Imipramina emagrece ou engorda?

atualizado em

Confira se a imipramina emagrece ou engorda ou se quem precisa tomar esse medicamento não deve se preocupar em relação a mudanças no peso.

Quem tem a necessidade de usar medicamentos que geralmente causam efeitos colaterais não tão agradáveis, como aqueles que afetam o peso, provavelmente se preocupa com as reações e consequências que o remédio pode trazer ao seu organismo.

E se nem sempre é possível deixar de tomar um remédio ou trocá-lo. Isso porque há o risco de deixar de tratar um problema ou agravá-lo ainda mais, algo que pode ajudar é conhecer mais informações sobre o medicamento antes de começar o tratamento com ele.

E é por isso que vamos apresentar informações sobre o medicamento Imipramina e responder algumas perguntas sobre ele. O que é essa substância? Para que ela serve? Será que Imipramina emagrece ou engorda?

Primeiro: o que é e para que serve a Imipramina?

Depressão

Imipramina faz parte da classe dos antidepressivos tricíclicos. Em pacientes adultos, o medicamento pode ser prescrito para:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Todas as formas de depressão, incluindo-se as formas endógenas, as orgânicas e as psicogênicas e a depressão associada com distúrbios de personalidade ou com alcoolismo crônico;
  • Transtorno do pânico;
  • Condições dolorosas crônicas.

Para as crianças e adolescentes até os 17 anos de idade, não se recomenda o medicamento nas condições acima.

No entanto, o remédio pode ser usado a partir dos cinco anos de idade em casos de enurese noturna (ato de fazer xixi na cama durante a noite), quando terapias alternativas não forem consideradas apropriadas e somente se as causas orgânicas tiverem sido excluídas.

E então, será que a Imipramina emagrece ou engorda?

Para sabermos se a Imipramina emagrece ou engorda, temos que continuar de olho na sua bula, mais especificamente na lista de efeitos colaterais do remédio.

Pois bem, de acordo com o documento, o remédio pode tanto emagrece quanto engordar, mas há mais chances que ele cause o ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

É que enquanto a diminuição do peso é apresentada como uma das reações adversas raras da Imipramina, o aumento de peso é mencionado como um dos efeitos colaterais muito comuns do medicamento.

Caso experimente um ganho de peso, especialmente de modo significativo, procure o auxílio do médico psiquiatra que indicou Imipramina para saber como proceder com segurança.

A mesma recomendação cabe caso ocorra uma perda de peso expressiva, pois o baixo peso também represente problemas para a saúde.

No entanto, não interrompa o tratamento com o remédio por conta própria sem antes consultar o médico psiquiatra porque isso poderá ser perigoso para a sua saúde e o tratamento.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para quem recebeu a prescrição para usar o remédio, além de saber se a Imipramina emagrece ou engorda é muito importante ter acesso à lista completa de efeitos colaterais do medicamento, verificar as contraindicações e conhecer os cuidados para com o tratamento com o remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

É por todos esses motivos que não se deve deixar de conferir a bula de Imipramina na íntegra.

Você conhece alguém que utilize o tratamento e afirme que a Imipramina engorda ou que emagrece? Tem receio de utilizar e sofrer estes efeitos colaterais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira

Dr. Rafael Ferreira de Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário