Hidroclorotiazida Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Será que o uso do remédio Hidroclorotiazida emagrece mesmo como as pessoas falam? Disponível em embalagens com 10, 20, 30, 40, 60 ou 500 comprimidos, a Hidroclorotiazida é um medicamento de uso oral, adulto e pediátrico, indicado para pessoas que sofrem com a pressão alta.

Ele também pode ser recomendado para tratar casos de inchaços associados à insuficiência cardíaca congestiva – que acontece quando o coração não consegue bombear a quantidade necessária de sangue ao corpo -, cirrose hepática e terapia feita com hormônios.

Há ainda a possibilidade que o seu uso seja feito para amenizar o inchaço causado por disfunções renais como a presença de proteína na urina, inflamação nos glomérulos dos rins (redes capilares que atuam na ramificação do sangue que passa pelos rins) e insuficiência renal crônica.

Como a Hidroclorotiazida funciona?

O remédio possui uma ação diurética, ou seja, ela promove um aumento na eliminação dos líquidos presentes no organismo por meio da urina e, desta maneira, combate o inchaço. Ela está classificada na categoria dos diuréticos tiazídicos, que apesar de trazerem um aumento menor na urina que os diuréticos de alça, têm um efeito constante, de até 24 horas de eliminação de água e sódio por meio da urina.

Eles também possuem ação vasodilatadora. Isso quer dizer que contribuem com a circulação sanguínea, ao mesmo tempo em que diminuem a pressão arterial. Por esse motivo é que os diuréticos tiazídicos são indicados para o tratamento da pressão arterial alta.

Hidroclorotiazida emagrece mesmo?

De certa forma é possível afirmar que Hidroclorotiazida emagrece mesmo, mas especificamente no sentido de diminuição de peso. Vamos pensar juntos: quando uma pessoa está inchada, ela sofre com o acúmulo de líquidos desnecessários dentro de seu corpo. Ao ingerir uma substância que promove a eliminação desses fluidos extras em seu organismo, o inchaço desaparecerá e seu peso será menor.

No entanto, essa perda de peso não terá ocorrido pelo gasto de calorias ou queima de gordura, mas será uma eliminação de peso líquido. Logo, é importante ressaltar que apesar de ser verdade que a Hidroclorotiazida emagrece, no sentido popular de peso, ela não deve ser utilizada por pessoas que precisam e/ou desejam emagrecer de fato. Como vimos no início deste texto, o objetivo do medicamento é tratar determinadas condições de saúde, como a hipertensão e outros problemas que provocam o inchaço.

Até porque, ao fazer isso você pode provocar uma perda desnecessária de líquido, especialmente se você não sofrer com a retenção de fluidos, e se colocar em risco de sofrer sem motivo com um ou mais efeitos colaterais trazidos pelo remédio, como veremos no tópico a seguir.

Outro motivo que reforça a ideia que Hidroclorotiazida emagrece mesmo é que ela provoca perda de apetite, como consta na lista de reações adversas na bula fornecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E uma vez com menos fome, certamente o usuário do remédio consumirá menos calorias, o que refletirá na perda de peso. Porém, para esse caso também vale a recomendação que fizemos acima, de que o objetivo a substância não é causar o emagrecimento, e que o seu uso para esse fim não é seguro para a saúde. Além disso, só é possível levar o medicamento para casa mediante a apresentação da receita médica.

Efeitos colaterais da Hidroclorotiazida

Que a Hidroclorotiazida causa a perda de apetite a gente já sabe. Agora é hora de descobrir quais os outros efeitos colaterais possivelmente causados pelo medicamento. Confira abaixo:

  • Desconforto gástrico;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Prisão de ventre;
  • Pancreatite;
  • Amarelado na pele e nas membranas mucosas (icterícia colestática);
  • Vertigem;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação anormal de ardor, formigamento ou coceira na pele sem motivo aparente;
  • Diminuição dos glóbulos brancos no sangue;
  • Redução das plaquetas no sangue;
  • Anemia hemolítica – caracterizada pela redução de plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos sangues no corpo;
  • Queda de pressão ao levantar-se que se torna pior com o uso de bebidas alcoólicas, barbitúricos como sedativos, anestésicos e anticonvulsivantes e narcóticos que induzem o alívio da dor;
  • Anemia aplástica – diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue;
  • Púrpura – manchas roxas na pele ou mucosas;
  • Urticária;
  • Sensibilidade exagerada à luz;
  • Reações anafiláticas;
  • Nível alto de açúcar no sangue;
  • Presença de glicose na urina;
  • Aumento da concentração de ácido úrico no sangue;
  • Fraqueza;
  • Gota – desenvolvimento de cristais nas articulações que trazem inflamação;
  • Baixa concentração de magnésio no sangue;
  • Diminuição da taxa de potássio no sangue;
  • Contração involuntária de um músculo.

Contraindicações e cuidados necessários

O remédio não deve ser consumido por pessoas que sofrem com a anúria – uma condição caracterizada pela ausência de formação de urina e por indivíduos que tenham alergia a algum dos componentes encontrados em sua fórmula.

Já as pessoas que possuem problemas graves nos rins devem tomar o medicamento com cautela e informar o médico que o prescreveu acerca de seu problema de saúde. Como a administração de Hidroclorotiazida demanda cuidados especiais na gravidez e no período de amamentação, é essencial que as mulheres gestantes e lactantes informem a respeito de sua condição ao médico.

Por serem sensíveis aos diuréticos, os idosos devem receber um acompanhamento especial enquanto fazem uso de remédio.

Outro cuidado que não pode deixar de ser tomado é o de avisar o médico a respeito de qualquer outro medicamento que esteja tomando, para que ele avalie as possibilidades e os riscos de haver interação medicamentosa. Além disso, é essencial obedecer as instruções dadas pelo profissional de saúde em relação à dosagem, frequência e duração do tratamento.

E ao experimentar um ou mais efeitos colaterais trazidos por Hidroclorotiazida, a orientação é procurar o médico responsável o mais rápido possível para saber como proceder e identificar se o seu uso deve ser interrompido ou não.

Fontes e Referências Adicionais:

  1. WebMD.

Seu médico prescreveu a hidroclorotiazida para o controle da sua pressão arterial? Você sabe por qual motivo sua pressão encontra-se desregulada? Você também teve a sensação que hidroclorotiazida emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (180 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário