, 2 colheres de chá de açúcar refinado e 200ml de suco de pera e maçã. Depois, coloque as groselhas e o açúcar em uma panela e aqueça por alguns minutos até que o açúcar se dissolva e amacie as frutas. Em seguida, peneire as groselhas para extrair o líquido, descartando a polpa. Divida o sumo para o fundo das formas e coloque no congelador durante cerca de uma hora, ou até que o sumo sólido congele. Com cuidado, despeje o suco de maçã e pera em cima para preencher e devolver ao freezer por mais uma hora, pelo menos, ou até os picolés congelarem completamente.

Agora, se encontrar somente as folhas, prepare um chá preto ao ferver 2 colheres de chá de folhas de groselha preta em 250 ml de água e deixe essa infusão por cerca de 10 minutos.

Você sabia que a groselha negra emagrece? Já conhecia este fruto? Onde você mora é possível encontrá-la fresca, ou apenas em cápsulas? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (35 votos, média: 3,57 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário