Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Leite Integral Engorda ou Emagrece?

Leite Integral Engorda ou Emagrece?

Leite

O leite é um alimento muito presente em nossa vida diária, seja com o cereal ou a aveia de manhã, no cappuccino, ou mesmo em molhos nas outras refeições. Ele é um alimento importante, que oferece vitaminas como A, B e C, minerais como cálcio e potássio e proteína.

  Continua Depois da Publicidade  

Qualquer visita ao médico ou nutricionista para falar de assuntos de perda de peso possui um ponto em comum: a necessidade de trocar o leite integral pelo desnatado. O leite desnatado possui as mesmas vitaminas, minerais e a proteína do leite, com menos gordura e menos calorias. É o produto perfeito para a perda de peso, certo?

Parece que nem tanto. Novas pesquisas parecem sugerir que pessoas que tomam leite integral podem controlar melhor o peso. Vamos analisar a questão e descobrir se o leite integral engorda realmente.

Calorias e Saciedade

Toda pessoa que já fez alguma dieta sabe que para emagrecer é necessário gastar mais calorias do que se consome. Assim, em uma dieta, faz sentido escolher alimentos menos calóricos, para que assim seja criado um déficit de calorias para resultar em perda de peso.

Um copo de leite integral de 200 ml contém 116 calorias (o leite cru não homogeneizado, ou o que acabou de ser tirado da vaca, pode conter mais ou menos calorias e gordura, dependendo da alimentação do animal). A mesma quantidade de leite desnatado contém 63 calorias, quase a metade. Uma diferença de 53 calorias pode não parecer muito grande, mas com o tempo, esse número vai se acumulando. A quantidade de leite ingerida por dia também influencia. Se você toma três copos de leite por dia, tomar o integral oferece 159 calorias a mais por dia do que o leite desnatado.

  Continua Depois da Publicidade  

É claro, como dito anteriormente, se você emagrece ou engorda com essas calorias depende das outras coisas que você come, e da quantidade de calorias que você consome em relação às calorias que você precisa. Por exemplo, se você precisa de 2000 calorias diárias e faz uma dieta com 1500 calorias, nas quais estão incluídas as calorias do leite integral que você toma, o leite integral não irá te fazer engordar. O que realmente conta é a quantidade final de calorias no dia.

Outra questão levantada por alguns é que o leite desnatado é menos saciante que o integral, exatamente pela falta de gordura, e que algumas pessoas acabam comendo mais quando tomam leite desnatado, principalmente alimentos doces e carboidratos. Nesse caso, o leite desnatado pode contribuir para o ganho de peso, já que o açúcar e carboidratos ingeridos em excesso se transformam em gordura no corpo. Além disso, o leite integral sendo mais saciante faz com que você pare de comer antes e permaneça cheio por mais tempo, podendo assim compensar pelas calorias a mais no final do dia.

Pesquisas

O leite desnatado se tornou praticamente um alimento base nas dietas de perda de peso, pois acredita-se que o leite integral engorda mais. Mas isso pode mudar.

Uma pesquisa publicada no Scandinavian Journal of Primary Health Care por pesquisadores suecos, homens de meia idade que consumiam leite integral, manteiga e creme tinham menos possibilidade de ficarem obesos em um período de 12 anos do que homens da mesma faixa etária que nunca ou raramente consumiam laticínios integrais. Isso mesmo, aqueles que consumiam laticínios integrais tinham mais probabilidade de ficarem magros.

Um segundo estudo, publicado no European Journal of Nutrition, é uma análise de 16 estudos observacionais. Havia uma hipótese de que o leite e outros laticínios integrais ofereciam um maior risco de obesidade e doenças cardíacas, mas os pesquisadores concluíram que as evidências não comprovavam essa hipótese.

Mais estudos serão feitos para estudar a causa desse efeito. Uma das hipóteses é que isso deve-se ao fato de o leite integral ser mais saciante, o que diminui a quantidade de alimentos consumidos durante o dia. Mas a explicação também pode ser outra: pode haver substâncias bioativas no leite que podem alterar nosso metabolismo, fazendo com que o corpo queime gordura para obter energia ao invés de armazená-la.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa relação entre leite mais gordo e menos peso também parece valer para crianças: um estudo publicado no Archives of Diseases in Childhood concluiu que o consumo de leite desnatado estava ligado a um maior ganho de peso com o tempo.

É importante lembrar que uma das preocupações em usar o leite desnatado diz respeito ao colesterol e triglicérides. Como o leite integral contém gorduras saturadas, que influenciam esses fatores, recomenda-se que adultos com colesterol ou triglicérides alto usem o leite desnatado e não o integral.

Considerações Finais

As pesquisas mostram que a crena de que o leite integral engorda não é tão verdadeira quanto se imaginava, e que ele pode ser até benéfico para o emagrecimento. Se você acaba comendo demais quando toma leite desnatado porque ele não é tão saciante, mudar para o leite integral pode te ajudar a comer menos e perder peso, desde que as calorias do leite estejam inclusas na sua quantidade diária total de calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Você acredita que, dentro dos seus costumes alimentares, o leite integral engorda ou emagrece para você? Você consegue comer pouco mesmo consumindo o desnatado? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Sobre o leite integral e o desnato. Iniciei minha dieta mas não consigo beber leite desnatado, o sabor pra mim é desagradavel. Então resolvi enves de tomar um copp de 200 ml de leite desnatado, tomoapenas 100ml de leite integral, pra mim esta dando resultado ja que as calorias sao as mesma.

  2. Boa noite segue, tenho 58 anos, tomo um litro de leite integral por dia, isso mantem minha saúde em ótimo estado porque reduz a minha fome.
    Ah l! Faço isso a mais de 40 anos e sempre mantive meu peso que gira em torno de 75 a 79 kg, minha altura é de 1.80, e meus exames anuais são sempre elogiados pelo meu cardiologista.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*