Melancia Dá Gases?

Especialista:
atualizado em 02/01/2020

Super refrescante, a melancia certamente é a fruta preferida de muita gente para os dias mais quentes do ano. Entretanto, será que ela carrega alguns efeitos desconfortáveis? Veja a seguir se melancia dá gases ou não.

Essa fruta deliciosa funciona como fonte de nutrientes importantes para o nosso organismo como potássio, magnésio, cobre, vitamina A, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina C.

Aproveite para conhecer os benefícios da melancia para a saúde e boa forma e conheça os alimentos que provocam gases para evitar se você sofre com esse problema recorrentemente.

É verdade que a melancia dá gases?

Por mais que seja extremamente complicado e provavelmente tendencioso afirmar que a melancia dá gases para todas as pessoas, é possível que alguns indivíduos tenham flatulência depois de saborear a refrescante fruta.

Isso porque a melancia é rica em frutose, um açúcar natural das frutas que pode ser absorvido de maneira incompleta pelo sistema gastrointestinal, resultando assim na formação dos incômodos e indesejáveis gases.

Ainda que seja raro, esse problema pode estar associado aos genes, em uma condição que é chamada pelos médicos pelo nome de “intolerância hereditária à frutose”.

Outras frutas que podem ser consideradas flatulentas pelo mesmo motivo são as maçãs, os damascos, as mangas, as laranjas, os pêssegos, as uvas-passas e as ameixas secas.

As frutas acima têm uma reputação de serem produtoras de gases, já que elas contêm frutose, sorbitol e/ou fibras solúveis. Essas frutas são boas para você, então tente comê-las nos dias em que não tiver problema em ficar com um pouco mais de gases do que o habitual.

Mas e quanto ao inchaço? A melancia pode provocá-lo?

Depois de comer algumas fatias de melancia, é possível que a pessoa experimente não somente os gases, como também sofra com o inchaço. A fruta apresenta fibras insolúveis que geram movimentos intestinais e podem acabar provocando inchaços e desconfortos abdominais.

Entretanto, a melancia também pode ser apresentada como uma das frutas que pode auxiliar em relação ao inchaço, pois ela é um alimento denso em água, que contém um teor de 92% de água. A melancia e outros melões são diuréticos naturais, que fazem com que você urine o excesso de água e sal do seu corpo. O potássio também te ajuda a excretar sódio e alivia o inchaço.

A retenção de líquidos no organismo é conhecida por provocar o inchaço (daí a vantagem de consumir alimentos que estimulem a eliminação do excesso de água do corpo) e, conforme já havíamos visto acima, a melancia serve como fonte de potássio.

A culpa não é simplesmente da alimentação

Além de entender se a melancia dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – não somente aquilo que comemos e bebemos durante as nossas refeições – podem interferir na produção de gases no organismo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller, explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal, completou a especialista.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que melancia dá gases? Costuma consumir com frequência essa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Melancia Dá Gases?”