Ryan Brigg, 27 anos, sofreu uma grave inflamação após utilizar uma tintura de cabelo. O homem, que mora em Lancashire, na Inglaterra, teve uma inflamação no couro cabeludo devido a uma reação alérgica a um dos componentes presentes no produto.
O homem não fez o teste de mecha indicado para detectar possíveis alergias e passou a tintura em todo o cabelo. Mesmo sentindo uma certa queimação, ele foi dormir.
“No dia seguinte, acordei com uma pequena erupção cutânea. Não era tão ruim, mas, ao longo do dia, minha cabeça começou a expandir. Eu estava no trabalho e a coisa simplesmente piorou dali em diante. Meus colegas disseram: ‘Você precisa ir para o hospital'”, recordou.
- Veja também: Alergia à tinta de cabelo – Sintomas e como tratar
A cabeça de Ryan começou a inchar de forma acelerada, o que assustou seus familiares. O britânico chamou uma ambulância para socorrê-lo, já que não conseguia enxergar. Após exames, ele foi diagnosticado com alergia à parafenilenodiamina (PPD), composto químico presente em tintas.
“Fiquei no hospital por cerca de 13 horas, recebi alta por volta das 3h da manhã. Eles não me mandaram para casa com nada (de medicamento), pois não tinham em estoque. Tive que ligar para meus médicos no dia seguinte. Minha namorada teve que ir buscar os comprimidos para mim na farmácia, porque eu não conseguia enxergar ainda”, relatou.
Ao seguir o tratamento à risca, Ryan conseguiu se livrar do problema. “Já desapareceu completamente. Meu couro cabeludo está cheio de crostas amarelas e verdes, mas o meu rosto voltou ao normal agora”, explicou.
“Apliquei a tinta e queimou um pouco, mas pensei que fosse isso mesmo. Obviamente não foi esse o caso. Me mantiveram internado, porque se tivesse chegado até o pescoço poderia ter começado a fechar minhas vias respiratórias”, concluiu.
- Veja também: Sintomas da reação alérgica e o que fazer
De acordo com profissionais da saúde, as reações à PPD podem vaiar de leve coceira a, como no caso de Ryan, inflamações mais graves.
Existem formas de prevenir o problema, como: realizar o teste de alergia 48 horas antes de utilizar qualquer tintura nova, ler na embalagem quais são os ingredientes presentes na fórmula do produto, evitar os que contenham PPD, optar por produtos naturais e procurar a ajuda de profissionais.