Masala Chai

Masala Chai – Benefícios, Como Preparar e Receitas

Masala Chai é um chá muito popular na Índia. Trata-se de uma combinação de várias especiarias com chá e leite. Além de ficar deliciosa, a bebida é usada pela medicina tradicional para promover a saúde e trazer benefícios para o sistema cardiovascular e o sistema digestivo, além de ajudar a controlar o índice glicêmico, dentre outros efeitos benéficos para o nosso organismo.

Continue lendo para saber quais são esses benefícios e aprender algumas receitas sobre como preparar esse chá.

Masala Chai

Em muitos lugares no mundo, a palavra “chai” quer dizer chá. Porém, devido à grande popularidade do Masala Chai, também é possível encontrar referências à bebida apenas como Chai.

Tradicionalmente, o Masala Chai é preparado através da fervura de uma mistura de leite de búfalo com água, chá preto e várias especiarias indianas. As especiarias mais usadas no Masala chai são aquelas que geram calor no corpo devido as propriedades termogênicas. Isso inclui alguns ingredientes clássicos como gengibre, cardamomo, canela, anis estrelado e pimenta preta. Algumas receitas também incluem outros ingredientes como erva-doce, coentro, funcho, cravo, canela, erva-cidreira, noz-moscada e raiz de alcaçuz.

Além disso, algumas receitas trocam o chá preto pelo chá verde ou pelo chá oolong, que são todos derivados da mesma planta e apresentam benefícios semelhantes. Apesar do uso popular do leite no preparo do chá, ele não é necessário para obter os benefícios da bebida e pode ser retirado da receita por pessoas com intolerância à lactose, por exemplo.

Tal mistura de ingredientes é responsável pelo sabor doce e levemente picante de aroma único e pelos efeitos benefícios do Masala Chai para nossa saúde.

Propriedades dos ingredientes

Para entender como esse chá atua no nosso organismo, é importante entender as propriedades específicas dos principais componentes do Masala Chai.

– Canela

A canela apresenta propriedades fungicidas e bactericidas, além de efeito anti-inflamatório sugerido em alguns estudos. Tudo isso ajuda a especiaria a reduzir os níveis de colesterol do tipo LDL e a regular o índice glicêmico.

Além disso, a canela contém antioxidantes potentes que ajudam a combater os radicais livres, evitando o estresse oxidativo e protegendo o corpo contra doenças.

O provável efeito inflamatório ajuda a tratar dores musculares e dores de cabeça, além de alguns sintomas relacionados à tensão pré-menstrual.

– Cardamomo

O cardamomo é muito usado na composição de medicamentos tradicionais para promover alívio gastrointestinal e para combater sintomas de alergias sazonais como tosse e coceira no nariz, por exemplo. Estudos também indicam que ele apresenta propriedades antimicrobianas e é efetivo na manutenção da saúde gastrointestinal e na redução de espasmos musculares. Além disso, o óleo de cardamomo já é usado para aliviar alguns sintomas da depressão.

Também há indícios de que o cardamomo estimula o apetite, melhora a digestão, faz bem para o trato urinário e para órgãos como os rins e o fígado.

– Gengibre

O gengibre apresenta muitos benefícios capazes de promover alívio estomacal, ajudar na digestão, acelerar o metabolismo, reduzir a inflamação e tratar a dor de cabeça.

A presença de compostos antioxidantes e seu efeito termogênico são responsáveis por seus benefícios. O gengibre também parece ajudar a aliviar sintomas de gripes e resfriados, melhorar o fluxo sanguíneo, tratar sintomas da artrite reumatoide e reduzir os níveis de colesterol no sangue.

– Pimenta

Vários tipos de pimenta podem ser usados no Masala Chai. A pimenta da Jamaica, por exemplo, é rica em antioxidantes e apresenta propriedades anti-inflamatórias que ajudam também a melhorar a circulação sanguínea. A pimenta preta também contém propriedades antioxidantes e pode ajudar no processo digestivo e acelerar a perda de peso.

– Anis estrelado

O anis estrelado é mais um ingrediente rico em antioxidantes que ajuda proteger o organismo de doenças e de danos celulares causados por radicais livres. O anis também tem efeito antibacteriano e fungicida, que ajudam a combater várias doenças causadas por esses patógenos, além de melhorar a digestão e promover um efeito relaxante.

– Funcho

O funcho é uma fonte abundante de nutrientes como a vitamina C, o potássio e fibras. Ele ajuda a amenizar sintomas de problemas estomacais e infecções e ajuda no processo digestivo como um tudo. Devido à presença de vitamina C, o funcho também promove o fortalecimento do sistema imunológico.

– Cravo-da-índia

O cravo-da-Índia é uma especiaria bem antiga e conhecida popularmente. Ela apresenta propriedades bactericidas, antivirais, fungicidas e antissépticas. O cravo também ajuda a promover a boa saúde digestão e a manter o bom funcionamento do metabolismo.

– Chá preto

As folhas de chá preto são ricas em antioxidantes que ajudam a combater os danos causados por radicais livres, reduzindo por consequência o estresse oxidativo e diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, as propriedades do chá ajudam a amenizar os sintomas de artrite reumatoide e proteger a saúde óssea.

Benefícios do Masala Chai

1. Antioxidante

O efeito antioxidante do Masala Chai é notável. A presença de antioxidantes do grupo dos polifenóis ajuda a eliminar os radicais livres, evitando danos celulares que podem causar alguns tipos de câncer e outras doenças como problemas cardiovasculares.

2. Melhoria do processo digestivo e alívio de náuseas

Os ingredientes usados no preparo do Masala Chai ajudam a melhorar o processo digestivo em geral. Além disso, eles ajudam a acalmar o estômago e combater desconfortos gastrointestinais como a náusea e a diarreia.

Outro fato interessante é que o Masala Chai parece ser especialmente eficiente na diminuição da náusea durante a gestação devido à presença do gengibre. Isso foi comprovado em um estudo publicado em 2014 no Nutrition Journal que envolveu 1278 grávidas que consumiram diariamente entre 1,1 e 1,5 gramas de gengibre.

A pimenta preta ou pimenta-do-reino, por exemplo, é capaz de estimular o pâncreas a liberar enzimas digestivas que ajudam a digerir gorduras e proteínas mais rapidamente.

Além disso, ingredientes como canela, cravo, pimenta preta e cardamomo apresentam propriedades bactericidas que ajudam a evitar problemas digestivos causados por bactérias.

3. Anti-inflamatório e redutor de dores

O gengibre se destaca pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, responsáveis por ajudar a tratar doenças inflamatórias como a artrite reumatoide. Segundo a Arthritis Foundation, o gengibre apresenta propriedades muito parecidas com o analgésico ibuprofeno, sendo capaz de tratar inflamações.

Além disso, o cravo e a canela também ajudam a combater processos inflamatórios no organismo. O cravo foi capaz de minimizar a inflamação aguda em ratos em um estudo publicado na Pharmaceutical Biology em 2017. Já a canela parece ser capaz de atuar como um anti-inflamatório de acordo com estudo publicado na Phytotherapy Research no mesmo ano.

4. Baixo teor de cafeína

Apesar de conter cafeína, o teor é muito baixo, o que evita a ocorrência de efeitos colaterais relacionados ao consumo em excesso da substância. Além disso, é possível optar por versões descafeinadas para reduzir ainda mais o consumo da substância.

5. Redução do risco de doenças cardíacas

De acordo com diversos estudos científicos, a canela é o ingrediente chave para reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além de ter um sabor muito agradável, ela parece ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, a estabilizar os níveis de triglicérides e de colesterol e a reduzir a pressão arterial elevada. Segundo estudo publicado em 2003 no periódico científico Diabetes Care, a canela é capaz de reduzir os níveis de colesterol total, colesterol ruim e triglicerídeos em até 30%.

Além disso, o chá preto também parece contribuir para a redução dos níveis de colesterol e, consequentemente, reduzir a incidências de doenças no coração.

Porém, a maioria dos estudos nessa área ainda são inconclusivos e mais pesquisas precisam ser realizadas para a atestar esse benefício do Masala Chai.

6. Controle do índice glicêmico

A presença de gengibre e canela no Masala Chai parece contribuir para a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Estudos sugerem, por exemplo, que a canela pode reduzir a resistência ao hormônio insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue em jejum. A redução da resistência à insulina ajuda o corpo a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Segundo um estudo publicado em 2015 no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, o uso de 2 gramas de pó de gengibre diariamente por pessoas com diabetes do tipo 2 resultou em uma redução dos níveis de açúcar no sangue de até 12%.

Mas é claro que para se beneficiar com isso é preciso preparar um Masala Chai bem concentrado com gengibre e canela, além de evitar a adição de açúcar à bebida.

7. Perda de peso

O consumo de Masala Chai pode auxiliar na prevenção do ganho de peso e na promoção da perda de gordura.

A proteína presente no leite, por exemplo, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar que você coma demais durante o emagrecimento. Pesquisa mostram também que os compostos encontrados no chá preto ajudam a promover a degradação da gordura acumulada no organismo e a evitar que mais gordura seja acumulada.

Além disso, as propriedades termogênicas da pimenta, da canela e do gengibre, por exemplo, ajudam a queimar gordura e a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso.

8. Aumento da energia e redução da fadiga

O Masala Chai contém vários ingredientes que dão energia para o nosso organismo. Isso inclui substâncias como a cafeína, os taninos, além do gengibre e da canela, que ajudam a deixar o corpo em estado de alerta.

9. Estímulo ao sistema imunológico

Como já mencionado, o Masala Chai contém ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas que ajudam a fortalecer o sistema imune. Isso ajuda a manter o corpo livre de gripes, resfriados e doenças crônicas que comprometem o nosso sistema de defesa do organismo.

10. Alívio da tensão pré-menstrual (TPM)

Esse chá também é capaz de relaxar os músculos e acalmar os nervos. Isso ajuda a aliviar sintomas comuns da TPM que incluem cólicas e alterações no humor.

Como preparar

Apesar de ser encontrado em sachês ou misturas prontas em lojas de produtos naturais, o Masala Chai pode ser preparado do zero, em casa, a partir de várias receitas.

1. Receita de Masala Chai tradicional

Apesar de existirem várias receitas, o chá tradicional contém apenas chá preto e mais 5 ingredientes. São eles o gengibre, a erva-doce, o cardamomo, a pimenta e a canela.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de folhas de chá preto frescas, secas ou em pó;
  • ¾ de xícara de leite;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 pau de canela;
  • 1 pitada de pimenta branca;
  • 1 pitada de gengibre moído;
  • 1 vagem de cardamomo esmagada;
  • 1 porção de cravo-da-índia (opcional);
  • Açúcar (opcional).

Modo de preparo:

Primeiro, aqueça a água em fogo baixo e adicione as folhas de chá preto. Em seguida, adicione o cardamomo e vá adicionando o resto das especiarias. Depois disso, misture bem, aumente o fogo e deixe a mistura alcançar fervura. Após a mistura ferver por 10 minutos, adicione o leite e o açúcar (opcional) e misture bem. Por fim, coe a bebida e pronto.

2. Receita de concentrado de Masala Chai

Essa é uma receita mais trabalhosa, mas que permite que você guarde o concentrado na geladeira para consumo posterior. Para preparar cerca de meio litro de concentrado de Masala Chai, serão necessários:

  • 5 vagens de cardamomo verde;
  • 20 pimentas pretas inteiras;
  • 1 pau de canela;
  • 5 cravos inteiros;
  • 1 anis estrelado;
  • 2 xícaras e meia de água;
  • 2 colheres e meia de sopa de folhas de chá preto;
  • 10 cm de gengibre fresco fatiado.

Modo de preparo:

O primeiro passo consiste em cozinhar a pimenta, o cardamomo, a canela, o cravo e o anis estrelado em fogo baixo por cerca de 2 minutos ou até começar a liberar um aroma perfumado. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.

Triture os temperos pré-cozidos até obter um pó grosso. Em seguida, mistura a água, o gengibre e as especiarias previamente moídas em uma panela e deixe aquecer por cerca de 20 minutos até ferver. Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo (para evitar que o concentrado fique amargo) e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos.

Por fim, coe e armazene em geladeira por até uma semana.

A partir desse concentrado, você pode preparar o chá para consumo durante toda a semana de maneira simples e rápida. Basta misturar uma porção de concentrado com porção de mesmo tamanho de água quente e outra porção de leite quente. Se preferir sem água, adicione apenas 2 porções de leite.

Cuidados 

Não há uma dosagem estabelecida de consumo diário de Masala Chai, mas a maioria dos estudos afirma que seu consumo é seguro.

– Cafeína

No entanto, algumas pessoas sensíveis à cafeína, por exemplo, devem evitar excessos do chá. Isso porque a cafeína em excesso pode causar efeitos indesejados como ansiedade, insônia, enxaqueca, além de poder prejudicar o desenvolvimento do feto em mulheres grávidas que consomem grandes quantidades da substância.

Uma xícara de 240 mililitros de Masala Chai apresenta aproximadamente 25 miligramas de cafeína. Desta forma, uma pessoa precisa tomar muito Masala Chai para ultrapassar a dose indicada de 200 miligramas de cafeína por dia.

– Pressão arterial e diabetes

O gengibre pode interferir na manutenção da pressão arterial e alterar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser perigoso para pessoas com problemas de pressão ou diabetes.

– Intolerância à lactose

Para os intolerantes à lactose, a recomendação é evitar o consumo do chá ou usar leite vegetal para preparar o Masala Chai.

– Grávidas e Lactantes

Como estudos ainda estão sendo realizados sobre a segurança do chá para gestantes e mulheres amamentando, o ideal é evitar o consumo do Masala Chai durante esse período.

Algumas considerações

Além de delicioso e com um aroma perfumado e levemente picante inconfundível, o Masala Chai é um chá repleto de nutrientes e é considerado um dos mais completos que existem. Não é à toa que ele nos proporciona tantos benefícios.

A combinação de ingredientes faz dessa bebida um remédio eficaz para combater várias condições de saúde.

Ao preparar o seu próprio chá a partir da imensa lista de ingredientes, você garante que está tomando uma bebida super nutritiva e benéfica para o organismo sem adição de ervas que podem causar efeitos colaterais ou conservantes adicionados em algumas marcas de Masala Chai encontradas no mercado.

Sem dúvida alguma, o Masala Chai tem um sabor diferente de qualquer outro chá que você já tomou e além de benéfico, será uma delícia incorporá-lo em sua dieta.

 Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar do Masala Chai? O que acha da ideia de aprender sua receita e incorporar em sua dieta? Ficou com vontade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*