Mudanças na Dieta Podem Melhorar os Sintomas da Depressão, Segundo Estudo

Segundo um estudo recente, uma breve mudança na dieta pode melhorar os sintomas de depressão entre adultos jovens. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre dieta saudável, que inclui muitas frutas e legumes e limita alimentos altamente processados, e a saúde mental. 

Segundo eles, até mesmo uma pequena mudança em nossa dieta pode aliviar os sintomas da depressão e os sintomas da ansiedade.

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A depressão é um estado de humor que afeta nossos pensamentos, comportamento, motivação, sentimentos e a sensação de bem-estar. Uma pessoa deprimida experimenta tristeza com frequência, tem dificuldade em pensar e se concentrar em qualquer coisa, tem o apetite aumentado ou diminuído, entre outros sintomas.

O estudo, realizado na Universidade Macquarie, na Austrália, foi publicado após vários ensaios na revista PLOS One. Ele com 76 jovens entre 17 e 35 anos de idade, e todos apresentavam sintomas de depressão de níveis moderados a altos e tinham uma dieta pouco saudável, cheia de açúcar, gorduras saturadas e alimentos processados.

Primeiro, os participantes foram testados quanto aos níveis de depressão, humor e transtornos de ansiedade. Os cientistas usaram vários questionários de pesquisa para avaliar a saúde mental dos participantes, incluindo um que lhes perguntava quantas vezes na semana anterior eles experimentaram os sintomas de depressão.

Em seguida, eles foram divididos em dois grupos, ou seja, o grupo com mudança na dieta e o grupo com sua dieta normal. Eles também foram testados por suas habilidades lógicas e de raciocínio no início e no final do estudo.

As pessoas do grupo com mudança na dieta foram motivadas a seguir um plano de dieta saudável por três semanas, baseado na dieta Mediterrânea, considerada por muitos especialistas a mais saudável atualmente. Após três semanas, o grupo viu uma melhora significativa em seus níveis de depressão, estresse e ansiedade – de “moderado” a “normal”.

As pessoas do outro grupo, com a sua dieta normal, não encontraram nenhuma melhora ou mudança em seus níveis de depressão e estresse, pois mantiveram sua dieta regular e não saudável, rica em carboidratos refinados, alimentos processados ​​e alimentos e bebidas açucarados. Seus níveis de depressão permaneceram na faixa de “gravidade moderada”.

“Ficamos bastante surpresos com as descobertas” , disse a pesquisadora Heather Francis, professora de neuropsicologia clínica da Universidade Macquarie, em Sydney, na Austrália. “Acho que o próximo passo é demonstrar o mecanismo fisiológico subjacente a como a dieta pode melhorar os sintomas da depressão”, disse Francis.

Para os pesquisadores, uma simples mudança no seu plano de dieta por um breve período pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. Vale a pena conferir uma lista dos melhores alimentos antidepressivos para já começar a incluir na sua dieta.

Essa foi considerada uma estratégia eficaz para combater os sintomas da depressão. No entanto, embora a dieta possa ser importante para o nosso humor e saúde mental, é improvável que seja uma cura para o tratamento de doenças mentais.

A dieta certamente faz parte do quadro, mas o mesmo ocorre com atividade física, sono adequado, exposição adequada à natureza, estilo de vida equilibrado e o uso de medicamentos (quando necessário). Falando nisso, veja quais são os remédios para depressão mais usados.

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Fontes e Referências Adicionais:

Você tem sentino com frequência os sintomas da depressão? Por que não começar hoje mesmo a mudar sua dieta? Comente abaixo!

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