Especialista da Área:

Jabuticaba Engorda ou Emagrece?

Como acontece com boa parte das frutas pouco calóricas, quando consumida na forma crua e em moderada quantidade você estará consumindo poucas calorias. Na verdade, a  jabuticaba engorda em tortas, geleias e outros tipos de combinações de receitas conhecidas por serem verdadeiras bombas calóricas. Embora exista uma grande variedade do fruto, quase não há diferença calórica.

Calorias da Jabuticaba

Cerca de 100g de jabuticaba tem 55 calorias. Ou seja, é uma fruta pouco calórica. Uma pequena fruta pura colhida de forma direta da jabuticabeira tem 3 calorias. Ao comer 10 unidades, equivalente à porção média, você estará ingerindo cerca de 30 calorias. Ao fazer suco natural composto por 20 unidades limpas e água existe por volta de 50 calorias por copo. Porém, a quantidade calórica aumenta com a adição de açúcar refinado, quase 80 calorias. Aproveite e leia nosso artigo quantas calorias por dia para perder peso.

Rica em fibras

A casca da jabuticaba é rica em fibras, o que é ótimo para retardar a velocidade dos carboidratos presentes na fruta. Para obter os benefícios da fibra péctica presente na jabuticaba você pode bater a fruta com casca no liquidificador e preparar um suco com adoçante. É gostoso, pouco calórico e contém antioxidantes.

Realmente, não há motivos para achar que a jabuticaba engorda na forma de fruto fresco.

Calorias do Suco e Licor Industrial de Jabuticaba

Por causa do sabor exótico a fruta é famosa na composição de sucos e licor. No suco de jabuticaba em pó da Tang, 1 copo de requeijão, que se equivale em ¼ do conteúdo que existe no saquinho junto com água (1L), tem 22 calorias. Ao consumir a bebida não é necessário adicionar açúcar. No que tange ao licor se faz necessário prestar atenção, além do valor calórico da fruta, a grande quantidade de álcool e açúcar.

Calorias do Doce de Jabuticaba

Doce de jabuticaba em conserva pode engordar no consumo excessivo, em principal quando o produto não é light. Sempre importante verificar as informações nutricionais nos itens que vendem no supermercado. Porém, quando não é possível encontrar esta informação por ser tratar de alimento caseiro, então a média fica em 43 calorias para cada colher de sopa, aproximadamente.

Calorias da Geleia de Jabuticaba

Jabuticaba engorda quando consumida em geleias somente em quantidade e na versão normal, com açúcar. Ao considerar 1 colher de sopa da geleia de jabuticaba com amora Queensberry existe 58 calorias. Porém, na mesma medida e marca do produto light há 28 calorias. Ao escolher produtos Premium é possível diminuir a ingestão calórica em 80%, como as geleias do selo “Doces de São Lourenço”, por exemplo.

Pão com Geleia de Jabuticaba

Uma combinação tradicional na mesa dos brasileiros! Ao considerar 1 pão francês com a geleia de jabuticaba há mais do que 300 calorias. Com uso do pão light forma o valor diminui para 180 calorias. Porém, com o pão de leite a caloria é parecida ao usar francês. Como você pode ver, muitas pessoas acham que jabuticaba engorda mas a culpa é do alimento que você está associando a fruta.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou comer a jabuticaba como uma opção de lanche? Como você gosta de come-la? Comente Abaixo…

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...

2 comentários em “Jabuticaba Engorda ou Emagrece?”

  1. Amo jabuticaba meio congelada, deixo ela por uma hora no congelador e depois dou uma lavadinha em água corrente …nossa fica uma delícia experimentem…

Deixe um comentário