Hipertenso Pode Tomar Cerveja?

atualizado em

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é definida pela Associação Americana do Coração como a elevação constante da pressão arterial, que é a força que o sangue faz quando pressiona contra as paredes dos nossos vasos sanguíneos. A pressão alta é uma condição que exige vários cuidados. Mas será que no meio desses cuidados, o hipertenso pode tomar cerveja, por exemplo?

Conhecida como uma doença silenciosa, a pressão alta não apresenta sintomas óbvios na maioria das vezes. Quando não tratada, o dano provocado pela condição ao sistema circulatório é um fator que contribui de maneira expressiva ao surgimento de problemas como ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

A hipertensão não diagnosticada ou não controlada também pode gerar problemas como insuficiência cardíaca, doença ou insuficiência dos rins, perda de visão, disfunção sexual, angina (dor no peito) e doença arterial periférica.

O tratamento da hipertensão

Com tantos riscos associados à doença e a falta de sintomas perceptíveis associados à hipertensão, o ideal é fazer visitas regulares ao médico para checar como anda a pressão arterial e verificar se não desenvolveu um caso de hipertensão.

Uma vez que a pressão alta for confirmada, é fundamental seguir o tratamento indicado pelo médico, que costuma incluir seguir uma dieta saudável para o coração com redução na ingestão de sódio e sal, a prática frequente de atividades físicas, a manutenção do peso saudável ou a perda de peso para os pacientes com sobrepeso ou obesidade e a utilização de medicamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

E então, será que o hipertenso pode tomar cerveja?

Mas onde será que a cerveja entre nisso tudo? Bem, a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, alertou que o tratamento da hipertensão também requer que o paciente limite a quantidade de bebidas alcoólicas – como a cerveja – que consome.

A Associação Americana do Coração confirma essa informação, já que aponta que quando o paciente é diagnosticado com a pressão arterial elevada, o médico pode recomendar que ele diminua a quantidade de álcool que ingere.

Para quem tem dificuldades para reduzir o seu consumo de bebidas alcoólicas, a Associação Americana do Coração recomenda procurar o conselho médico para obter ajuda em relação a isso.

No site da Mayo Clinic, o professor emérito de medicina e médico especialista em hipertensão e doença vascular periférica, Sheldon Sheps, explicou que a ingestão de muito álcool aumenta a pressão arterial para níveis não saudáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

O médico destacou ainda que enquanto tomar mais do que três drinks de uma única vez eleva a pressão temporariamente, aderir à bebedeira repetidamente pode resultar em um aumento de longo prazo na pressão arterial.

Por outro lado, pessoas que bebem muito e passam a ingerir bebidas alcoólicas moderadamente podem diminuir tanto a pressão sistólica (o número de cima na medida da pressão) quanto a pressão diastólica (o número de baixo), afirmou o professor emérito de medicina.

Entretanto, Sheps alertou que quem bebe demais e deseja diminuir a sua pressão arterial precisa diminuir lentamente a quantidade de álcool que consomem, pois quando a pessoa bebe muito e para repentinamente com o consumo de álcool corre o risco de desenvolver uma hipertensão severa.

Conte com o acompanhamento do médico durante o seu processo de redução na ingestão de álcool para que o corte na bebida aconteça de maneira saudável.

Mas e quanto às pessoas que já foram diagnosticadas com a hipertensão? Sheldon Sheps recomendou que evitem o consumo de bebidas alcoólicas ou ingiram o álcool somente de maneira moderada.

  Continua Depois da Publicidade  

O médico especialista em hipertensão esclareceu que beber com moderação significa consumir dois drinks diariamente para homens com menos de 65 anos de idade, um drink por dia para homens com 65 anos ou mais e um drink a cada dia para mulheres de qualquer idade. Um drink de cerveja corresponde a 355 ml de cerveja.

A questão do peso

Outro ponto importante a ser levantado quando analisamos se o hipertenso pode tomar cerveja ou não refere-se aos efeitos que o consumo de bebidas alcoólicas pode causar, que podem estar associados à elevação da pressão arterial.

As bebidas alcoólicas como a cerveja carregam calorias e podem contribuir com o aumento de peso, que é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Bebidas alcoólicas x Medicamentos para hipertensão

Se o hipertenso já precisa ser muito cuidadoso ao ingerir bebidas alcoólicas como a cerveja de maneira geral, esse cuidado precisa ser redobrado quando uma das estratégias do seu tratamento incluir o uso de medicamentos.

Isso porque as bebidas alcoólicas como a cerveja podem interferir com a efetividade e aumentar os efeitos colaterais de alguns medicamentos para a pressão arterial alta.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, ao receber a recomendação de tratamento para a hipertensão por parte do médico, questione-o a respeito de como o seu consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas deve ser, perguntando o quanto da bebida pode consumir e se precisa abandonar de vez o álcool.

Além disso, quando o médico indicar o uso de algum remédio para tratar a sua pressão arterial elevada, não deixe de questionar se as bebidas alcoólicas como a cerveja podem interferir na ação do medicamento e se você precisa eliminar ou cortar mais um pouco a sua ingestão de cerveja e outras bebidas alcoólicas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que o hipertenso pode tomar cerveja apenas com muita moderação? Já foi diagnosticado com pressão alta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Hipertenso Pode Tomar Cerveja?”

  1. Não entendo como uma informação que poderia ser bem reduzida, leva o site a fazer uma dissertação, a pessoa ate desiste de ler. Quem é hipertenso e deseja informações mais aprofundadas vai procurar de uma forma mais abrangente. O tópico da reportagem é se pode beber cerveja, mas vocês fizeram uma tese de doutorado e mesmo assim não deixa as coisas claramente esclarecidas.

    Responder