Bebidas diet aumentam risco de doenças cardíacas perigosas em 20%, diz estudo

publicado em

Ao contrário do que se prega, as bebidas diet não são tão mais saudáveis à saúde: um estudo apontou que beber dois litros de bebidas adoçadas artificialmente por semana aumenta em 20% o risco de batimentos cardíacos irregulares, chamado de fibrilação atrial, comparado a pessoas que não ingerem o líquido.

A fibrilação atrial é conhecida como um batimento cardíaco irregular, descrito pelas pessoas como um tremor ou vibração no peito.

Doença cardíaca
Estudo chama atenção para possível relação entre bebidas adoçadas artificialmente e fibrilação atrial

Ingerir bebidas dietéticas aumentou o risco da doença em 10%, enquanto para as pessoas envolvidas no estudo que beberam apenas sucos puros e sem açúcar, cerca de 120 ml diários, como o de laranja ou outras frutas, foi associado um risco 8% menor de fibrilação atrial. 

“Este é o primeiro estudo a relatar uma associação entre adoçantes sem ou de baixas calorias e também bebidas adoçadas com açúcar e aumento do risco de fibrilação atrial”, analisou Penny Kris-Etherton, professora emérita de Ciências Nutricionais da Universidade Estadual da Pensilvânia. A profissional não está envolvida na pesquisa.

A relação permaneceu após ser contabilizada qualquer exposição genética à doença. Um estudo de 2017, por exemplo, descobriu que pessoas com ascendência europeia tinham cerca de 22% de risco de herdar a doença. 

“Ainda precisamos de mais pesquisas sobre essas bebidas para confirmar essas descobertas e para compreender completamente todas as consequências para a saúde das doenças cardíacas e outras condições de saúde. Entretanto, a água é a melhor escolha e, com base nesse estudo, as bebidas adoçadas sem ou com baixas calorias devem ser limitadas ou evitadas”, acrescentou Kris-Etherton, também membro do comitê de Nutrição da American Heart Association.

O estudo, publicado na revista Circulation: Arrhythmia and Electrophysicalology, analisou quase 202 mil pessoas, que foram acompanhadas por cerca de 10 anos. Os participantes tinham entre 37 e 73 anos e mais da metade eram mulheres.

A pesquisa apontou que os maiores consumidores de bebidas adoçadas artificialmente tinham maior propensão de ser mulheres, mais jovens, pesar mais e ter uma maior prevalência de diabetes do tipo 2.

Bebida diet
Bebidas diet ou adoçadas artificialmente podem não ser tão saudáveis quanto se imagina

Já aqueles que tomavam mais bebidas adoçadas com açúcar eram mais propensos a ser do sexo masculino, mais jovens, pesar mais e ter uma maior prevalência de doença cardíaca.

As pessoas que ingeriram bebidas puras eram “mais propensas a ter uma ingestão maior de açúcar total do que aquelas que bebiam bebidas adoçadas artificialmente”, diz o comunicado. 

“As descobertas do nosso estudo não podem concluir definitivamente que uma bebida representa mais risco para a saúde do que outra devido à complexidade das nossas dietas e porque algumas pessoas podem beber mais de um tipo de bebida”, apontou o principal autor do estudo.

“No entanto, com base nessas descobertas, recomendamos que as pessoas reduzam ou até mesmo evitem bebidas adoçadas artificialmente e açucaradas sempre que possível. Não tome como certo que beber bebidas com baixo teor de açúcar e baixas calorias adoçadas artificialmente é saudável, pois pode representar riscos potenciais à saúde”, concluiu.

Sintomas da fibrilação atrial

A fibrilação atrial pode causar acidente vascular cerebral (AVC), coágulos sanguíneos, insuficiência cardíaca e pode aumentar o risco de ataque cardíaco, demência, doença renal. 

Todas essas coisas são prováveis ​​riscos a longo prazo, disse o Dr. Gregory Marcus, professor de medicina na Universidade de Califórnia, Escola de Medicina de São Francisco e chefe associado de cardiologia para pesquisa da UCSF Health, à CNN.

Os pacientes apresentam, em sua maioria, sintomas como dores no peito, palpitações, falta de ar e fadiga.

Você costuma tomar bebidas diet ou adoçadas artificialmente? Já sentiu que elas te fizeram mal? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário