Ingestão Diária de Refrigerantes e Bebidas Diet Está Associada a AVC e Demência

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Consumir diariamente refrigerante diet pode aumentar o risco de se ter um derrame e de desenvolver demência. A descoberta é de um estudo feito pela Framingham Heart Study, projeto de estudo de doenças cardiovasculares da Universidade de Boston, publicado na revista científica Stroke, que mostra que qualquer bebida com adoçantes artificiais pode aumentar o risco dessas condições de saúde.

“Beber pelo menos uma bebida artificialmente adoçada [como refrigerante diet] diariamente foi associado a um risco quase três vezes maior de desenvolver acidente vascular cerebral ou demência em comparação com aqueles que bebiam menos de uma vez por semana”, segundo os pesquisadores americanos.

A chance de AVC aumentou 2,96 vezes entre aqueles que consumiam uma lata diária, enquanto as chances de demência aumentaram 2,89 vezes.

“Após ajustes para idade, sexo, educação (para análise de demência), ingestão calórica, qualidade da dieta, atividade física e tabagismo, maior ingestão acumulada recente e mais alta de refrigerantes adoçados artificialmente foi associada a um aumento do risco de AVC isquêmico, causar demência e doença de Alzheimer”, escreveram os coautores.

AVC’s isquêmicos ocorrem quando o sangue não consegue chegar ao cérebro por causa de um bloqueio, geralmente causado por um coágulo sanguíneo que se forma em uma artéria que vai ao cérebro ou dentro de uma veia do próprio cérebro. Eles compõem a grande maioria dos 152.0000 AVC’s por ano que ocorrem.

O estudo baseou-se em dados de mais de 4.300 participantes do Framingham Heart Study, um projeto de pesquisa médica de longo prazo nos Estados Unidos, divididos entre adultos e idosos.

“Até onde sabemos, nosso estudo é o primeiro a relatar uma associação entre a ingestão diária de refrigerantes artificialmente adoçados e o aumento do risco de demência por todas as causas e por doença de Alzheimer”, acrescentaram os autores.

No entanto, eles admitiram que não podiam provar uma relação direta de causa e efeito entre ingestão de bebidas diet e doenças como derrame e demência. porque o estudo era meramente observacional e baseado em detalhes fornecidos por pessoas em questionários que registravam seus hábitos alimentares e de bebida.

Primeiro, foram analisados dados sobre a quantidade de bebidas diet ingeridas por cada pessoa em sua dieta, entre 1991 e 2001. Depois, os dados foram comparados com o número de pessoas que tiveram um derrame ou apresentaram demência nesse período de dez anos.

Durante o período de pesquisa, ocorreram 97 casos de AVC (sendo 82 deles isquêmicos) e 81 casos de demência (63 compatíveis com o Mal de Alzheimer) entre os participantes.

Você tem costume de consumir refrigerantes diet diariamente, ou qualquer tipo de bebida adoçada artificialmente? Pretende diminuir sua ingestão agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário