Monica Iozzi, 42 anos, precisou desistir de um dos papéis de destaque na novela Elas por Elas, da TV Globo, após descobrir uma doença. A atriz demorou a receber o diagnóstico e, por isso, não conseguiu dar continuidade nas gravações.
A atriz lamentou a mudança drástica em sua programação. Além do anúncio, as primeiras imagens de sua personagem já tinham sido divulgadas quando foi feita a troca de artistas.
“Foi difícil. Eram nove meses da minha vida que já estavam programados para aquilo. Um projeto que eu estava muito afim”, afirmou em entrevista ao Maria vai com os Outros, do Canal UOL.
“A vida às vezes se impõe. Ela não se impõe, ela convida. Ela te convida a parar, analisar. Mas foi um baquezinho. Não foi legal, porque eu fiquei assustada. Assustada não só pela minha saúde, mas pelo o ‘wow, o que eu vou fazer agora da minha vida?'”, explicou a atriz.
Monica, que sempre teve a vida agitada, viu a necessidade de desacelerar, já que estava tão preocupada com suas responsabilidades que nem sequer notou os primeiros sintomas da doença. Iozzi chegou a ficar internada e, mesmo no hospital, já estava pensando no seu retorno ao trabalho.
“Eu estava há tanto tempo trabalhando, trabalhando. Fazendo o que tinha que fazer para tudo o que é lugar. Me desrespeitando, desrespeitando o meu corpo, o meu tempo, que eu achei que isso era o natural”, comentou.
Até aquele momento, final de 2023, Monica não tinha o diagnóstico da doença que a atingia. Mesmo assim, ela insistiu que ainda teria chance de trabalhar na novela Elas por Elas, que foi ao ar de 25 de setembro a 12 de abril de 2024.
“A direção e a produção da novela tiveram esse papel, muito receosos também, de falar assim: ‘Monica, novela a gente grava na segunda e na quinta está no ar. Você não está diagnosticada ainda, você está bem? Será que vai rolar?'”, recordou.
Pouco tempo depois de se afastar de vez da produção, Monica Iozzi descobriu o que tinha: disbiose. A doença causa desequilíbrio na flora intestinal e provoca fortes dores na região do estômago. O tratamento é simples e, atualmente, a artista está totalmente curada.
Entretanto, Monica admitiu que ainda não se recuperou do fato de ter precisado abandonar um trabalho que gostaria de ter feito parte. “Foi triste, óbvio. Lógico que eu queria fazer. Já conhecia o elenco, fizemos preparação, fizemos entrevistas”, comentou.
O que é disbiose
O problema ocorre quando as bactérias que compõem o trato gastrointestinal, que inclui o intestino e o estômago, ficam desequilibradas.
Os sintomas incluem náuseas e vômitos, aumento de gases, distensão abdominal, alterações no trato intestinal, como diarreia ou constipação, fadiga, depressão, ansiedade, mudanças de humor e candidíase de repetição.
A alimentação é um dos principais pontos tanto para evitar a doença, como para a cura quando o problema já está lá. Suplementos de ômega-3, aumento de níveis de vitamina D e uma dieta rica em legumes e verduras podem fazer parte do tratamento.
No entanto, diante do aparecimento dos primeiros sintomas, é fundamental procurar um médico imediatamente e seguir corretamente as recomendações do especialista. Saiba mais: Disbiose intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamento.