Volta e meia, métodos perigosos para emagrecer ou ganhar massa muscular de maneira rápida tomam conta das redes sociais. Isso aconteceu mais uma vez: um grupo de pessoas está ingerindo pílulas de ovos de tênia com a finalidade de perder peso.
A prática vem chamando a atenção de especialistas, que reforçam os graves riscos que a ação traz para a saúde. As tênias são parasitas que se alojam no intestino, absorvendo nutrientes. Elas provocam vômitos, diarreia e outras complicações que podem ser fatais.
O especialista em câncer, Bernard Hsu, compartilhou a história de uma paciente de 21 anos que comprou o produto com criptomoedas. No início, a mulher obteve resultados. A jovem, no entanto, ignorava as cólicas estomacais que sentia ocasionalmente.
Algum tempo depois, a situação piorou drasticamente e a moça, enfim, começou a notar os efeitos incomuns em seu corpo. Em dado momento, ela percebeu pedaços estranhos flutuando no vaso sanitário após sofrer uma forte diarreia.
Entretanto, a moça acreditou que fosse a gordura sendo eliminada do seu organismo e novamente deu de ombros. Porém, após alguns dias, a jovem pressionou um caroço no queixo e desmaiou instantaneamente.
A partir daí, a mulher passou a sofrer com intensas dores de cabeça. “Foi nesse ponto que ela finalmente procurou ajuda no pronto-socorro”, contou Hsu, o que chama a atenção para a gravidade da situação.
Após a realização de exames, foram encontrados ovos de tênia no crânio da paciente. Além disso, os médicos notaram que havia o dobro do líquido cefalorraquidiano no cérebro, aumentando a pressão na cabeça e causando um pequeno cisto que, se fosse descoberto pouco depois, poderia ter sido fatal.
A presença de tênias no organismo pode trazer alterações no apetite, dores abdominais, diarreia ou constipação, perda de peso, tontura, fraqueza, irritabilidade, cansaço, náuseas e vômito.
Se o verme obstrui o apêndice, o colédoco ou o ducto pancreático, pode causar o surgimento de cistos, como no caso da paciente em questão. Veja mais: 12 sintomas de vermes – Tipos e como tratar.
Para evitar a tênia, higienize bem os alimentos e itens usados no seu preparo. Adicionalmente, cozinhe bem as carnes. Se houver qualquer sintoma, procure um médico imediatamente. Com informações do Diário de Centro do Mundo.