Músculos: Use-os ou Perca-os com o Tempo

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Se você não fizer exercícios agora – e continuar se exercitando -, quando você tiver 70 anos, seus músculos terão atrofiado além do normal. Há esperança, no entanto.

A atrofia muscular, que foi assumida como uma parte normal do envelhecimento, está longe de ser inevitável. Esta revelação importante vem de dois estudos que analisaram os efeitos do envelhecimento na forma muscular.

No primeiro estudo, os pesquisadores forneceram uma evidência visual notável das diferenças nos músculos entre exercícios de longa duração e pessoas sedentárias. Usando imagens de ressonância magnética, eles compararam a massa muscular nos músculos das coxas de atletas veteranos de 40 a 81 anos. São pessoas que treinam quatro a cinco vezes por semana corrida, natação e ciclismo.

As imagens do estudo mostram que a coxa de um atleta veterano de 40 anos parece praticamente igual à de um atleta veterano de 70 anos de idade. A área dos músculos da coxa não diminuiu com a idade.

Já uma imagem de uma pessoa saudável, mas sedentária, de 70 anos de idade, no entanto, mostrou uma diminuição drástica na quantidade de músculos.

O segundo estudo, de outros pesquisadores, examinou as “unidades motoras” dos músculos das pernas. Estas são as unidades básicas dos músculos, com cada unidade conectada a um único neurônio. Acredita-se que a atrofia das unidades motoras contribua para o enfraquecimento geral que ocorre à medida em que envelhecemos.

Os corredores veteranos de 60 anos tinham números similares de unidades motoras nos músculos das pernas de corredores de 20 anos. Os não-corredores mais velhos, no entanto, sofreram um declínio de 35% no número de unidades motoras. Este efeito, no entanto, não se estendeu aos músculos dos braços. Os corredores mais antigos e não-corredores tinham declínios similares em unidades motoras em seus braços.

Claramente, o exercício de longo prazo desempenha um papel importante na manutenção da nossa massa muscular à medida em que envelhecemos. Enquanto seu cabelo vai ficando grisalho ou sua cintura cresce um pouco mais, se você continuar praticando exercícios, pelo menos ainda vai manter algo da sua juventude em seus músculos.

Você continua praticando exercícios mesmo depois de envelhecer? Se ainda é jovem, pretende continuar por muito tempo ativo para preservar seus músculos? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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