Marapuama: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 06/12/2017

São inúmeros os produtos da medicina alternativa encontrados no mercado, principalmente no que diz respeito a ervas e plantas. A Marapuama, também conhecida como muirapuama, muiratã e “Viagra da Amazônia”, por exemplo, é uma planta nativa da floresta amazônica, muito utilizada pelos índios nativos do Brasil. Essa planta, de nome científico Ptychopetalum uncinatum, possui muitos ácidos, como o lignocerico, campesterol, behenico, araquídidco, além de óleos essenciais e ésteres.

Historicamente, todas as partes da marapuama foram usadas de forma medicinal; contudo, as raízes e a casca são as partes mais consumidas. Há tempos que essa planta é utilizada na Amazônia por indígenas para inúmeros propósitos. A seguir, vamos conhecer para que serve a marapuama, entendendo como essa planta tem sido utilizada e quais são seus benefícios.

Para que serve

Um dos usos medicinais da marapuama é para o estímulo sexual, altamente indicada para o tratamento de impotência sexual, disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade masculina, falta de libido, frigidez, fadiga, disfunções intestinais, depressão, queda de cabelo, estresse, perda de memória, inchaço e celulite. Melhora, também, os sintomas da TPM e cólica menstrual.

Outros usos não tão comuns da marapuama é para a ansiedade, disenteria, diarreia, dor de garganta, reumatismo etc. Todos esses efeitos podem ser explicados pelo fato de que essa planta aumenta e melhora o fluxo sanguíneo para algumas áreas, principalmente a pélvica, auxiliando com os problemas sexuais de homens e mulheres. Além disso, melhora os aspectos físicos e psicológicos da libido e das funções sexuais.

Entretanto, como muitos medicamentos afrodisíacos e naturais, não há tantas comprovações científicas com relação a esses efeitos. Mesmo assim, existem alguns estudos que relatam que a marapuama pode aumentar naturalmente os níveis de testosterona do corpo, além de ajudar com a libido e outros efeitos ligados à sexualidade que já foram relatados acima.

Como tomar

Algumas das maneiras de como tomar a marapuama englobam a compressa e a infusão de chá. Na primeira forma, o chá fresco da marapuama é aplicado diretamente sobre as áreas que se pretende estimular, lembrando que uma das funções dessa planta afrodisíaca é de melhorar a circulação sanguínea.

O chá em forma de infusão é outra maneira de se consumir a marapuama; deve-se colocar 2 colheres de sopa das cascas picadas em uma panela (essas cascas secas são encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais), acrescentando 1 litro de água. Deixe ferver por 20 minutos, tape e deixe amornar. Quando a temperatura estiver boa para o consumo, coe e beba o chá de 2 a 3 vezes ao dia.

Contudo, a melhor maneira de se extrair todos os componentes ativos desta planta é por meio da fermentação. Se a procura pela marapuama é para amenizar dores de garganta, a melhor maneira de utilizá-la é por meio do gargarejo.

Dessa maneira, é possível usufruir de todos os benefícios que a marapuama é capaz de oferecer.

Benefícios

Além de todos os benefícios já citados, podemos acrescentar que, por ser um medicamento natural, as chances de ocorrer reações alérgicas ou efeitos colaterais à marapuama são menores. Além disso, podemos incluir que a marapuama é um excelente tônico neuromuscular, atuando contra a debilidade, fraquezas, perda de memória, fadiga e mal estar. Age de forma eficaz em pessoas estressadas e com problemas de depressão.

Um estudo clínico feito com 262 pacientes que sofrem com a falta de desejo e outros problemas sexuais demonstra que a marapuama é eficaz em muitos desses casos. Em duas semanas, com uma dose diária de 1g a 1,5g do extrato da planta, 62% dos pacientes com problemas na libido comprovaram que o tratamento, de fato, trouxe bons efeitos.

Por melhorar a circulação, a marapuama é altamente indicada no tratamento da celulite.

Efeitos colaterais

Mesmo com tantos benefícios, a marapuama não é indicada para grávidas, crianças, idosos e para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos. Os efeitos colaterais que podem ser sentidos devido ao uso da marapuama são tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce.

É altamente recomendado que o tratamento com essa planta seja feito sob orientação médica, que irá avaliar a melhor dose e frequência para o consumo de marapuama.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar nos efeitos poderosos e afrodisíacos da marapuama? Já experimentou tomar esta planta alguma vez? Quais foram os resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (296 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

47 comentários em “Marapuama: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Pessoal, estou tomando marapuama+ginko biloba praticamente é o 6°dia hoje! !
    To achando que esta piorando a situação!!!
    Tomo 3 copos por dia!

    O resultado demora? Pelo que estou lendo aqui parece que nao!
    Me ajudem!!

  2. Posso tomar, maca peruana, tribulus terrestris e marapuama ambos em pó, qual seria a dosagem recomendada.

  3. Gostaria de ler um artigo científico, que comprove essas propriedades, conheço uma pessoa hipertensa que usou nas doses recomendadas, e os resultados foram desastrosos, mas não descarto o valor desse fitoterápico, afinal a natureza é pródiga em muitas coisas boas, porém recomendo cuidado a idosos,e hipertensos, apenas uma opinião grato

    • Minha pressao costuma ser um pouco alta e estou tomando todos dias, e após a segunda xicara pequena diaria de marapuama da um acelero no batimento cardiaco e depois de um tempo ameniza.

      obs, efeitos em min: em questao de testoterona e libido a marapuama é boa! mas o tribulus ganha e de lonje, é um bom energetico natural pre treino, bom pro intestino, bom pra memoria, cheiro é parecido com tribulus, o bom que nao léza a mente igual o tribulus apos muito tempo de uso e grandes quantias, traz bem estar etc.. me decepcionou é a libido pensei que era igual a do tribulus e o acelero cardiaco tbem , mas pra quem tem pressao “normal” é interessante tomar, e hipertenso em doze baixa recomendado por “indios” rss porque se depender de (alguns) medicos só queren meter quimica nas pessoas e piorando os efeitos colaterais.

      pra quem procura + testoterona e libido o TRIBULUS é ótimo , agora: tribulus+catuaba+marapuama+maca peruana+gensing+ginko biloba… todos juntos essa mistura é o mais potente afrodisiaco natural do mundo experiencia propria ?