Hidrogel pomada: indicações e como aplicar

publicado em

As pomadas de hidrogel são usadas para manter a umidade de feridas secas e desidratadas. Elas são formadas por moléculas que absorvem e retêm a umidade, evitando que evapore e o tecido da pele resseque. Isso ajuda no processo de cicatrização, aumentando a degradação do tecido morto em casos de necrose, prevenindo a infecção de feridas e aliviando a dor na pele lesionada.

Esse produto deve ser aplicado por profissional de saúde experiente, de forma higiênica e segura. O profissional deve usar luvas e materiais esterilizados para promover a segurança da pessoa que está com a lesão na pele. As luvas também servem para evitar que o produto entre em contato direto com a pele saudável do profissional.

O hidrogel pode ser encontrado em nomes comerciais como Dersani, Curatec ou Caregel. A composição pode incluir ácido hialurônico, colágeno, gelatina, alginato, vitaminas A e E, as quais são substâncias que reforçam a hidratação da pele. 

Para que serve?

cicatrização de feridas
A pomada de hidrogel auxilia na cicatrização de feridas

A pomada hidrogel serve para auxiliar a cicatrização, combatendo o ressecamento de feridas e promovendo uma cicatrização mais rápida. Portanto, é indicada para tratamento de:

  • Feridas secas, com ou sem infecção, superficiais ou profundas.
  • Ferimentos necrosados.
  • Queimaduras de primeiro ou segundo grau.
  • Úlceras varicosas.
  • Úlceras por pressão (escaras).

Como usar?

A pomada hidrogel deve ser aplicada por um profissional de saúde com as mãos higienizadas e usando luvas. As luvas são importantes para a segurança, tanto do paciente, quanto do profissional. 

Os passos para o uso do hidrogel são:

  1. Higienizar o ferimento ou queimadura com soro fisiológico a 0,9%, ou realizar a limpeza segundo o protocolo de higienização do ambiente hospitalar.
  2. Aplicar o hidrogel diretamente na ferida, tomando cuidado para não ultrapassar a região ao redor do ferimento.
  3. Fechar o ferimento com um curativo estéril e fixo. 

A aplicação e troca dos curativos devem ser monitorados pela equipe médica. Não é recomendado que um mesmo curativo ultrapasse o tempo de 72 horas em contato com a pele. Em casos de ferimento infeccionado, a troca de curativo deve ocorrer, no máximo, a cada 24 horas.

Para retirar o produto na troca de curativo, recomenda-se apenas limpar a ferida com soro fisiológico.

Saiba mais sobre como fazer um curativo adequado e mais dicas.

Contraindicações e efeitos colaterais

pomada hidrogel
Reprodução: via LM Farma

Seu uso é contraindicado para pessoas que já apresentaram reação alérgica a esse medicamento ou algum de seus componentes.

Os efeitos colaterais podem aparecer quando a pessoa tem quadro de reação alérgica, apresentando sintomas como erupção na pele, coceira, inchaço e outros sinais comuns de alergia. Nesse caso, o uso deve ser suspenso imediatamente.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou o hidrogel pomada para alguma indicação? Como foi o resultado do tratamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário