Segundo um estudo recente, uma breve mudança na dieta pode melhorar os sintomas de depressão entre adultos jovens. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre dieta saudável, que inclui muitas frutas e legumes e limita alimentos altamente processados, e a saúde mental.
Segundo eles, até mesmo uma pequena mudança em nossa dieta pode aliviar os sintomas da depressão e os sintomas da ansiedade.
A depressão é um estado de humor que afeta nossos pensamentos, comportamento, motivação, sentimentos e a sensação de bem-estar. Uma pessoa deprimida experimenta tristeza com frequência, tem dificuldade em pensar e se concentrar em qualquer coisa, tem o apetite aumentado ou diminuído, entre outros sintomas.
O estudo, realizado na Universidade Macquarie, na Austrália, foi publicado após vários ensaios na revista PLOS One. Ele com 76 jovens entre 17 e 35 anos de idade, e todos apresentavam sintomas de depressão de níveis moderados a altos e tinham uma dieta pouco saudável, cheia de açúcar, gorduras saturadas e alimentos processados.
Primeiro, os participantes foram testados quanto aos níveis de depressão, humor e transtornos de ansiedade. Os cientistas usaram vários questionários de pesquisa para avaliar a saúde mental dos participantes, incluindo um que lhes perguntava quantas vezes na semana anterior eles experimentaram os sintomas de depressão.
Em seguida, eles foram divididos em dois grupos, ou seja, o grupo com mudança na dieta e o grupo com sua dieta normal. Eles também foram testados por suas habilidades lógicas e de raciocínio no início e no final do estudo.
As pessoas do grupo com mudança na dieta foram motivadas a seguir um plano de dieta saudável por três semanas, baseado na dieta Mediterrânea, considerada por muitos especialistas a mais saudável atualmente. Após três semanas, o grupo viu uma melhora significativa em seus níveis de depressão, estresse e ansiedade – de “moderado” a “normal”.
As pessoas do outro grupo, com a sua dieta normal, não encontraram nenhuma melhora ou mudança em seus níveis de depressão e estresse, pois mantiveram sua dieta regular e não saudável, rica em carboidratos refinados, alimentos processados e alimentos e bebidas açucarados. Seus níveis de depressão permaneceram na faixa de “gravidade moderada”.
“Ficamos bastante surpresos com as descobertas” , disse a pesquisadora Heather Francis, professora de neuropsicologia clínica da Universidade Macquarie, em Sydney, na Austrália. “Acho que o próximo passo é demonstrar o mecanismo fisiológico subjacente a como a dieta pode melhorar os sintomas da depressão”, disse Francis.
Para os pesquisadores, uma simples mudança no seu plano de dieta por um breve período pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. Vale a pena conferir uma lista dos melhores alimentos antidepressivos para já começar a incluir na sua dieta.
Essa foi considerada uma estratégia eficaz para combater os sintomas da depressão. No entanto, embora a dieta possa ser importante para o nosso humor e saúde mental, é improvável que seja uma cura para o tratamento de doenças mentais.
A dieta certamente faz parte do quadro, mas o mesmo ocorre com atividade física, sono adequado, exposição adequada à natureza, estilo de vida equilibrado e o uso de medicamentos (quando necessário). Falando nisso, veja quais são os remédios para depressão mais usados.