Refrigerante Diet Causa Ganho de Peso?

🕐 27/05/2019

Ninguém tem dúvidas de que consumir muito refrigerante normal, com açúcar, pode levar ao ganho de peso. Essas bebidas, também, podem ser associadas ao desenvolvimento da Diabetes Tipo 2. Entretanto, para a maioria dos consumidores, o refrigerante diet é percebido como uma opção mais saudável, que ajuda a lutar contra o ganho de peso.

Refrigerantes diet são agressivamente vendidos como “livres de” ou “muito baixos em” calorias, em função de levarem adoçantes ao invés de açúcar. Entretanto, apesar do nome, há um aumento significativo em evidências contrárias, questionando se o refrigerante diet ajuda a perder peso ou pode, na verdade, causar o efeito contrário.

Evidências Contra a Ingestão do Refrigerante Diet

Um dos estudos mais conhecidos foi uma análise de mais 5.000 participantes adultos, no San Antonio Heart Study, há mais de sete ou oito anos. Este estudo mostrou a relação ente aqueles que bebem refrigerantes diet e seu aumento de peso,com o tempo, e que quanto maior a quantidade de refrigerante diet consumida, maior o ganho de peso. Interessantemente, o estudo também sugeriu que, comparado a aqueles que bebiam refrigerantes adoçados com açúcar, os que bebiam refrigerante diet tenderam mais à obesidade.

Outro estudo de quatro anos atrás sugeriu que, comparados a pessoas que não bebiam refrigerante, ambos os que bebiam refrigerantes regulares e diets possuíam um risco maior de desenvolver síndrome metabólica. Esta é uma condição composta de sintomas como aumento da circunferência da cintura, pressão alta, níveis de açúcar e triglicérides no sangue elevados, acompanhado de baixos níveis do ‘bom’ colesterol HDL. Todos esses sintomas são associados ao aumento do risco de diabetes tipo 2 e doenças do coração. É importante notar, entretanto, que ambos os estudos foram observacionais, podendo haver outros fatores de dietas e de estilo de vida influenciando os resultados sem terem sido levados em conta.

Uma Pesquisa Mais Positiva

Apesar da abundância de pesquisa negativas, também sugeriu-se que, quando utilizado como parte de uma dieta de controle de calorias, refrigerante diets é apropriados. Certamente, se uma pessoa bebe uma garrafa de refrigerante por dia, ao mudar para um refrigerante diet tende a observar um efeito positivo em seu peso. Entretanto, há alternativas de bebidas mais saudáveis, que não carregam em si tantos questionamentos.

Muitos dos estudos que associaram o consumo do refrigerante diet ao ganho de peso falharam na consideração dos hábitos de dieta gerais dos participantes, e portanto são frequentemente inconclusivos em relação ao fato da causa real do ganho de peso estar mesmo no refrigerante diet.

Para endereçar esse assunto, um estudo foi publicado no Diário Americano de Nutrição Clínica, investigando não apenas os hábitos de beber refrigerante, mas também a dieta dos participantes que consumiam refrigerantes normais ou diet. Os resultados deste estudo sugeriram que, aqueles que consumiam refrigerante diet tendiam a ter uma dieta menos saudável, o que pode contribuir para sua associação positiva ao ganho de peso.

O estudo mostrou que os participantes mais saudáveis foram aqueles que seguiam uma ‘dieta prudente’ (uma dieta alta em frutas, vegetais, peixe e integrais) e não bebiam nenhum tipo de refrigerante. Os sujeitos menos saudáveis foram aqueles que seguiam uma dieta mais ‘ocidental’, baseada em alimentos industrializados, altos em gordura e açúcar. Estes participantes mostraram aumento no risco de doenças cardíacas e outros fatores de risco, tanto bebendo o refrigerante diet como o normal.

Esses achados suportam o fato de que refrigerantes diet podem ser uma maneira razoável de cortar calorias, mas apenas quando combinados com uma escolha de dieta de controle de calorias saudável. Isto se alinha às recomendações da Associação Americana de Diabetes, bem como com numerosos programas de dieta, que sugerem que o refrigerante diet é uma forma válida de cortar calorias, mas apenas quando uma dieta saudável é seguida.

Efeitos do consumo de refrigerante diet no comportamento alimentar

Embora haja evidências sugerindo que os refrigerantes diet estejam associados ao ganho de peso, há também alguns estudos sugerindo que, como parte de uma dieta de controle de calorias, refrigerantes diet podem ser incluídos com sucesso em regimes de perda de peso. É possível que muitas das pessoas que bebam refrigerantes diet regularmente também consumam dietas altas em calorias e gorduras. Muitas pessoas têm em mente que, se elas economizam calorias ao escolher refrigerantes diet, elas podem ceder em outros lugares, levando-as a comer demais e ao ganho de peso.

Também foi sugerido que consumir refrigerante diet ou outro produto adoçado artificialmente pode aumentar desejos por alimentos doces. O organismo pode não ser capaz de diferenciar açúcar e outros produtos doces e, portanto, quando identifica  um sabor doce, espera uma dose de açúcar no sangue. Quando isso não ocorre, desencadeia-se um alto desejo de açúcar. Se sucumbirmos a esses desejos, tendemos a ganhar peso. Essa teoria é apoiada por pesquisas feitas em animais, mas investigações mais aprofundadas ainda são necessárias para que se confirme ser esse o caso em humanos.

Alternativas Saudáveis ao Refrigerante Diet

Ao passo que evidências relatando que refrigerante diet e ganho de peso são conflitantes e confusas, não há dúvida de que há alternativas mais saudáveis tanto ao refrigerante normal quanto ao diet.

Água: Mesmo que pareça chata, essa alternativa livre de calorias nunca recebe nenhum comentário negativo e deveria  fazer parte da maior parte de nossa ingestão de líquidos. Para algo um pouco diferente, saborize sua água com suco de limão ou fatias de fruta.

Chá: Prove uma gama de antioxidantes e nutrientes benéficos, particularmente o chá verde. Só garanta não estar adicionando muito açúcar e aumentando as calorias com eles. Beba quente ou gelado, dependendo de como prefira.

Sucos de Fruta: Sucos de fruta proporcionam vitaminas valiosas, ao contrário dos refrigerantes. Entretanto, são altos em calorias, em função de seu conteúdo de açúcar. Portanto, dilua-os com água com gás, para fazer uma bebida refrescante e com baixas calorias.

Suco de vegetais: Mais baixos em calorias do que os sucos de frutas, estes são cheios de nutrientes e podem também ser diluídos para diminuir mais ainda suas calorias.

Leite desnatado ou leite de soja: Mesmo que estes não devam ser sua principal fonte de fluidos, em função de sua razoável contagem calórica, eles representam uma alternativa cheia de nutrientes, de vez em quando. Altos em cálcio e vitaminas, bem como em proteínas, os leites podem auxiliá-lo a ficar saciado por mais tempo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você costuma beber refrigerante diet ou normal? Você consegue perceber alguma diferença desde que mudou para os diet? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário