A popular cantora Luísa Sonza surpreendeu o público ao revelar a conclusão do seu romance com o influenciador Chico Veiga — inspiração por trás do hit “Chico” —, citando uma traição como motivo para o rompimento. A declaração ocorreu no programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga.
“Intensa demais? Intenso demais é alguém que larga tudo o que prometeu, se propôs, construiu a dois por um momento no banheiro sujo de um bar”, diz a cantora Luísa Sonza.
A infidelidade é um tema delicado e complexo que atinge muitos relacionamentos. Psicólogos reforçam que não existe uma única forma de infidelidade, existem situações que ocorrem uma vez e nunca se repetem, prolongada ou até mesmo padronizada.
Há diversas maneiras de trair, seja consigo mesmo ou com outra pessoa, mas uma das mais angustiantes experiências é sentir-se traído pelo seu companheiro. Segundo a psicologia, a infidelidade muitas vezes é sintoma de um distanciamento afetivo e emocional no relacionamento.
Psicólogos especializados em relacionamentos amorosos acrescentam que a traição frequentemente acontece quando algo no relacionamento já não está bem. Para superar, exige-se tempo, paciência e muito amor.
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Wright State, localizada em Ohio, Estados Unidos, que envolveu a entrevista de 522 casais anualmente ao longo dos primeiros dez anos de convivência, revelou que a primeira crise no relacionamento geralmente ocorre por volta do quarto ano, seguida por uma crise ainda mais intensa por volta do sétimo ano.
Outros dados foram obtidos a partir de uma pesquisa conduzida pelo site RomanceSecreto.com, na qual 1.500 argentinos foram entrevistados. A pesquisa revelou que 41% dos participantes admitiram ter sido infiéis ao parceiro, e 56% afirmaram não sentir qualquer remorso por suas ações.
As repercussões psicológicas da infidelidade são profundas. Muitos traídos passam a desconfiar de si mesmos e de sua capacidade de julgamento. A reconstrução do relacionamento é um processo único e, muitas vezes, longo.
Dicas para enfrentar a infidelidade
Os especialistas concordam que é vital manter uma boa ligação consigo mesmo e estar atento ao que está acontecendo à sua volta. Eles enfatizam que nossas emoções podem nos mostrar como as coisas estão indo em nossos relacionamentos, como um termômetro. Além disso, existem outras sugestões importantes:
- Autoconhecimento: Mantenha-se conectado consigo mesmo, usando as emoções como indicadores do bem-estar na relação.
- Reconhecimento: O infiel deve reconhecer e não minimizar o impacto de suas ações no parceiro.
- Terapia: Aconselha-se buscar terapia de casal para entender e, se necessário, terapia individual para crescimento pessoal.
- Comunicação: Ser transparente sobre o ocorrido é fundamental. Guardar ressentimentos apenas adia a dor.
- Limites claros: Estabeleça barreiras para evitar situações futuras semelhantes e proteger a relação.